Como escovar os destes do cachorro - Guia completo
Ver fichas de Cachorros
Doenças bucais são uma constante na vida dos cachorros, sendo responsáveis por grande parte das reclamações quando o animal é levado ao veterinário. A boca é a entrada do sistema digestivo e também um ambiente com vários tipos de bactérias.
Qualquer alteração, doença ou disfunção nesse órgão pode levar ao surgimento de doenças severas, ocasionando a redução da ingestão de água e comida, alterações sistêmicas e até mesmo óbito. Mas como evitar essa proliferação bacteriana na boca do cachorro? A resposta é simples: com a higienização periódica dos dentes e alimentação adequada.
A importância da prevenção é muito maior que a do tratamento, pois algumas lesões são irreversíveis, sendo menos oneroso evitar o problema. A escovação dos dentes do cachorro é uma medida que ajuda a prevenir muitos problemas bucais. Alguns cães não permitem a limpeza dos dentes com muita facilidade, por isso o PeritoAnimal escreveu este artigo com dicas para ajudar o tutor a escovar os destes do cachorro. Aproveite e fique por dentro do assunto!
Como escovar os dentes de cachorro
Comece com a escolha da escova de dentes, que deve ser macia ou do tipo dedeira. Quanto mais macias forem as cerdas, menor o risco de ferirem a gengiva durante o procedimento. A pasta dental utilizada também é um item importante para o sucesso da limpeza. Dê preferência a pastas próprias para cachorros, evitando o uso de creme dental para humanos.
Durante a escovação, levante o lábio do cachorro suavemente, sem tracionar muito. Comece escovando os dentes localizados mais no fundo da boca, de forma lenta e suave. Escove todos os lados dos dentes e faça uma leve massagem na gengiva. Não coloque muita pasta de dentes na escova, pois o peludinho não saberá cuspir o excesso.
Dicas para escovar dentes de cachorro
Seu cachorro é daqueles difíceis para escovar os dentes? Não se preocupe! Daremos algumas dicas para amenizar o seu esforço nessa tarefa:
- Mexa na boca do cachorro de forma lenta e gradual, até que ele se sinta confortável e se acostume com essa atividade. Se você mexer de forma muito abrupta na boca do cachorro, vai assustá-lo, correndo o risco de tomar uma mordida. Comece acariciando o focinho dele, levantando o lábio, encostando na gengiva dele suavemente. Depois o elogie e faça carinhos, para que ele associe a atividade a boas lembranças. Caso ele se sinta desconfortável, não insista. Deixe-o relaxar um pouco e tente mais tarde.
- Faça festa mostrando a escova: mostre a escova de dentes dele e faça festinha, como se fosse um brinquedo novo. Depois tente escovar um pouco os dentes dele, sem pasta, somente para ele ir se acostumando. Caso ele evite o contato, não prenda a sua cabeça e nem o imobilize. Isso pode causar traumas e deixará a atividade muito mais difícil.
- Escolha um horário que seja agradável para ele. Nada de escovar os dentes após uma refeição ou quando estiver com muita fome! Isso vai deixá-lo irritado e a escovação será mais difícil. Um bom momento é após um passeio, pois ele estará mais calmo e acessível.
- Tente criar uma rotina: escove os dentes diariamente, para que isso se torne uma atividade comum para ele, sem novidade e sem sustos.
- Utilize pasta dental própria para cães. Dê preferência a produtos palatáveis. Pastas muito abrasivas vão causar desconforto no cachorro. Lembre-se também de que ele não sabe cuspir e toda a pasta utilizada será engolida. Então use pouca pasta dental, somente o suficiente para uma escovação.
- Utilize escovas com cerdas macias. Escovas duras podem machucar a gengiva do cachorro, fazendo com que ele sinta dor durante a escovação.
- Recompense o cachorro após a escovação. Não precisa recompensar com alimentos, já que ele acabou de escovar os dentes. Você pode fazer carinhos, brincar com ele, correr um pouco e até mesmo deixá-lo brincar com a escova de dentes dele.
Por que é importante escovar os dentes do cachorro?
A escovação evita a formação de placas bacterianas e cálculos dentários, também chamados de “tártaro”. Quando o acúmulo de bactérias resulta na formação dos cálculos, a limpeza deverá ser realizada pelo médico veterinário especialista, pois dificilmente sairá com a escovação.
Além disso, o hábito de escovar os dentes do cachorro evita a doença periodontal, que é desencadeada pelo acúmulo de sujeira no espaço entre a gengiva e o dente, resultando na infecção e inflamação do periodonto (estruturas que recobrem parcialmente, sustentam e protegem o dente: gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento).
Essas bactérias acumuladas nos dentes, quando não retiradas, podem atingir a corrente sanguínea e causar infecções em órgãos distantes, como os rins e o coração. A infecção pode se tornar generalizada e levar o animal a óbito, caso não seja socorrido a tempo.
Como escolher a melhor pasta de dente para cachorro?
A pasta dental utilizada na escovação dos dentes do cachorro deverá ser própria para a espécie, preferencialmente sem flúor em sua composição, pois o cachorro não saberá cuspir o excesso, engolindo toda o creme e a espuma durante o procedimento. Existem várias pastas dentais no mercado pet, com grande variação de preços e quantidades. Escolha uma pasta que seja palatável, para que a escovação seja mais agradável. Algumas opções são: Dental Guard Pet Society, Good Care Creme Dental, Virbac Enzimática C.E.T., Gel Dental Pet Clean, Gel Dental Soft Care Baby Mordisco de Carinho +1M e Creme Dental Catdog Menta. Lembrando que esses são apenas alguns exemplos, havendo várias outras boas opções no mercado.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Como escovar os destes do cachorro - Guia completo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.
- Borges, K.B. Caracterização clínica das afecções orais em cães e gatos no município de Salvador – BA, Brasil. Universidade Federal da Bahia, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2018. Disponível em https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30785/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Mestrado-Karla%20B.%20Borges.pdf. Acesso em 27/08/2024.
- Manual de Higiene Bucal, a importância da manutenção da saúde oral em cães e gatos. Vetnil. Disponível em https://vetnil.com.br/uploads/vetdicas/vetdicas_614cc3b85036a.pdf. Acesso em 27/08/2024.