Catnip para cachorro - O que é e como usar



Ver fichas de Cachorros
Cães também podem se sentir estressados em algumas ocasiões, precisando de momentos de descontração para ficarem bem. Situações como mudança de casa, alteração na rotina, chegada de um novo membro na família, doenças e até mesmo chuvas fortes podem deixar o peludinho estressado. Os gatos se beneficiam bastante do uso do Catnip, também conhecida como erva do gato. Essa erva também pode ser oferecida para cachorros, sendo utilizada para aliviar ansiedade, dores e estresse.
Apesar de não causar nos cães os mesmos efeitos relatados nos gatos, o Catnip pode ser bastante útil para acalmar os peludinhos. Seus componentes geram sensações de prazer, agindo como um sedativo leve nos cães. Mas será que essa erva causa algum efeito colateral no cachorro? Existem contraindicações? Essas e outras são dúvidas comuns dos tutores que desejam experimentar o uso do Catnip para cachorro. E se você se enquadra nesse grupo, ou quer apenas saber mais sobre os efeitos desta erva nos cães, aproveite este artigo do PeritoAnimal para ficar por dentro do assunto.
O que é o Catnip para cachorro?
Não existe um Catnip específico para cachorros, sendo utilizada para eles a mesma erva dos gatos. O Catnip é uma planta herbácea, aromática, de até um metro de altura, originária do leste europeu, tendo como princípio ativo a nepetalactona. É conhecida, principalmente, por Catnip, podendo ainda ser chamada de catária, erva do gato ou hortelã dos gatos.
É sabido que a planta fresca ou seca, seu suco ou extrato, provoca em gatos manifestações peculiares, geralmente comportamentos indicativos de extremo prazer. Estudos em galinhas demonstraram que doses baixas a moderadas de extrato de álcool da planta fazem aves adormecer.
Nos cães, é relatado um efeito sedativo leve, melhorando o sono, aliviando momentos de ansiedade e nervosismo. Os efeitos que ocorrem nos cães são mais sutis do que aqueles ocorridos nos gatos, pois a espécie felina possui uma sensibilidade maior à erva. Mesmo assim, a planta pode ser utilizada com segurança e eficácia nos cachorros.
Posso dar Catnip para meu cachorro?
Como dito anteriormente, apesar de não apresentarem os mesmos efeitos que os gatos, os cachorros também podem se beneficiar do uso de Catnip. No entanto, a dosagem deverá ser definida pelo médico veterinário, evitando casos de intoxicação.

Como funciona o Catnip para cachorro
A erva funciona no cachorro como um calmante natural, reduzindo a ansiedade do cachorro. A substância nepetalactone atua no sistema nervoso central, causando sensação de relaxamento. Pode ser utilizada em forma de pó, sendo jogada em camas ou objetos do cachorro, ou em forma de folhas frescas, colocadas na vasilha de água.
Contraindicação de catnip para cachorro
Não existem contraindicações para o uso de Catnip em cachorros em doses terapêuticas, mas nunca devemos administrar medicamentos ou fitoterápicos sem a orientação do médico veterinário. O uso excessivo do Catnip em cachorros pode causar efeitos neurológicos perigosos, como incoordenação motora e tremores.
Além desses sintomas, o animal pode ter diarreia, vômito, reação alérgica (coceira, dificuldade respiratória) e dificuldades para respirar. Em casos de intoxicação, aconselha-se realizar a descontaminação da pele (lavar bem) e procurar ajuda especializada para a administração de benzodiazepínicos, fluidoterapia e tratamento de suporte.

Calmantes naturais para cachorro
Fitoterápicos, também chamados de remédios naturais, são medicamentos produzidos a partir de plantas que apresentam substâncias com princípios terapêuticos. Várias calmantes naturais utilizados pelas pessoas apresentam bons efeitos nos cachorros, como a Valeriana, Passiflora, a lavanda e a erva-cidreira. Falaremos um pouco de cada uma delas.
- Valeriana: Valeriana officinalis L. pertencente à família Valerianaceae, conhecida popularmente como Valeriana. A planta Valeriana apresenta atividade tranquilizante e de relaxamento muscular, sendo muito eficiente para a indução do sono, atuando também na redução dos níveis de ansiedade.
- Passiflora: o extrato das folhas da espécie Passiflora alata Curtis (maracujazeiro-doce), pertencente à família Passifloraceae, age sobre o sistema nervoso central de humanos e animais com ação sedativa e ansiolítica. Conhecida popularmente como maracujá, é indicada para uso humano em quadros de ansiedade. Na medicina veterinária é prescrita para cães portadores da síndrome de ansiedade por separação e também em quadros convulsivos precedidos de ansiedade.
- Lavanda: utilizada como aromatizante de ambientes, possui efeito calmante nos cães, deixando-os sonolentos e calmos.
- Erva-cidreira: tem o efeito parecido com o da lavanda, podendo ser utilizada como chá ou como aromatizante. O vapor produzido durante a infusão ajuda a diminuir a ansiedade do cachorro.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Catnip para cachorro - O que é e como usar, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidados extra.
- Bernardi, M.M. Catnip: alucinógeno ou medicamento. Disponível em https://www.unip.br/eceeic/admin/Anexos/Conteudo/C2014/C10/file_21102014154804575.pdf. Acesso em 13/03/2025.
- Riboldi, E.O. Intoxicações em pequenos animais: uma revisão. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina Veterinária, 2010. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39019/000792167.pdf?se. Acesso em 13/03/2025.
- Silva, T.C.C., Pinto, A.L.T., Lima, E.R. Fitoterápicos de ação terapêutica no sistema nervoso de caninos: revisão de literatura. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2021. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/jeansilva,+Artigo_4_%232733_RMV_2021.2._Pronto.pdf. Acesso em 13/03/2025.