Cuidado da pele

Cheiro de peixe em cachorro é normal? - Causas e tratamentos

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 6 fevereiro 2023
Cheiro de peixe em cachorro é normal? - Causas e tratamentos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Será que o cheiro de peixe em cachorro é normal? O fato do cachorro cheirar a peixe pode significar desde que você não dá a quantidade de banhos que deveria no peludo ou até a presença de alguma doença.

As doenças que podem produzir cheiros fortes no cachorro tal como o odor de peixe vão além dos problemas externos como os de pele, mas também podem ter uma causa interna e manifestar o odor de peixe através de secreções, respiração ou micção. Se você deseja conhecer as causas e tratamentos para o cheiro de peixe em cachorros, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Seborreia em cães - Causas e tratamento
Índice
  1. Halitose
  2. Infecção urinária
  3. Otite
  4. Estresse ou medo
  5. Problemas de pele
  6. Doença do saco anal

Halitose

A halitose ou mal hálito nos cachorros, ou seja, o cheiro de peixe que sai da boca do cachorro é um problema que pode ser causado por diferentes condições ou doenças como a insuficiência renal, a diabetes mellitus ou as doenças periodontais. Este odor a peixe é produzido devido a compostos de enxofre volátil produzidos pelas bactérias da boca dos cães.

Cabe destacar como principal causa do cheiro de peixe em cachorros o tártaro e a doença periodontal que consiste na calcificação da placa bacteriana (bactérias bucais unidas a proteína e restos de alimentos) no esmalte dental por depósito de minerais da saliva.

Este tártato pode acumular na borda ou embaixo das gengivas, produzido inflamação ou gengivite e inclusive podem chegar ao periodonto ou suporte dental, produzindo a perda do ligamento periodontal e osso alveolar que, por sua vez, produz uma mobilidade dos dentes e sua destruição com o risco de produzir infecções ou abcessos.

Tratamento de halitose em cachorros

A forma de tratar a halitose é controlando a doença que a está produzindo. Controlando os problemas endócrinos como a diabetes e os transtornos renais que produzem o odor de peixe bucal a halitose acaba, assim como tratando a doença periodontal em cachorros mediante uma limpeza dental mediante anestesia geral. A chave é a prevenção, mediante os check ups de controle no centro veterinário e mediante a escovação dos dentes de nossos cachorros e o uso de petiscos dentais.

Te contamos mais sobre o Mal hálito em cachorros: causas, sintomas e tratamento neste artigo.

Cheiro de peixe em cachorro é normal? - Causas e tratamentos - Halitose

Infecção urinária

Outra das causas que explicam o cheiro de peixe em cachorros é sua própria urina. Geralmente, a urina dos cachorros tem um odor leve, mas quando este cheiro é mais forte que o normal, possivelmente isso signifique que ele tenha infecção de urina devido a um processo infeccioso ao longo do seu sistema urinário, podendo ser na bexiga urinária, na uretra, no ureter ou nos rins.

Os sintomas são micções dolorosas, aumento do consumo de água, cheiro de peixe, irritações, micções frequentes com pouca quantidade e febre. Os agentes incluídos geralmente são bactérias como Escherichia coli, Staphylococcus. Proteus, Klebsiella, Enterococcus, Streptococcus, Enterobacter, Chlamydia e Pseudomonas.

Tratamento da infecção urinária em cachorros

Para tratar o cheiro de peixe na urina do cachorro deve-se tratar a infecção urinária que a está causando, para isso deve-se obter uma amostra de urina do cachorro, cultivar e realizar um antibiograma para saber qual é o melhor antibiótico para a doença.

Não deixe de visitar o seguinte post do PeritoAnimal sobre a Infecção urinária em cachorros: causas, sintomas e tratamento.

Otite

O cachorro com cheiro forte, se coçando muito ou orelhas do cachorro fedendo são algumas constatações de tutores que têm uma explicação: a otite. A otite ou otite externa em cachorros é um transtorno que ocorre com relativa frequência, especialmente nos cachorros que apresentam orelhas compridas e caídas como a raça cocker spaniel e consiste na inflamação ou infecção do conduto auditivo externo.

