Outros problemas de saúde

Meu cachorro não consegue abrir o olho direito: por que e o que fazer?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 29 julho 2024
Meu cachorro não consegue abrir o olho direito: por que e o que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Algumas doenças dos olhos dos cachorros podem ser bem parecidas com as dos humanos, mas raramente são transmissíveis, pois os agentes causadores são específicos da espécie. No entanto, os sintomas podem ser bem parecidos, como vermelhidão, inchaço, coceira, secreção e dificuldade em abrir os olhos. Os tratamentos podem variar de acordo com a causa da doença, devendo ser prescrito sempre pelo médico veterinário especialista no assunto.

Neste artigo, elaboramos uma lista de possíveis causas porquê seu cachorro não consegue abrir o olho direito. Citaremos as causas e alguns possíveis tratamentos, lembrando sempre que este artigo tem a intenção de apenas ajudar o tutor a dar um pouco de conforto ao animal até que ele seja levado ao veterinário oftalmologista. Boa leitura!

Índice
  1. Por que meu cachorro não consegue abrir o direito?
  2. Cílio ectópico
  3. Lesão na córnea
  4. Conjuntivite
  5. Alergia
  6. Ressecamento ocular
  7. Traumas
  8. O que fazer quando quando o cachorro não consegue abrir o olho?

Por que meu cachorro não consegue abrir o direito?

A causa mais comum para que o cachorro não consiga abrir o olho é algum ferimento na córnea. Pode ser um arranhão, uma úlcera ou até mesmo um corpo estranho (pelo, poeira, papel, grama) que está encostando na córnea e causando dor. Seja qual for o motivo, não abrir os olhos ou piscar várias vezes seguidas é claramente um sintoma de dor ocular.

Citaremos abaixo algumas causas e possíveis tratamentos de problemas oftalmológicos nos cães que resultam em dificuldade para abrir os olhos.

Cílio ectópico

O cílio ectópico acontece quando um ou mais cílios emergem da conjuntiva palpebral e colidem diretamente com a córnea, causando uma irritação severa que, na maioria das vezes, resulta em inflamação e úlcera de córnea.

O quadro ocorre geralmente em cães mais jovens, causando dor, lacrimejamento e o animal fica piscando rapidamente e várias vezes seguidas, comportamento característico de dor. Geralmente a úlcera de córnea resulta do ato de coçar o olho afetado e pela persistência do cílio em constate contato com a córnea. A retirada cirúrgica é o tratamento de escolha para o cílio ectópico, resolvendo o problema em definitivo.

Lesão na córnea

A córnea é a camada transparente do olho, que o protege e também tem como função focar as primeiras ondas de luz. Lesões na córnea geralmente são causadas por arranhões, traumas e infecções por agentes patogênicos. Quando a lesão é leve, pode ser tratada com colírios lubrificantes e com antibióticos, mas casos graves necessitam de cirurgia.

Meu cachorro não consegue abrir o olho direito: por que e o que fazer? - Lesão na córnea

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva (parte interna da pálpebra que recobre o olho), que fica vermelha e irritada. Não é uma doença em si, mas um sintoma de condições como alergia, infecções, traumatismos, corpos estranhos, neoplasias e várias outras. Causa muito incômodo ao animal, que pode esfregar os olhos na tentativa de eliminar o desconforto. O tratamento dependerá da causa primária.

Alergia

A alergia geralmente resulta em conjuntivite e inchaço dos olhos, causando desconforto e dificuldade para abrir as pálpebras, tanto pela dor quanto pelo excesso de secreção produzida. O tratamento é realizado com o uso de colírios antialérgicos e de corticoide. Lembrando que o uso de corticoides podem agravar úlceras na córnea, chegando a perfurar o olho. Por isso, nunca medique seu cachorro sem a orientação do veterinário.

Ressecamento ocular

Também conhecido como ceratoconjuntivite seca, é uma doença que afeta principalmente animais idosos, mas em alguns casos pode ser hereditária e se manifestar ao longo dos anos ou em decorrência de outros problemas.

A síndrome do olho seco é conhecida como uma doença em que o próprio organismo afeta as glândulas oculares, causando a inflamação e ressecamento da córnea pela deficiência do filme lacrimal pré-corneal. O olho se torna seco, com muita secreção e grande incômodo para o cachorro, que muitas vezes não consegue nem mesmo abrir os olhos. O tratamento é baseado em colírios lubrificantes e ciclosporina, sendo necessários antibióticos nos casos em que existe úlcera de córnea.

Traumas

O principal trauma que ocorre nos olhos dos cães é o ato de se coçar com as patas ou esfregar os olhos em superfícies ásperas, como tapetes e paredes. Isso pode causar uma lesão na córnea, resultando em grande incômodo e dor.

Outro trauma muito comum é arranhão de gato no olho do cachorro, seja por brincadeira ou por brigas. Os gatos costumam se defender ou brincar dando tapas, que podem atingir os olhos do cachorro, principalmente os de raças braquicefálicas, com os olhos mais expostos. O resultado disso pode ser uma lesão na córnea que evolui para uma úlcera, devendo ser tratada com muito cuidado e com o uso de antibióticos e até mesmo cirurgia.

Meu cachorro não consegue abrir o olho direito: por que e o que fazer? - Traumas

O que fazer quando quando o cachorro não consegue abrir o olho?

Como os cachorros não conseguem entender que não devem coçar os olhos para não os ferir, é comum passarem as patas e causar outras lesões, piorando a situação. Por isso, a primeira atitude a se tomar, ao perceber que seu amigo está com algum problema nos olhos, é protegê-lo de traumas causados pelo ato de coçar, que pode ser com as patas ou até mesmo esfregando o rosto na parede, tapetes ou alguma superfície áspera.

E como providenciar essa proteção de forma efetiva? É simples: usando o colar elizabetano ou abajur até que ele seja atendido por um veterinário. Assim você evita que o problema fique ainda maior e causa mais dor ao animal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro não consegue abrir o olho direito: por que e o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Carmona, F. Desenvolvimento da acuidade visual de resolução de grades de cães da raça terrier brasileiro pelo método do potencial visual evocado de varredura. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, 2004. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10137/tde-11072007-090535/pt-br.php. Acesso em 28/06/2024.
  • Carmona, F. Visão nos Cães. Disponível em https://www.oftalmologiaveterinaria.com.br/encaminamentos/Visao_nos_Caes_by_Moreno_Carmona_FM.pdf. Acesso em 28/06/2024.
  • Cortellassi, P.M. Principais afecções oculares que ocorrem em cães: revisão de literatura. Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, 2022. Disponível em: https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/61374/1/PRISCILA_MARIA_CORTELLASSI.pdf. Acesso em 28/06/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Meu cachorro não consegue abrir o olho direito: por que e o que fazer?