Curiosidades do mundo animal

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 7 novembro 2016
Os 7 animais marinhos mais raros do mundo

O mar, infinito e enigmático, está cheio de mistérios e a maior parte deles, ainda não foram descobertos. Nas profundezas do oceano, não só existe escuridão e barcos antigos afundados, também existe vida.

Existem centenas de criaturas que vivem debaixo da superfície, algumas espetaculares e coloridas, outra no entanto, estão dotadas de características estranhas e formas muito peculiares.

Estes animais são tão interessantes que no Perito Animal queremos falar sobre eles. Continue lendo este artigo e descubra quais são os animais marinhos mais raros do mundo.

Também lhe pode interessar: Os animais mais raros do mundo
Índice
  1. O engolidor-negro
  2. Cymothoa exigua
  3. Stargazer do norte
  4. Tubarão tapete
  5. Tubarão-cobra
  6. Peixe-bolha
  7. Polvo-dumbo

1. O engolidor-negro

Este peixe também é conhecido como "o grande-engolidor", isto porque tem uma capacidade extraordinária para engolir por completo a sua presa. O seu estômago alonga-se o suficiente para que possam caber. Vive em águas profundas e pode engolir qualquer criatura, desde que meça no máximo até duas vezes o seu tamanho e dez vezes a sua massa. Não se deixe enganar pelo seu tamanho, porque embora seja pequeno, este é considerado um dos peixes mais temíveis do oceano.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 1. O engolidor-negro

2. Cymothoa exigua

Cymothoa exigua, também conhecido como "peixe comedor de língua" é um animal muito estranho que adora viver dentro da boca de outro peixe. É um piolho parasita que trabalha arduamente para atrofiar, desintegrar e destruir, completamente, a língua do seu hospedeiro. Sim, esta é uma criatura realmente digna de investigação, que em vez de artrópode, sempre quis ser uma língua.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 2. Cymothoa exigua

3. Stargazer do norte

O Stargazer parece uma escultura de areia na praia. Esta criatura enterra-se na areia enquanto espera pacientemente o momento para emboscar a sua presa. Adoram os peixes pequenos, caranguejos e crustáceos. Os Stargazer do norte tem um órgão na cabeça que pode lançar uma carga elétrica que desorienta e confunde as suas presas e que, além disso, os ajuda a se defenderem dos predadores.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 3. Stargazer do norte

4. Tubarão tapete

Sem dúvida, é um dos tubarões mais raros do mundo. Fisicamente não é tão temível como os seus irmãos. No entanto, não devemos desvalorizar o seu corpo achatado, uma vez que esta espécie de tubarão é igualmente um predador e bom caçador como os seus outros familiares. Há que reconhecer que a sua habilidade para se mimetizar com o meio ambiente é uma grande vantagem para eles e uma excelente estratégia.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 4. Tubarão tapete

5. Tubarão-cobra

Falando em tubarões, temos o tubarão-cobra, também conhecido como tubarão-enguia, totalmente diferente do tubarão-tapeta mas igualmente único e raro. Não é de estranhar que este exemplar, extremamente antigo, habite as profundezas do oceano atlântico e pacífico . Embora seja um tubarão, a forma de comer as suas presas é igual à de algumas serpentes: dobram o seu corpo e lançam-se em frente enquanto engolem toda a sua vítima.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 5. Tubarão-cobra

6. Peixe-bolha

A forma do Psychrolutes marcidus é realmente estranha e diferente à dos outros peixes do oceano. Isto acontece porque habita as águas profundas fora da Austrália e Nova Zelândia a profundidades de mais de 1.200 metros, onde a pressão é várias dezenas de vezes maior que à superfície e como resultado faz com o que o seu corpo seja uma massa gelatinosa. É fascinante ver como as condições do cada ambiente condicionam as criaturas que vivem nele.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 6. Peixe-bolha

7. Polvo-dumbo

O polvo-dumbo recebe este nome graças ao famoso elefante animado. Apesar de não ser aterrador como os seus outros companheiros da lista, é um dos animais marinhos mais raros do mundo. É um animal pequeno que mede até 20 cm e que pertence a um subgênero de polvos que gostam da vida na escuridão, flutuando entre os 3.000 e os 5.000 m de profundidade. Foram vistos em lugares como as Filipinas, Papua, Nova Zelândia e Austrália.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 7. Polvo-dumbo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os 7 animais marinhos mais raros do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.

Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Os 7 animais marinhos mais raros do mundo