Cuidados básicos

Como fica o saco do cachorro castrado?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 6 agosto 2024
Como fica o saco do cachorro castrado?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A esterilização ou castração é um procedimento muito comum hoje em dia, que torna o cachorro permanentemente estéril, ou seja, ele não consegue mais se reproduzir. O procedimento é relativamente simples e oferece poucos riscos ao animal, quando realizado da forma correta e obedecidas as orientações do veterinário responsável.

Como já sabemos, a castração é de grande importância, porque cães e gatos possuem gestação curta e, comumente, um número considerável de filhotes, sendo necessário um bom controle populacional. Os animais podem procriar descontroladamente, resultando em uma superpopulação, ficando sujeitos a abandono e maus tratos.

Pensando nisso tudo, o PeritoAnimal elaborou este artigo explicando como fica o saco do cachorro castrado, como o animal fica após o procedimento e cuidados pós-operatórios. Não deixe de ficar bem informado!

Índice
  1. Como fica o saco do cachorro castrado?
  2. Com quantos meses posso castrar meu cachorro?
  3. Benefícios de castrar o cachorro
  4. Cuidados após o cachorro ser castrado

Como fica o saco do cachorro castrado?

A bolsa escrotal do cachorro castrado, popularmente chamada de “saco”, não é retirada com os testículos. Essa bolsa nada mais é do que uma pele que protege os testículos e não precisa ser retirada, a menos que haja algum problema nela. Alguns tutores de cães que moram em área rural pedem para retirar toda a pele, para que o cachorro não fique se ferindo em cercas e arames.

Com a retirada dos testículos, a bolsa escrotal fica vazia, murcha. Quando tocada, é possível apenas sentir uma pele, parecida com um saquinho vazio. Isso não incomoda em nada e não prejudica o cachorro.

Como fica o saco do cachorro castrado? - Como fica o saco do cachorro castrado?

Com quantos meses posso castrar meu cachorro?

Não existe uma idade certa para castrar o cachorro. Tudo vai depender do seu objetivo. Se a sua ideia é esterilizar o cachorro para ele não se reproduzir mais, a castração pode ser feita em qualquer idade. Caso você queira, além de evitar a procriação, a eliminação do comportamento de macho, a cirurgia deverá ser realizada antes da puberdade, que se inicia com cerca de seis meses de idade. O comportamento do cachorro macho adulto é guiado pelo hormônio testosterona, que faz com que ele fique mais valente, brigão, territorialista, marcando alguns lugares da casa com urina.

No Brasil, as castrações são usualmente realizadas a partir de seis meses de idade, quando a primeira fase da maturidade física se completa. A castração precoce ou pediátrica, realizada antes do sexto mês de vida gera polêmica entre os médicos veterinários devido ao conservadorismo e ao pouco conhecimento sobre o protocolo anestésico adequado para o paciente pediátrico, sobre as técnicas cirúrgicas indicadas e sobre os efeitos benéficos, mas principalmente pelo temor dos possíveis efeitos adversos.

Benefícios de castrar o cachorro

A esterilização de cães, seja ela química ou cirúrgica, é fundamental para o controle populacional da espécie e para uma melhor qualidade de vida para o animal. O método mais seguro e efetivo é a castração cirúrgica, por causar uma esterilização imediata e permanente, podendo ser realizada no animal ainda jovem.

A utilização da cirurgia como método contraceptivo possui diversas vantagens, a exemplo do tempo da realização do procedimento, que é realizado uma única vez; causa imediatamente a perda irreversível da capacidade reprodutiva, além de promover uma alteração positiva no comportamento dos animais submetidos a tal procedimento, principalmente nos machos, os quais sofrem uma perda progressiva de libido, reduzindo significativamente o comportamento de agressividade e territorialidade, diminuindo, desta forma, ocorrências de brigas, agressões aos humanos, atropelamentos por automóveis, bem como a disseminação de doenças entre as espécies e zoonoses.

Existe também o método farmacológico, que pode agir de várias maneiras, as quais inibem a secreção dos hormônios gonadotróficos, evitando o desenvolvimento embrionário, ou, até mesmo, induzindo à perda embrionária ou fetal.

Resumindo, os métodos contraceptivos não cirúrgicos, embora sejam eficazes, necessitam de aplicações seriadas e, ainda, não possuem soluções definitivas. Além disso, podem acarretar alterações e problemas de saúde nos animais em consequência das drogas metabolizadas no organismo. Por tais motivos, a esterilização cirúrgica é um dos métodos de controle populacional comprovadamente mais apropriado, sendo o mais efetivo e seguro.

Como fica o saco do cachorro castrado? - Benefícios de castrar o cachorro

Cuidados após o cachorro ser castrado

As complicações mais comuns da castração do cachorro são edema, infecção e hemorragia. Por isso, os cuidados pós-operatórios devem ser voltados a evitar essas três situações. Mas como fazer isso? Primeiramente, o animal precisa repousar após o procedimento, evitar fazer força, correr, pular e caminhar muito, para que não ocorra hemorragia e edema. O ideal é restringir o espaço nos primeiros dias, deixando o cachorro em um local pequeno, como um quarto ou uma área de serviço, sempre sob supervisão.

A lambedura dos pontos pode causar infecção na cirurgia, sendo necessário o uso do colar elizabetano ou abajur. Fazer a limpeza diária do ferimento cirúrgico e aplicar spray antisséptico também são procedimentos necessários, para manter a ferida limpa e em bom processo de cicatrização. Evite que o cachorro deite em piso com terra ou muita sujeira. Tente mantê-lo em local limpo, mesmo sendo um cão de grande porte. O uso de antibióticos e anti-inflamatórios deverá ser prescrito pelo veterinário responsável.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fica o saco do cachorro castrado?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Jesus, A.S. Castração em cães e gatos: quando realizar, técnicas, benefícios e riscos. UniAGES Centro Universitário, 2021. Disponível em https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/4834/1/Esteriliza%C3%A7ao%20em%20caes.pdf. Acesso em 27/06/2024.
  • Buquera, L.E.C. et al. Controle populacional de cães e gatos por meio de esterilização cirúrgica e educação para posse responsável. Disponível em http://www.prac.ufpb.br/enex/trabalhos/6CCADVCPROBEX2013688.pdf. Acesso em 27/06/2024.
  • Silva, T.C. et al. Castração pediátrica em cães e gatos: revisão de literatura. Medicina Veterinária (UFRPE), 2015. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/admin,+Artigo-3-2015_Silva_etal.pdf. Acesso em 27/06/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fica o saco do cachorro castrado?