Curiosidades do mundo animal

Por que o nariz do coelho fica mexendo?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 29 julho 2024
Por que o nariz do coelho fica mexendo?
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Você já se perguntou por que os coelhos mexem o nariz e o que significa quando o fazem intensamente? Antes de mais nada, é importante que você saiba que os coelhos são extremamente expressivos e usam todo o corpo para interagir com seu ambiente, bem como para expressar suas emoções e reagir aos diferentes estímulos que percebem. Um dos desafios mais fascinantes de conviver com um coelho consiste, precisamente, em aprender a interpretar sua linguagem corporal para estabelecer uma comunicação eficiente.

Então, se você tem a sorte de ser o tutor de um coelho ou está pensando em se tornar um, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, onde explicaremos as principais causas de os coelhos mexerem o nariz e quando é necessário prestar atenção a esse comportamento. Vamos lá!

Também lhe pode interessar: Como saber se meu coelho gosta de mim?
Índice
  1. Olfato e curiosidade
  2. Estresse
  3. Medo
  4. Necessidade de acasalamento

Olfato e curiosidade

Por que meu coelho mexe tanto o nariz?” é uma pergunta que quase todos os tutores iniciantes fazem, geralmente depois de se surpreenderem com a intensidade com que seus companheiros lagomorfos farejam algo ou alguém.

Se este é o seu caso, saiba que essa é uma conduta natural que indica que o coelho tem muito interesse em algum cheiro que percebe em seu ambiente. De fato, a “regra geral” no comportamento dos coelhos e no seu desenvolvimento olfativo é que quanto mais rápido um coelho mexe o nariz, mais curiosidade ele sente pelo que está farejando.

Também não é preciso se alarmar se você perceber que seu coelho mexe o nariz muito rapidamente e o tempo todo, porque isso também é natural. Não é nenhum exagero dizer que só veremos o nariz de um coelho “repousar” enquanto ele dorme. E é possível até que você veja que a primeira coisa que seu coelho faz ao acordar é começar a mexer sua “trufinha”, talvez mesmo antes de abrir os olhos e começar a se mover.

Isso se deve ao fato de que o olfato é um dos sentidos mais desenvolvidos nos coelhos e permite que eles reconheçam uma ampla variedade de cheiros com os quais entram em contato ao longo de suas vidas. Além disso, se você prestar bem atenção, perceberá que os coelhos mexem o nariz com mais intensidade quando sentem algum cheiro novo que lhes gera curiosidade ou estranhamento.

Por exemplo, quando uma pessoa desconhecida entra em sua casa, quando você o leva ao veterinário ou a um lugar onde ele nunca esteve, ou mesmo se você trocar o produto de limpeza que costuma usar em sua casa ou o perfume que costuma usar em seu próprio corpo.

O que fazer?

Em todos esses casos, não é necessário se preocupar, pois estamos falando de uma conduta natural e instintiva dos coelhos, a qual é fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades sensoriais e cognitivas, bem como para a sua confiança, que lhe permite sentir-se seguro em seu lar e estar preparado para agir quando for necessário fugir ou se defender.

Estresse

Embora a principal causa de os coelhos mexerem o nariz rapidamente seja o grande interesse em algo que estão farejando, às vezes esse comportamento pode ser um sintoma de estresse nos coelhos.

Os coelhos se apegam a uma rotina para se sentirem seguros e evitarem se expor a circunstâncias que coloquem em risco sua integridade física ou mental. O olfato lhes permite reconhecer facilmente quando ocorre uma mudança em seu ambiente, e é justamente por isso que os coelhos mexem o nariz rapidamente quando detectam algo novo ou estranho ao seu redor.

Se essas mudanças ocorrerem de forma brusca ou repentina, o coelho pode interpretá-las como uma ameaça ao equilíbrio de seu ambiente e, consequentemente, ao seu bem-estar. Muitas vezes, um coelho estressado tende a "exagerar" ou repetir incessantemente certos comportamentos instintivos, como mexer o nariz rapidamente, roer objetos, comida e inclusive as barras de sua jaula, lamber-se e/ou acariciar-se constantemente (em casos severos, isso pode levar à automutilação), entre outros.

O que fazer?

Existem transtornos metabólicos e doenças comuns aos coelhos que podem causar dor, sintomas neurológicos ou um estado de particular vulnerabilidade que os fazem reagir como se estivessem em perigo.

Isso se traduz em mudanças em seu comportamento habitual e favorece o desenvolvimento de sintomas de estresse e até mesmo de agressividade. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer ao perceber que o comportamento do seu coelho mudou é levá-lo ao veterinário para garantir que ele está saudável e descartar qualquer causa patológica.

