Problemas intestinais

Pode dar laxante para gatos? Qual o melhor?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 26 março 2025
Pode dar laxante para gatos? Qual o melhor?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Distúrbios digestivos em gatos, quando não tratados de forma adequada, podem se tornar problemas graves e colocar a vida do bichano em risco. Alterações no comportamento do gato podem sinalizar que algo não está funcionando bem no seu corpo, como por exemplo, ir várias vezes à caixa sanitária no mesmo dia e não defecar. Diarreias são sintomas mais comuns nos animais, mas a constipação também é um problema presente e que merece atenção. O uso de laxantes nesses casos pode ser benéfico, mas tudo vai depender da causa da prisão de ventre do gato.

Perceber que o gato não está conseguindo defecar é um sinal de alerta que não pode ser ignorado. Examinar a caixa sanitária e procurar fezes em outros lugares da casa pode ajudar a dimensionar melhor o problema. Vários são os motivos de constipação em gatos, como alimentação inadequada, ingestão excessiva de pelos, principalmente em gatos de pelos longos, presença de penas e ossos no intestino.

Alguns gatos podem defecar a cada 36 ou 48 horas, enquanto outros utilizam o banheiro mais de uma vez ao dia. O importante é observar se houve alteração nessa frequência. E caso isso aconteça, algumas medidas devem ser tomadas para ajudar o bichano. Se você ficou interessado no assunto, aproveite este artigo que o PeritoAnimal preparou, com dicas e explicações sobre constipação e o uso de laxantes para gatos.

Também lhe pode interessar: Pode dar laxante para cachorro?
Índice
  1. Pode dar laxante para gatos?
  2. Qual o melhor laxante para gatos?
  3. Laxante caseiro para gatos
  4. O que fazer quando o gato não consegue defecar?

Pode dar laxante para gatos?

O uso de laxantes para gatos dependerá da causa da constipação. Em situações de obstrução intestinal, os laxantes são totalmente contraindicados. Causas como baixa ingestão de água ou dieta com poucas fibras podem ser resolvidas com um ajuste no manejo nutricional e também com a utilização de laxantes, até que o corpo se adeque à nova dieta. Os laxantes devem ser utilizados com muita cautela, pois em excesso, podem resultar em diarreia.

Pode dar laxante para gatos? Qual o melhor? - Pode dar laxante para gatos?

Qual o melhor laxante para gatos?

Existem vários tipos diferentes de laxantes que podem ser administrados em gatos, não havendo um que possa ser considerado melhor, pois tudo dependerá da causa da constipação. Eles podem ser classificados em formadores de volume, emolientes, lubrificantes, osmóticos ou estimulantes:

  • Laxantes formadores de volume: podem ser utilizados em casos mais simples, sem complicações aparentes. São eles: farelo de trigo e Psyllium (é uma fibra solúvel que produz um gel mucilaginoso que retém a água e aumenta o volume fecal, facilitando o trânsito intestinal).
  • Laxantes emolientes: revestem as fezes com uma substância lubrificante, tornando-as mais escorregadias, facilitanto o movimento no trato intestinal. São indicados para casos leves a moderados de constipação. O óleo mineral é o mais conhecido dessa classe.
  • Laxantes lubrificantes: nessa classe, encontramos a vaselina, que impede a absorção de água pelo cólon e facilita a passagem das fezes. Não deve ser utilizada com frequência, sendo indicada apenas em casos esporádicos e quando não houver outra opção melhor.
  • Laxantes osmóticos: neste grupo, encontram-se a lactulose e o polietilenoglicol. Esses produtos aumentam o volume fecal e amolecem as fezes. Podem ter como reações adversas como a distensão e dor abdominal.
  • Laxantes estimulantes: aumentam a atividade propulsiva do intestino, podendo causar diarreia. Nesse grupo está o bisacodil, que deve ser administrado com bastante cautela em gatos.

Laxante caseiro para gatos

Caso o problema não seja oriundo de alguma obstrução e o uso de laxantes não seja contraindicado pelo médico veterinário, você pode utilizar um pouco de leite integral. O leite possui a lactose, um açúcar que, para ser digerido, necessita de uma enzima chamada lactase. Quando o corpo não produz ou produz pouca lactase, a lactose não é digerida corretamente e causa alterações no intestino, como amolecimento das fezes.

Os filhotes, quando ainda mamam, possuem grande capacidade de digerir a lactose, mas à medida que vão crescendo, diminuem ou perdem essa capacidade, podendo apresentar diarreia quando consomem leite. O leite como laxante caseiro para gatos constipados deverá ser utilizado com cautela, para que o bichano não apresente diarreia. Por isso, forneça uma pequena quantidade para ele, cerca de 3 a 5 ml e aguarde algumas horas, para que seja possível verificar se isso resolverá o problema.

Pode dar laxante para gatos? Qual o melhor? - Laxante caseiro para gatos

O que fazer quando o gato não consegue defecar?

A constipação no gato acontece quando há um acúmulo anormal de fezes no cólon, local de reabsorção de água, aliado a uma diminuição nos movimentos peristálticos desse órgão. E o que isso quer dizer? Significa que, quanto mais tempo o bolo fecal ficar nessa região do intestino, mais água ele perderá e mais ressecado ficará, sendo muito mais difícil eliminá-lo. Esse problema pode acontecer em animais de qualquer idade, mas é mais comum em animais mais velhos. O manejo nutricional adequado, com dieta de qualidade e equilibrada, e uma ingestão correta de água pode evitar vários problemas intestinais no bichano.

Mas se o gato já estiver constipado, a forma mais adequada de resolver o problema é procurar ajuda do médico veterinário, que analisará o histórico do problema e verificará a necessidade ou não de realizar exames, como radiografia e ultrassonografia. A presença de corpos estranhos no intestino causando obstruções é considerada emergência médica, e o uso de laxantes é totalmente contraindicado. Por isso, a maneira mais segura de resolver a constipação no gato é procurar ajuda especializada. O uso de laxantes em animais com obstrução intestinal pode causar muita dor, além de ruptura do órgão e possível óbito. Por isso, não medique seu pet sem orientação profissional, pois isso pode ser perigoso para a saúde dele!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode dar laxante para gatos? Qual o melhor?, recomendamos que entre na nossa categoria de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • Cortadellas, O. Uso de laxante para gatos no controlo da obstipação. Universidade Ceu Cardenal Herrera. Disponível em https://vetsandclinics.com/pt/uso-de-laxante-para-gatos-no-controlo-da-obstipacao. Acesso em 26/02/2025.
  • Can Cats Eat Vaseline? Understanding the Risks of Petroleum Jelly for Felines. Cats Luv Us. Disponível em https://www.catsluvus.com/cat-food/can-cats-eat-vaseline-understanding-the-risks-of-petroleum-jelly-for-felines/?srsltid=AfmBOooi7E0sj0s9T94ebmaSvhfd2LjecOX-EmErUV-lKNfDHZY5-fXl. Acesso em 26/02/2025.
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode dar laxante para gatos? Qual o melhor?