Curiosidades do mundo animal

Percevejo voa?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 23 julho 2024
Percevejo voa?

Os insetos são o grupo de animais mais abundante do planeta, com uma distribuição global, em praticamente todos os habitats existentes. Dessa forma, possuem estratégias que os tornam realmente bem-sucedidos. Diversas espécies são prejudiciais para os seres humanos e muitos outros animais, tornando-se pragas em alguns casos.

Um exemplo são os percevejos, pertencentes ao gênero Cimex. São insetos hematófagos estritos, ou seja, se alimentam de sangue, e entre eles encontramos principalmente duas espécies, que são o percevejo comum (Cimex lectularius) e o percevejo tropical (Cimex hemipterus), causando certas reações alérgicas principalmente em pessoas.

Você sabe como esses insetos se deslocam? Por que isso está acontecendo? Continue lendo, pois neste artigo do PeritoAnimal, nós contamos se os percevejos voam ou não.

Também lhe pode interessar: Tipos de percevejos
Índice
  1. Quais são as características dos percevejos?
  2. Os percevejos voam ou saltam?
  3. Os percevejos de cama voam?

Quais são as características dos percevejos?

Como mencionamos anteriormente, o percevejo comum e o percevejo tropical são as principais espécies que causam infestações afetando pessoas e animais. No entanto, não são as únicas espécies. Existem outras que, por exemplo, se alimentam principalmente de morcegos. Nesse sentido, os percevejos são ectoparasitas hematófagos obrigatórios, ou seja, sobem em seu hospedeiro para se alimentar do sangue dele.

Esses insetos que picam na cama geralmente são de cor marrom claro, embora também possam ter um tom avermelhado. Seu corpo é achatado e tem forma oval. Possuem um par de asas dianteiras, mas estas são vestigiais e consideravelmente reduzidas, sendo não funcionais.

Quando adultos, os percevejos podem crescer entre 4 a 5 mm de comprimento, enquanto a largura pode ser cerca de 2 mm. Em seu ciclo reprodutivo, passam por várias etapas de ninfa até alcançar a maturidade. Eles sempre necessitam de sangue para se desenvolverem e passarem de uma fase para outra.

Além disso, entre as características comuns dos percevejos, podemos mencionar que quando são esmagadas, emitem um odor característico desagradável, graças à presença de glândulas odoríferas. Para se alimentarem exclusivamente de sangue, possuem adaptações, como um aparelho bucal que perfura a pele e injeta anticoagulantes através da saliva para facilitar o fluxo sanguíneo e sua sucção.

Você provavelmente está se perguntando se os percevejos são perigosos para pessoas e animais domésticos. Não há evidências de que esses insetos transmitam doenças. No entanto, suas picadas podem causar inchaço e vermelhidão na área afetada, desencadeando reações alérgicas, o que pode ser significativo, especialmente para pessoas sensíveis.

Os percevejos voam ou saltam?

Os percevejos não conseguem voar nem saltar, no entanto, isso não é um impedimento para percorrerem longas distâncias e até mesmo causar infestações e alarmes, como os que estão ocorrendo atualmente em algumas cidades da Europa. Assim, se os percevejos não voam nem saltam, eles têm asas? A resposta é não, os percevejos também não possuem asas.

Esses são animais principalmente de hábitos noturnos, e durante o dia costumam ficar escondidos, embora isso não os impeça de se moverem ou procurarem alimento durante as horas diurnas. São especialistas em se refugiar em:

  • Dobras de roupas.
  • Calçados.
  • Móveis.
  • Maletas.
  • Qualquer objeto que lhes ofereça um abrigo adequado.

Esses pequenos insetos são atraídos pelo dióxido de carbono que emitimos e pela nossa temperatura, o que os ajuda a nos detectar e subir em nosso corpo para se alimentarem. Dessa forma, quando precisam se alimentar, saem de seus esconderijos e se deslocam até o corpo da pessoa, que geralmente está deitada na cama ou sentada em algum móvel ou cadeira. Eles fazem isso caminhando, já que não podem voar ou saltar, mas caminham muito bem e relativamente rápido.

Atualmente, com a grande mobilização de alimentos e objetos que fazemos com frequência entre cidades e países, isso se tornou uma vantagem para que os percevejos também se desloquem de um lugar para outro e, em condições favoráveis, se reproduzam abundantemente e causem certos problemas. Nesse sentido, somos nós, seres humanos, o meio eficaz de transporte dos percevejos.

Percevejo voa? - Os percevejos voam ou saltam?

Os percevejos de cama voam?

Tanto o percevejo comum quanto o percevejo tropical são as principais espécies encontradas nas cidades e se alimentam quase exclusivamente de sangue humano. Essas espécies de percevejos, como mencionamos anteriormente, não conseguem voar porque não possuem asas funcionais que lhes permitam fazê-lo, nem possuem membros adaptados para saltar.

É muito comum que os percevejos se mantenham em locais onde as pessoas dormem ou se sentam, então são encontrados em casas ou apartamentos, cinemas, navios de cruzeiro, hotéis, trens e ônibus; lugares onde se escondem entre os vincos de móveis, camas, papel de parede antigo, tapetes, lençóis e até mesmo em rachaduras. Assim, quando precisam se alimentar, elas caminham até seu hospedeiro, que geralmente são as pessoas.

O aumento do tráfego humano em certas áreas, como zonas turísticas, o transporte de bagagens e objetos, temperaturas mais altas e a resistência a inseticidas são as principais causas que têm permitido o retorno da infestação de percevejos em algumas cidades. Isso não é algo fácil de detectar até que as pessoas comecem a apresentar marcas vermelhas ou inchaço devido às picadas.

Devido ao alarme social atual em relação à praga de percevejos, deixamos aqui os seguintes artigos sobre a "Picadas de percevejos em cachorros - Sintomas e tratamento".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Percevejo voa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • California Department of Public Healt. (2022). ¿Qué son las chinches? Disponible en: https://www.cdph.ca.gov/Programs/CID/DCDC/Pages/Chinches.aspx#:~:text=Una%20chinche%20adulta%20tiene%20aproximadamente,de%20cama%20u%20otros%20art%C3%ADculos
  • Fargo, D. (2003). Cimex hemipterus. Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Cimex_hemipterus/
  • NatGeo España. (2023). Las chiches, más presentes que nunca en Europa. Disponible en: https://www.nationalgeographic.com.es/mundo-animal/chinches-mas-presentes-que-nunca-europa_20799
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Percevejo voa?