Desparasitação e vermífugos

Como dar remédio de verme para cachorro

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 28 junho 2024
Como dar remédio de verme para cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Atualmente, existe um número crescente de animais de companhia que convivem de forma muito próxima com as pessoas. No entanto, o contato com animais exige alguns cuidados, pois o risco de transmissão de doenças entre eles e as pessoas e seus pets é alto.

As doenças parasitárias são preocupações comuns na rotina dos veterinários, que devem zelar pela saúde dos animais e da família que convive com eles. A vermifugação ou desverminação é facilmente realizada no cachorro, deixando os animais livres de parasitas intestinais.

Mas como dar remédio de verme para cachorro? Qual remédio dar? Com qual frequência? Este é um tema muito importante e será tratado em detalhes neste artigo do PeritoAnimal. Aproveite e fique por dentro do assunto!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para verme em cachorro
Índice
  1. Como dar remédio de verme para o cachorro?
  2. Com que frequência devo dar remédio de verme para cachorro?
  3. Qual é o melhor vermífugo para cachorro?
  4. Remédios caseiros cachorro com verme

Como dar remédio de verme para o cachorro?

As infecções parasitárias acometem cães de todas as idades, mas usualmente são mais prevalentes em filhotes. A melhor forma de prevenir a infestação de parasitas intestinais é utilizando vermífugos em cães, sendo eles adultos ou filhotes.

No caso de cachorros muito jovens, o recomendado é o uso de vermífugos líquidos, com concentrações menores. Geralmente esses produtos são encontrados em lojas de artigos para animais e dentro da embalagem encontramos uma seringa para medirmos a dose correta para cada cachorro, de acordo com o seu peso.

A administração de vermífugos líquidos deve ser cuidadosa para não causar engasgamentos no cachorro, principalmente nos filhotes. Para evitar esse tipo de acidente, posicione a seringa no canto da boca do animal e vá injetando o líquido vagarosamente, para que ele consiga engolir aos poucos.

Alguns animais podem reclamar do gosto e salivar um pouco, por isso é bom sempre se certificar de que a dose foi ingerida da forma correta.

Já os comprimidos são mais indicados para animais adultos, podendo ser colocados dentro de algum petisco ou mesmo introduzido na boca, na parte mais interna da língua (base da língua), fechando a boca do cachorro em seguida para forçá-lo a engolir. Mas fique atento! Alguns animais escondem o comprimido no canto da boca e cospem logo em seguida.

Como dar remédio de verme para cachorro - Como dar remédio de verme para o cachorro?

Com que frequência devo dar remédio de verme para cachorro?

A frequência da vermifugação varia de acordo com o estilo de vida do cachorro, seu ambiente e contatos com outros animais. Explicando melhor: um cachorro de apartamento não precisará de vermifugação com a mesma frequência que um cãozinho que mora em casa, com acesso a jardins, gramas e terra. Além disso, ambientes com muitos animais tendem a ter maiores infestações de parasitas.

Geralmente, a vermifugação do cachorro inicia-se quando ele completa 15 dias de vida. A medicação deverá ser administrada novamente após 15 dias. Caso seja suficiente, a próxima vermifugação poderá ser realizada quando o filhote for tomar a primeira dose de vacina, ou seja, com 55 a 60 dias de vida.

Animais adultos podem ser vermifugados a cada 6 meses, dependendo do estilo de vida do cão. Cães que convivem com muitos animais e que têm acesso a jardins, gramados e terra devem ser vermifugados a cada 3 meses. Lembrando que esse protocolo não é fixo, ele é apenas uma sugestão de vermifugação, que poderá ser alterado pelo veterinário sempre que achar necessário.

Vermifugar a fêmea antes de acasalar e logo depois de parir é muito importante, pois evita que os parasitas sejam transmitidos aos filhotes pelo leite. Ainda, podem ser administrados reforços à cadela sempre que seus filhotes forem vermifugados. Isso ajudará no controle dos parasitas no ambiente e diminuirá a transmissão entre eles.

Qual é o melhor vermífugo para cachorro?

Existe uma variedade enorme de vermífugos para cães. A maioria deles possui como princípio ativo o albendazol, mebendazol, tiabendazol, carbendazol, ivermectina, praziquantel, metronidazol ou pamoato de pirantel. Também é bem comum encontrar combinações desses princípios ativos, tornando o medicamento mais eficiente e abrangente, combatendo vários tipos de parasitas intestinais ao mesmo tempo.

Remédios caseiros cachorro com verme

Algumas ervas podem ser utilizadas como vermífugos naturais nos cachorros, sendo comumente usadas pelas pessoas. No entanto, em animais, recomendamos o uso de vermífugos específicos para cães, por possuírem uma dose certa e efeito esperado.

Veja abaixo algumas ervas que podem ser oferecidas aos cães e como prepará-las:

  • Mastruz, também conhecido como erva-de-santa-maria, pode ser utilizado como vermífugo caseiro. Colha algumas folhas e sementes e coloque em 300 ml de água fervente. Deixe repousar por alguns minutos, até ficar morno. Depois é só oferecer ao cachorro ou administrar com o auxílio de uma seringa;
  • Guandu manipulado com sal e mel, ou apenas a sua decocção é dado ao cachorro para matar parasitas internos;
  • O óleo da Erva-Santa é usado contra Toxascaris e Toxocara em cachorros;
  • A casca do mamão e suas folhas também são usadas para cães com vermes;
  • A grama e a nogueira são outras opções de anti-helmínticos. Misturando-se a grama com óleo de oliva e sal obtêm-se um líquido que pode ser utilizado como vermífugo no cachorro;
  • O mais comum dos remédios é a decocção dos galhos do algodão, que é dado ao cão para beber com leite ou misturado em sua comida. A dose frequentemente descrita é de 1 ou 2 folhas. Duas folhas para um cachorro pequeno, com até 16 kg, e 4 ou 5 folhas para um cachorro grande, com mais de 25 kg. A dose é feita de meia colher de chá ou 2,5 ml. Essa mistura possui forte efeito purgativo em cães.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como dar remédio de verme para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Bibliografia
  • Felizarda, S.M. et al. Protocolos de vermifugação adotados por discentes e servidores da Unifimes em seus animais de companhia. VI Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar, IV Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar e II Feira de Empreendedorismo da Unifimes. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/PROTOCOLOS+DE+VERMIFUGA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em 27/05/2024.
  • Katagiri, S., Oliveira-Sequeira, T.C.G. Zoonoses causadas por parasitas intestinais de cães e o problema do diagnóstico. Arq. Insti. Biol., São Paulo, v.74, n.2. p.175-184, 2007. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/aib/a/QGW7JpXFg4S9kZhYPmXX3Wb/?format=pdf. Acesso em 27/05/2024.
  • Ozaki, Andréia T., Duarte, P. C. Informa, v.18, n.11/12, 2006, Universidade Anhembi Morumbi – UAM. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/11/infarma06.pdf. Acesso em 28/05/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como dar remédio de verme para cachorro