Medicamentos

Pode dar Dramin para cachorro?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 18 julho 2024
Pode dar Dramin para cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Da mesma forma que as pessoas, os cães também sentem enjoos quando estão doentes ou mesmo passeando de carro. Vários remédios utilizados por nós podem ser aplicados nos cachorros, para que o animal fique livre da náusea e volte à sua rotina diária.

O efeito sonífero desses fármacos, como o Dramin, pode ser de grande utilidade para animais que vão viajar e precisam estar mais tranquilos durante o trajeto. Além disso, o medicamento também é utilizado para melhorar o equilíbrio em cães com síndrome vestibular.

Mas pode dar Dramin para cachorro? Qual dose devo dar para o meu cachorro? Possui efeitos colaterais? Veremos isso neste artigo do PeritoAnimal, além de outras informações e dicas relacionadas ao uso do Dramin em cachorros.

Também lhe pode interessar: Pode dar Dramin para gatos?
Índice
  1. Pode dar Dramin para cachorro?
  2. Quando é recomendado dar Dramin para cachorro?
  3. Qual a dosagem do Dramin para cachorro?
  4. Como dar Dramin para cachorro
  5. Efeitos colaterais do Dramin em cachorros
  6. Dicas naturais para ajudar cachorro com enjoo

Pode dar Dramin para cachorro?

Com a devida orientação do veterinário, pode dar Dramin para cachorro sim! O Dramin, cujo princípio ativo é o dimenidrato, atua no centro do vômito, localizado na substância reticular da medula, fazendo a ligação direta dos nucléolos vestibulares com esse centro do vômito.

Também é utilizado no tratamento da síndrome vestibular, pois se acredita que tenha baixa atividade anticolinérgica, reduzindo assim a taxa de estímulos em neurônios dos nucléolos vestibulares, reduzindo a tontura e desorientação presentes nessa síndrome.

O Dramin é um medicamento muito seguro para ser usado em cães, mas é preciso administrar a dose correta e pelo tempo necessário. O excesso de medicação pode causar reações graves e até mesmo colocar a vida do peludo em risco. Por isso, nunca medique seu cachorro sem a orientação do veterinário.

Quando é recomendado dar Dramin para cachorro?

O Dramin pode ser utilizado nos cães em três situações:

  1. Enjoos e vômitos: em casos de viagem ou mesmo de doenças que causem vômito no cachorro, como viroses e infeções bacterianas. Para uso em viagens, o ideal é administrar o medicamento cerca de 1 hora antes, para que ele esteja com um bom efeito no momento do embarque (tanto em aeronaves quanto em automóveis), evitando náusea pelo movimento do transporte.
  2. Para dormir: algumas situações exigem que o animal fique mais tranquilo e até durma, como viagens longas ou de aeronaves. A agitação excessiva nesses casos pode resultar em ferimentos e até mesmo fugas, sendo mais seguro deixar o cachorro sonolento. No entanto, a dose não pode ser excessiva! Somente o suficiente para agir durante o trajeto da viagem.
  3. Síndrome vestibular: é um conjunto de manifestações clínicas neurológicas relacionadas principalmente ao equilíbrio e à orientação do corpo no espaço. Sua origem é multifatorial e está relacionada à disfunção do sistema vestibular.Esse sistema é o principal componente do sistema nervoso responsável pela manutenção do equilíbrio. Além disso, coordena os movimentos da cabeça (incluindo movimentos oculares), do tronco e dos membros. Considerando sua fisiologia, os sintomas de disfunção vestibular incluem anormalidades na marcha, na postura da cabeça, do corpo e dos membros, e nos movimentos dos olhos. Embora menos frequente, náusea e vômito podem ser observados, visto que o centro do vômito está localizado na substância reticular da medula oblonga e há ligação direta com os núcleos vestibulares.

Qual a dosagem do Dramin para cachorro?

A dosagem recomendada do Dramin para cachorros é de 4 a 8 mg por kg, a cada 8 ou 12 horas. Lembrando que essa é a dose presente na literatura, podendo ser alterada por orientação do médico veterinário.

Pode dar Dramin para cachorro? - Qual a dosagem do Dramin para cachorro?

Como dar Dramin para cachorro

O Dramin vem na apresentação líquida e em comprimidos. O líquido pode ser administrado com o auxílio de uma seringa, podendo ser diluído em um pouco de água. Sempre tenha o cuidado de não jogar o líquido com muita força na garganta, para não ocorrerem engasgos.

O comprimido pode ser dado dentro de algum alimento que o cachorro goste muito. No entanto, pode ser que ele esteja enjoado e não queira comer. Então, o comprimido deverá ser administrado diretamente na boca, colocado na base da língua, para que seja engolido mais rápido. Fique sempre de olho para ele não esconder o comprimido entre a gengiva e a pele da boca.

Efeitos colaterais do Dramin em cachorros

O Dramin geralmente apresenta como efeito colateral a sonolência, que pode ser um efeito desejado ao se administrar o remédio. Doses excessivas podem fazer com que o cachorro fique dormindo por muito tempo. Alguns cães podem apresentar ansiedade em vez de sonolência. Nesses casos, o uso de Dramin não é aconselhável.

Dicas naturais para ajudar cachorro com enjoo

Infelizmente, não existe um remédio natural eficiente para o enjoo como o Dramin. No entanto, algumas dicas podem ajudar o cachorro a se sentir melhor:

  • Deixar o cachorro em jejum por algumas horas: é muito importante dar um “descanso” para o estômago quando o cachorro estiver com enjoo. Se a alimentação for forçada, ele vomitará novamente. No entanto, a causa do enjoo deverá ser investigada.
  • Dar água gelada: a água gelada ajuda a aliviar o enjoo, mas não deverá ser ingerida em grande quantidade, pois poderá ter efeito contrário ao distender o estômago, causando mais náusea e vômito.
  • Dar água de coco gelada: da mesma forma que a água gelada, a água de coco pode ajudar a diminuir a náusea, além de hidratar o animal. Como ela tem o gosto mais adocicado, pode ser que o cachorro aceite com maior facilidade. Mais uma vez lembramos que não se deve exagerar na dose! Deixe o cachorro beber apenas alguns goles por vez, sem encher o estômago. A melhor opção é a água do coco natural, mas caso não seja possível, a utilização de água de coco em caixinha também é um opção.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar Dramin para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Silveira Jr., V. et al. Síndrome vestibular central em um canino. Salão do Conhecimento do Unijuí, 2015. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/5119-Texto%20do%20artigo-22165-1-10-20150826.pdf. Acesso em 14/06/2024.
  • Chaves, R.O. et al. Doença vestibular em cães: 81 casos (2006-2013). Pequenos Animais, Pesq. Vet. Bras., 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/pvb/a/L8j5hhqqZMWKrh8888VX38v/. Acesso em 14/06/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pode dar Dramin para cachorro?