Por que é ruim cortar rabos e orelhas de cachorro?
Ver fichas de Cachorros
Embora esteja diminuindo o número de adeptos, ainda há quem prefira que as orelhas e o rabo dos seus cães sejam cortados por razões estéticas.
É claro que gostos pessoais não se discutem, mas não devemos esquecer que um cão não é uma peça de roupa, é um ser vivo, por isso devemos considerar os inconvenientes que esta prática representa para o bem-estar do animal e os riscos que ela pode acarretar para a sua saúde, além das consequências jurídicas que poderão surgir.
Por tudo isso, no PeritoAnimal explicamos por que é ruim cortar orelhas e rabos dos cachorros.
1. Porque é desnecessário
Devemos ressaltar que não estamos nos referindo a amputações que devem ser realizadas por motivos médicos, como, por exemplo, tumores nessas áreas. Nesse caso, a necessidade de realizar essas intervenções deve ser determinada por um veterinário.
Neste artigo, estamos nos referindo a cortes nas orelhas e no rabo de cães exclusivamente por motivos estéticos, e, obviamente, isso não é necessário para a vida, saúde ou bem-estar do animal.
Em muitos casos, os tutores preferem seus cães com o rabo e as orelhas cortados porque estão acostumados a ver exemplares de determinadas raças dessa forma. Na verdade, ainda hoje muitos acham "estranho" ver um doberman com as orelhas caídas e o rabo longo.
Outros gostam mais disso porque aparentam ser "mais perigosos", lembrando cães de briga, já que cães de briga costumavam ter as orelhas e o rabo cortados para não serem facilmente agarrados pela mandíbula de seu oponente.
De qualquer forma, as brigas de cães, além de serem cruéis, são ilegais na maioria dos países civilizados.
Embora tenha sido comentado por alguns setores que, para alguns cães de caça, a amputação do rabo é benéfica para seu trabalho e sua saúde, pois facilitaria sua entrada em tocas e evitaria que se enredassem em espinhos, este é um argumento discutível.
Além disso, a maioria dos cães que costumam ser vistos com o rabo cortado pertence a raças que não são usadas para a caça, como por exemplo os boxers, os american staffordshire terrier ou os dobermans, então essa afirmação parece, pelo menos nesses casos, carente de fundamento.
2. Porque é doloroso
Algumas pessoas dizem que se o rabo do cachorro for cortado enquanto ele ainda é muito jovem, ou seja, recém-nascidos, os animais não sentem dor, isso não é uma verdade absoluta.
No caso do corte de orelhas, que geralmente é realizado em animais mais velhos e nos quais não há dúvidas sobre sua capacidade de sentir dor, não podemos esquecer que, mesmo que sejam utilizados anestésicos e analgésicos, a supressão da dor alcançada na operação, e sobretudo, no pós-operatório não é absoluto, longe disso.
3. Porque é perigoso
Como qualquer intervenção cirúrgica em que se utiliza anestesia, existem certos riscos associados, que podem até resultar na morte do animal. Embora isso seja incomum, não é de todo impossível que ocorra, por isso não parece muito positivo realizar estas operações quando o único objetivo é a estética.
Além disso, quer seja utilizada anestesia ou não, existe o risco de a ferida infeccionar, com consequências que podem ser mais ou menos graves. Por outro lado, não é a única complicação possível, pois os pontos podem arrebentar, o que levaria a uma nova sedação do animal para tentar resolver esse problema, pode haver erros que façam com que o resultado não seja o desejado, necessitando de uma nova intervenção para alcançar tal expectativa etc.
4. Porque é ilegal
Em muitos países, são proibidas mutilações cujo único propósito seja estético, o que inclui cortar orelhas e rabos de cães. No Brasil, apesar de ser considerado crime atualmente, além de passível de pena com multa e detenção, a prática ainda mantém popularidade.
5. Porque é incômodo
Embora o que foi dito acima possa ser suficiente para desencorajar muitos tutores de realizar este tipo de operação, devemos lembrar que, em primeiro lugar, custa dinheiro e, em segundo lugar, especialmente quando se trata de corte de orelhas e cauda, se realizado em adultos, além de exigir um esforço considerável, exige-se, também, tempo para levar o animal para a cirurgia, para tirar os pontos, para limpar e cicatrizar as feridas...
Tempo que, por outro lado, poderia ser utilizado em algo mais positivo como brincar com o animal, ou passear com ele, por exemplo.
6. Porque prejudica o relacionamento com outros cães
A cauda e as orelhas são partes fundamentais da linguagem canina, portanto, cortá-las pode prejudicar gravemente a socialização e o relacionamento de um cão com outros animais, podendo causar interpretações erradas que levam à agressividade.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que é ruim cortar rabos e orelhas de cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.