Os sintomas que podemos encontrar são mal cheiro, cheiro forte ou cheiro de peixe nas orelhas devido às secreções, coceira e arranhaduras no local, sacudidas da cabeça, dor ou perda de pelos na região.

Tratamento da otite em cachorros

Para tratar o cheiro de peixe em cachorros por otite se deve controlar o processo infeccioso do conduto auditivo externo, mediante o uso de tratamento tópico baseado em princípios anti-inflamatórios e antibióticos ou antifúngicos, dependendo da causa da infecção do cachorro. Também será necessária a realização de uma limpeza auditiva para manter limpo o pavilhão auditivo do cachorro afetado.

Cheiro de peixe em cachorro é normal? - Causas e tratamentos - Otite

Estresse ou medo

Os cachorros podem liberar um cheiro forte e desagradável, como o cheiro a peixe, a partir de suas glândulas anais, que são glândulas odoríferas que além de servir de informação entre cachorros quando se cumprimentam ou que liberam o conteúdo durante a defecação, este conteúdo escuro, oleoso e mal cheiroso é liberado quando o cachorro sofre uma situação estressante ou tem muito medo.

Tratamento do estresse e medo nos cachorros

Os cachorros não são tão suscetíveis a sofrer estresse como os gatos, mas isso não significa que não possam sofrer devido a algumas situações, por isso que estas situações devem ser evitadas ou você pode reduzir o estresse do cachorro mediante jogos, atenções, carícias e distrações. Nos casos mais graves poderá ser necessário que leve o cachorro numa consulta com etologista para avaliar a terapia medicamentosa.

Problemas de pele

Os problemas de pele, especialmente as infecções bacterianas ou fúngicas, podem fazer que se liberem compostos com cheiro de peixe nos cachorros, fazendo com que os peludos cheirem assim além de produzir problemas como seborreia ou caspa, coceira e mudanças no comportamento do cachorro afetado.

Além disso, ter uma infecção de pele será estressante pelo desconforto que gera, o que fará que se produza uma imunossupressão que predispõe a outras infecções e doenças.

Tratamento dos problemas cutâneos caninos

Deve ser tratado de forma específica o problema cutâneo em questão, aplicando tratamento tópico como o uso de pomadas e xampus de tratamento com princípios anti-inflamatórios, antifúngicos ou antibióticos, combinados ou não com terapia sistêmica por via oral.

Cheiro de peixe em cachorro é normal? - Causas e tratamentos - Problemas de pele

Doença do saco anal

Você já deve ter ouvido mais de uma vez sobre cachorros com um líquido vazando pelo ânus. Ao contrário, se o seu cachorro tem as glândulas anais cheias por não eliminar a secreção corretamente durante a defecação ou por qualquer outro problema que faça com que se acumule, o cheirar de peixe no cachorro pode ser uma realidade, assim como se apresenta algum problema do saco anal.

Você pode suspeitar deste problema se o cachorro arrasta o terço posterior do corpo no chão, devido a irritação, dor e coceira. Os peludos também podem lamber constantemente a área anal e inclusive chorar. Algumas vezes se pode notar um nódulo ou inchaço no local.

Tratamento da doença do saco anal dos cachorros

Você deve procurar o centro veterinário se o cachorro apresentar desconfortos na área anal e cheirar a peixe, pois possivelmente tenha um problema na área anal que requer assistência veterinária, seja limpando e extravazando a secreção ou mediante técnicas mais complexas cirúrgicas além do uso de anti-inflamatórios ou fármacos para controlar a dor.

Agora que você conheceu as 6 causas principais para o cheiro de peixe em cachorros, não perca o vídeo a seguir sobre o mau cheiro nas patas dos cachorros, o que pode ser?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cheiro de peixe em cachorro é normal? - Causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Bibliografia
  • J. Cerón, M.J. Fernández, C. García, M. Hervera, S. M. Angulo, D. Pérez, C. Pérez, G. Santamarina. (2016). Manual clínico de medicina interna en pequeños animales I. ESVPS, Ed. SM Publishing Ltd. Sheffield, UK
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cheiro de peixe em cachorro é normal? - Causas e tratamentos