Doenças infecciosas

Cachorro pega gripe de humano?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 2 abril 2025
Cachorro pega gripe de humano?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O inverno ainda está longe de chegar, mas muitas pessoas já estão preocupadas com a saúde de seus pets. Nessa estação do ano, é comum vermos pessoas gripadas e uma dúvida muito comum surge na cabeça dos tutores: cachorro pega gripe de humano? É uma dúvida muito pertinente, já que temos uma convivência muito próxima com nossos animais, mas que não deve gerar preocupação.

A gripe canina é bem parecida com a doença das pessoas, mas os agentes causadores são diferentes. Os animais podem ficar debilitados caso não recebam o tratamento adequado, além de transmitirem a gripe para outros cães. Sintomas como tosse, espirros, secreção nasal e lacrimejamento são comuns e causam muito incômodo ao amigo peludo. Para ajudar o tutor a entender melhor como tudo isso funciona, o PeritoAnimal elaborou este artigo com explicações e dicas sobre a gripe que afeta os cachorros, para que você fique por dentro do assunto! Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Rinotraqueíte felina - herpesvírus felino
Índice
  1. Cachorro pega gripe de humano?
  2. Tipos de gripe de cachorro
  3. Como previnir que meu cachorro fique gripado?
  4. Remédios caseiros para gripe de cachorro

Cachorro pega gripe de humano?

Já vamos tranquilizar o leitor dizendo que cachorro não pega gripe de humano! A gripe que contagia as pessoas é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus da gripe humana: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o tipo A responsável pelas grandes pandemias.

Além dos vírus influenza, as infecções respiratórias agudas podem estar associadas a diferentes patógenos, como o SARS-CoV-2, vírus sincicial respiratório, rinovírus, adenovírus, parainfluenza (1, 2, 3 e 4), metapneumovírus, entre outros. Entretanto, independentemente da etiologia, essas infecções virais apresentam sinais e sintomas respiratórios, de modo que a confirmação da identificação etiológica baseia-se em diagnóstico laboratorial.

O vírus influenza pode infectar outras espécies, como o influenza tipo A, que infecta, além do homem, suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. O tipo B infecta exclusivamente seres humanos, o tipo C atinge as pessoas e os suínos, enquanto o tipo D afeta principalmente bovinos e não causa doenças em humanos. Como podemos perceber, o tipo A, mais comum nas gripes das pessoas, não infecta cachorros, pois não teve a mutação necessária para ser capaz de causar doença na espécie canina. Por isso, pode ficar tranquilo que sua gripe não vai passar para o seu amigo peludo.

Cachorro pega gripe de humano? -  Cachorro pega gripe de humano?

Tipos de gripe de cachorro

A gripe dos cachorros, também conhecida como “tosse dos canis” ou traqueobronquite infecciosa, é uma doença multifatorial, com o envolvimento de vários agentes e fatores ambientais, especialmente entre cães alojados em grupos (lojas de animais, hotéis, canis, abrigos, internações e lugares onde existam aglomerados de cães). A doença é sazonal e atinge cães de qualquer idade, ocorrendo mais frequentemente durantes os meses frios.

A Bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza canina são os agentes mais comumente isolados de cães com tosse dos canis. Entretanto, outros vírus e bactérias podem influenciar no progresso clínico e resultado da infecção. Quando causada apenas por um agente, a gripe terá sintomas mais brandos. Mas quando há envolvimento de vários patógenos, o quadro será mais grave e duradouro, podendo evoluir para pneumonia.

Cachorro pega gripe de humano? - Tipos de gripe de cachorro

Como previnir que meu cachorro fique gripado?

Existem algumas maneiras de evitar que seu cachorro fique gripado. A principal delas é o uso da vacina contra a gripe canina. A imunoprofilaxia é bastante eficaz e só precisa ser aplicada uma única vez ao ano. Existem vacinas contra a gripe canina injetáveis e intranasais, todas com excelente resultado. O uso da vacina é de extrema importância, principalmente para cachorros que frequentam canis e “pet shops”.

Outra maneira de evitar que o cachorro fique gripado é não levá-lo a lugares com aglomerações de cães, como feiras, exposições, canis, abrigos ou qualquer outro tipo de ambiente onde existam vários animais. Como a doenças é muito contagiosa, deve-se evitar o uso de objetos (escovas, camas, cobertas, comedouros etc) de animais sabidamente gripados.

Cachorro pega gripe de humano? - Como previnir que meu cachorro fique gripado?

Remédios caseiros para gripe de cachorro

Os cuidados caseiros para cães gripados são bem parecidos com os utilizados para humanos. Vamos detalhar alguns deles:

  1. Beber muita água: é importante que o cachorro mantenha-se hidratado. Ofereça água limpa e fresca para ele várias vezes ao dia. Coloque as vasilhas com água em locais de fácil acesso.
  2. Alimentos úmidos: caso o animal não esteja se alimentando bem, ofereça dieta úmida para ele, como sachês, latinhas ou umedeça a ração seca com água morna. Isso ajudará a manter o cachorro alimentado e hidratado.
  3. 3. Descanso: evite exercícios físicos. Cachorros muito ativos não devem ser estimulados a fazer caminhadas ou a brincar, pois o repouso será necessário para a recuperação do corpo do animal.
  4. Chá de camomila: você pode oferecer um chá de camomila morno para o cachorro. Alguns animais não se interessam por chás, mas vale a tentativa!
  5. Inalação: o uso de nebulizadores ou vaporizadores pode ajudar a fluidificar as secreções produzidas durante a gripe, melhorando a respiração do cachorro. No entanto, caso ele seja resistente ao uso desses aparelhos, utilize a técnica do banheiro, onde o animal deverá ser colocado em um banheiro fechado e com o chuveiro ligado na temperatura quente, para que fique inalando o vapor produzido. Mas cuidado! Não é para molhar o cachorro! Ele só precisa aproveitar o vapor do banheiro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cachorro pega gripe de humano?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças infecciosas.

Bibliografia
  • Influenza (gripe). Secretaria de Saúde do Distrito Federal, SES. Disponível em https://www.saude.df.gov.br/gripe-influenza#:~:text=A%20gripe%20%C3%A9%20uma%20infec%C3%A7%C3%A3o,A%20respons%C3%A1vel%20pelas%20grandes%20pandemias.. Acesso em 10/03/2025.
  • Marcelino, L.S., Santos, M.E.O., Prates, R. G., Alberto, M. L. V. Traqueobronquite infecciosa canina. 20o Encontro Acadêmico de Produção Científica do Curso de Medicina Veterinária, São João da Boa Vista – SP, Unifeob, 2019. Disponível em http://ibict.unifeob.edu.br:8080/jspui/bitstream/prefix/2910/1/TRAQUEOBRONQUITE%20INFECCIOSA%20CANINA.pdf. Acesso em 10/03/2025.
  • Fernandes, S. C., Coutinho, S,D.A. Traqueobronquite infecciosa canina – revisão. Revista Inst. Ciência Saúde, 2004. Disponível em https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/2020/12/V22_N4_2004_p279-286.pdf. Acesso em 10/03/2025.
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cachorro pega gripe de humano?