
Quem mora no Brasil conhece bem os perigos que os mosquitos representam para as pessoas e animais, principalmente em épocas de chuvas. Esses insetos transmitem várias doenças, como a dengue, zica e a chikungunya, que podem ser graves e fatais. A dengue é uma doença febril aguda, causada por um vírus e de evolução benigna na forma clássica, e grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Essa patologia constitui um grande problema de saúde pública, principalmente em países tropicais, pois as condições do ambiente favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal vetor.
Considerando a grande proximidade entre pessoas e animais, principalmente cães e gatos, surge a preocupação da transmissão de doenças de uma espécie para outra, as chamadas zoonoses. Várias doenças infecciosas podem ser transmitidas dos animais para os humanos, e vice-versa. A leishmaniose é uma delas, onde o cachorro atua como reservatório do agente causador da doença, que é transmitida pelo mosquito palha. E quanto à dengue? Será que pode ser transmitida para os gatos? Essa é uma dúvida muito comum de quem tem um bichano em casa. Proteger o pet de doenças é uma atitude que deve ser tomada durante toda a sua vida, seja com o uso de vacinas ou outras medidas preventivas. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos esclarecer se o gato pode pegar dengue, zika ou chikungunya e outros tópicos pertinentes ao assunto.
Gato pode pegar dengue?
Não. Para que a dengue ocorra, são necessários três componentes: o vírus que causa a doença (são quatro sorotipos), o mosquito, que transmite o vírus (chamado vetor da doença) e uma pessoa susceptível (que nunca teve contato com o sorotipo do vírus que está sendo transmitido pelo vetor).
Os vírus da dengue (DENV) estão classificados cientificamente na família Flaviviridae e no gênero Orthoflavivirus. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens. Esses vírus não são capazes de infectar os gatos, não sendo possível que a transmissão da dengue ocorra nessa espécie, pois não conseguem se replicar nas células dos felinos.

Gato pega zika ou chikungunya?
Não. Os vírus causadores dessas doenças não conseguem infectar os gatos, somente as pessoas. No entanto, o mosquito vetor dessas doenças, o Aedes aegypti, pode transmitir outras patologias aos gatos, como a dirofilariose, também conhecida como doença do verme do coração.
A dirofilariose é uma zoonose pouco conhecida, causada pela Dirofilaria spp., nematódeo mais conhecido como verme do coração dos cães (Dirofilaria immitis), parasita do sistema circulatório desses animais, mas que também pode acometer gatos e o ser humano. Sua ocorrência está intimamente ligada à presença de mosquitos vetores (Aedes spp., Anopheles spp., Culex spp.), condições climáticas favoráveis, assim como trânsito entre regiões indenes e endêmicas/epidêmicas.
Gato pode usar repelente?
O uso de repelentes em gatos não é indicado, pois eles possuem grande sensibilidade aos componentes dos produtos, além do hábito de se limparem diariamente com suas lambidas, o que ocasiona a ingestão de substâncias que podem ser tóxicas.
Esse comportamento de higiene dos bichanos exige um cuidado especial na escolha dos produtos a serem utilizados, incluindo antiparasitários e artigos de higiene. Evite também aplicar repelentes em você quando o gato estiver por perto, pois isso pode causar alergias ou problemas respiratórios nele, principalmente se ele tiver asma.

Quais cuidados devo ter em casa para evitar dengue se tenho gato?
Como dito anteriormente, a dengue não precisa ser uma preocupação para quem tem gatos. No entanto, a limpeza do ambiente evita a transmissão de várias outras doenças. Manter vasilhas de água sempre higienizadas e com água fresca é um ponto muito importante para prevenir a proliferação de mosquitos. Restos de comida e dejetos podem atrair roedores e insetos, grandes transmissores de doenças infecciosas.
Aglomerados de animais facilitam a transmissão de parasitas, como pulgas, ácaros, carrapatos e vermes intestinais. A limpeza do ambiente com hipoclorito de sódio é uma medida muito eficiente, além da aplicação de produtos contra esses parasitas nos animais.
A limpeza das bacias sanitárias dos gatos é muito importante, pois pode atrair moscas e mosquitos. Os felinos são animais muito limpos e gostam de um ambiente higienizado. A informação é uma arma poderosa para o controle de doenças. Conscientizar as pessoas sobre os perigos de manter água parada em casa ou na região próxima é um meio de diminuir ou eliminar a proliferação de vetores como o mosquito da dengue.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Gato pode pegar dengue?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças infecciosas.
- Dengue – Aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento. Ministério da Saúde. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dengue_aspecto_epidemiologicos_diagnostico_tratamento.pdf. Acesso em 27/03/2025.
- Claro, L.B.L., Tomassini, H.C.B., Rosa, M.L.G. Prevenção e controle do dengue: uma revisão de estudos sobre conhecimentos, crenças e práticas da população. Caderno de Saúde Pública, 2004. Disponível em https://www.scielo.br/j/csp/a/BpC6hcrZkSsK9drNxHzts8t/?format=pdf. Acesso em 27/03/2025.
- Silva, R.C., Langoni, H. Dirofilariose: zoonose emergente negligenciada. Ciência Rural, 2009. Disponível em https://www.scielo.br/j/cr/a/jkFwpYWrkmjLWvQfzbdWV6S/. Acesso em 27/03/2025.