Medicamentos

Pode dar Nimesulida para cachorro?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 25 julho 2024
Pode dar Nimesulida para cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O uso de anti-inflamatórios em cães é um assunto que deve ser conversado com muito cuidado e interesse pelos tutores, visto que esse medicamentos podem causar intoxicação no animal e até mesmo a sua morte. Um exemplo disso é o uso da Nimesulida, uma medicação muito utilizada pelas pessoas para tratar inflamações em geral, dor e febre.

Mas pode dar Nimesulida para cachorro? Si, a Nimesulida pode ser utilizada em cães, mas na dosagem e durante o período correto, conforme orientações do profissional habilitado. Seu uso indiscriminado pode causar sérios danos ao cachorro.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, o PeritoAnimal escreveu este artigo com várias dicas e cuidados relacionados ao uso do anti-inflamatório Nimesulida. Aproveite para ficar por dentro do assunto! Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Pode dar Dramin para cachorro?
Índice
  1. Pode dar Nimesulida para cachorro?
  2. Efeitos colaterais do Nimesulida em cachorros
  3. Em que casos é recomendado dar Nimesulida para cachorro?
  4. Qual a dosagem do Nimesulida para cachorro?

Pode dar Nimesulida para cachorro?

Sim, pode dar Nimesulida para cachorro, apesar de não ser o mais indicado. O uso racional de medicamentos é de extrema importância e caracteriza-se por utilizar o medicamento na dose certa, respeitando o intervalo de tempo entre as doses e o período de tratamento individualizado para cada paciente, evitando possíveis intoxicações causadas pelo uso exagerado de medicamentos.

Os anti-inflamatórios não esteroidais têm sido muito utilizados em pequenos animais. No entanto, podem gerar efeitos adversos especialmente no trato gastrointestinal, resultando no aparecimento de úlceras (lesões caracterizadas pela destruição da mucosa do estômago e do intestino).

A Nimesulida é um medicamento que apresenta propriedades que combatem a inflamação, a dor e a febre, e sua atividade anti-inflamatória envolve vários mecanismos. Ela inibe uma enzima chamada cicloxigenase, que está relacionada à produção de uma substância chamada prostaglandina. Tal inibição faz com que a dor e a inflamação diminuam, dando alívio ao cachorro ou à pessoa que a utiliza.

Nos cães, o uso de nimesulida só é indicado quando prescrito pelo veterinário, pois possui fortes efeitos adversos prejudiciais à espécie, sendo grande o risco de intoxicação e úlceras gástricas e intestinais.

Efeitos colaterais do Nimesulida em cachorros

Estudos relatam que o uso de nimesulida em cães pode causar intoxicação, hemorragias e ulceração gástricas, vômito, diarreia, dor abdominal, problemas renais e hepáticos. Além dos efeitos colaterais descritos, o estresse pode piorar a situação do estômago do cachorro, pois a mucosa gástrica torna-se suscetível a injúrias devido à diminuição do aporte sanguíneo na região e perda de mecanismos de proteção (produção de muco e bicarbonato) e da capacidade de renovação epitelial.

As úlceras gástricas são muito dolorosas, deixando o animal apático e sem conseguir se alimentar. Pode causar sangramentos que resultarão em anemia. Cachorros com úlcera no estômago ficam apáticos, desidratados e muito sensíveis ao toque devido à dor, além de apresentarem vômitos com presença de sangue. O quadro pode se tornar muito grave caso não seja tratado rapidamente, podendo levar o cachorro a óbito em poucas horas.

Pode dar Nimesulida para cachorro? - Efeitos colaterais do Nimesulida em cachorros

Em que casos é recomendado dar Nimesulida para cachorro?

Assim como outros anti-inflamatórios, a nimesulida é indicada para diminuir a inflamação, a dor e a febre. Em cães, pode ser utilizada em pós-operatório, situações inflamatórias em geral, dores musculoesqueléticas e osteoartrite.

Em casos de doenças crônicas, como as osteoarticulares, o uso de nimesulida não é indicado, pois será necessária a utilização por vários dias. A nimesulida não pode ser usada por mais de 5 dias nos cães. Para esses casos, existem outros anti-inflamatórios melhores e menos prejudiciais à mucosa gástrica da espécie canina.

Cada situação deverá ser avaliada, sendo considerados os pontos positivos e negativos do uso de anti-inflamatórios a longo prazo em cães, já que os efeitos adversos podem ser intensos. Outras opções de tratamento devem ser consideradas, como o uso de medicamentos para dor ou cirurgias.

Qual a dosagem do Nimesulida para cachorro?

Alguns estudos indicam que a dose de Nimesulida a ser utilizada de forma segura no cachorro é de 0,7 a 5mg por kg, em intervalos de 24 horas, por um período máximo de 3 a 5 dias. Por exemplo, um cachorro de 10 kg deverá tomar de 7 a 50mg, apenas uma vez ao dia e por, no máximo, 5 dias. No entanto, não indicamos seu uso sem a orientação do veterinário. Além disso, existem no mercado vários outros anti-inflamatórios de uso veterinário e bem mais seguros que a nimesulida.

Então, podemos analisar a situação: por que usar um medicamento perigoso para o cachorro se podemos utilizar vários outros melhores e mais seguros? Não vale a pena o risco! Consulte seu veterinário de confiança e utilize o medicamento mais apropriado para o caso do seu amigo!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar Nimesulida para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Costa, P.R.S, Araújo, R.B., Costa, M.C., Maia, R.E.N. Endoscopia gastroduodenal após administração de nimesulida, monofenilbutazona e meloxicam em cães. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., 2007. Disponível em https://www.scielo.br/j/abmvz/a/CcZcrQZQxDkM8gYSV9VhMWN/#. Acesso em 24/06/2024.
  • Maroneze, B.P. et al. Perfuração gástrica em um canino induzida por nimesulida. Revista de Ciências Agroveterinárias, 2013. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/editorinchief,+7-8+Beatriz+Maroneze%20(1).pdf. Acesso em 24/06/2024.
  • Krause, L.S. et al. Intoxicação por AINE em canino: relato de caso. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/667-Texto%20do%20Artigo-3725-1-10-20211213.pdf. Acesso em 24/06/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pode dar Nimesulida para cachorro?