Algumas dicas para acalmar um coelho estressado que mexe muito o nariz são:

  • Otimizar a atividade física e o enriquecimento ambiental: o ideal é que seu coelho tenha um espaço relativamente amplo e seguro onde possa se mover, saltar, correr, farejar e se expressar livremente (melhor ainda se puder fazer isso ao ar livre para ter contato com a terra e a natureza). Além disso, é importante que a gaiola e o ambiente interno estejam devidamente enriquecidos com brinquedos e estímulos que o motivem. Para ajudar você, no PeritoAnimal selecionamos "Os melhores brinquedos para coelhos" e também te ensinamos "Como fazer brinquedos para coelhos".
  • Planejar as mudanças e ajudar seu coelho a se adaptar: é importante recompensar seu coelho por bons comportamentos, seja quando você tenta ensiná-lo algum comando de obediência ou truque, ou quando quer incentivá-lo a sair da gaiola e explorar um novo ambiente.
  • Jamais obrigue seu coelho a interagir com você ou com qualquer pessoa: é preciso respeitar suas preferências, limitações, vontade e espaço. E isso inclui as crianças! Forçar um coelho a interagir, obrigá-lo a aceitar nossos beijos e abraços, assim como submetê-lo a práticas que podem ser dolorosas (por exemplo, puxar suas orelhas ou apertá-lo), pode levar ao aparecimento de sinais de estresse ou até mesmo reações agressivas como forma de autopreservação. Para evitar que isso aconteça, é fundamental aprender "Como brincar com coelhos" e transmitir esses ensinamentos também às crianças da casa.

Aqui você pode consultar se "O coelho reconhece seu tutor?".

Por que o nariz do coelho fica mexendo? - Estresse

Medo

Embora não seja o mais frequente, outro motivo pelo qual os coelhos mexem o nariz rapidamente é o medo. Isso geralmente ocorre quando o coelho se encontra em uma situação ou ambiente totalmente novo, ou quando percebe estímulos muito intensos e/ou a presença de um predador em seu entorno.

Por exemplo, imagine que, em seu bairro, há um gato que sempre fica olhando para o seu coelho através de uma janela. Provavelmente, seu coelho mexerá o nariz muito rapidamente ao farejar esse gato e, como se trata de um possível predador, sua presença lhe provocará medo.

O medo do desconhecido é natural e desempenha um papel importante na sobrevivência de quase todas as espécies, inclusive dos seres humanos. Mas, quando falamos de um animal bastante sensível como os coelhos que, em um ambiente natural, encontrariam múltiplos possíveis predadores, a necessidade de se manterem seguros e a capacidade de reagirem rapidamente a qualquer possível ameaça são literalmente vitais.

Quando um coelho está com medo, ele geralmente realiza alguns comportamentos bastante chamativos, como tremer, golpear ou bater o chão com as patas traseiras, e podem até gritar ou rosnar quando se sentem ameaçados.

O que fazer?

Assim como ocorre com o estresse, são várias as coisas que podem assustar os coelhos e, como tutores, devemos conhecê-las e tentar preveni-las para criar um ambiente o mais positivo e seguro possível para nossos companheiros.

Todos os conselhos do parágrafo anterior serão úteis para esse propósito, mas também será fundamental que você pense muito bem na hora de definir a localização da gaiola do seu coelho, escolhendo um ambiente com a menor quantidade possível de estímulos fortes e/ou negativos. Voltando ao exemplo anterior, entendemos que não foi uma boa ideia colocar a gaiola do coelho perto da janela pela qual o gato podia vigiá-lo. É apenas uma hipótese, mas ilustra bem o que queremos dizer.

Outro aspecto fundamental é prestar atenção ao seu próprio comportamento ao interagir com o coelho e aos métodos que você usa para ensiná-lo a "se comportar". Nesse sentido, além de não obrigar o coelho a interagir contra sua vontade, é fundamental evitar movimentos bruscos ao se aproximar dele para não assustá-lo, e ter muito cuidado ao aplicar repreensões para corrigir algum comportamento inadequado. Lembre-se de que gritar, ofender ou hostilizar só fará com que seu coelho tenha medo de você e não queira se aproximar.

Por que o nariz do coelho fica mexendo? - Medo

Necessidade de acasalamento

Este último ponto está diretamente relacionado com o primeiro, porque poucas coisas despertam tanto a curiosidade e o interesse dos coelhos quanto a detecção de parceiros sexualmente ativos em seus arredores. Por exemplo, se você tem um coelho macho e ele percebe que há fêmeas sexualmente receptivas perto dele, é muito provável que você o veja mexer o nariz muito rápido e sem parar, além de se comportar de maneira muito inquieta, porque deseja "escapar" para acasalar.

Nesse ponto, é fundamental lembrar que os coelhos machos e fêmeas alcançam a maturidade sexual em uma idade muito precoce, geralmente com apenas 4 a 6 meses de vida. A partir daí, ambos os sexos se manterão em uma espécie de cio constante, ou seja, podem acasalar e gerar ninhadas durante todo o ano.

Além disso, uma vez alcançada a maturidade sexual, tendem a intensificar os comportamentos relacionados ao desejo sexual e ao instinto reprodutivo, como marcação de território, fuga, monta e territorialidade. Em alguns indivíduos, também se observa um aumento da destrutividade e da agressividade, principalmente em relação a outros indivíduos do mesmo sexo.

O que fazer?

Os comportamentos relacionados ao desejo sexual também são naturais e inerentes à natureza dos coelhos. Portanto, tentar inibi-los ou eliminá-los pode ser perigoso, especialmente quando se aplicam métodos inadequados, como punições físicas e confinamento, pois isso só gera mais estresse para os coelhos e favorece a agressividade.

Há um único procedimento seguro e comprovadamente eficaz para controlar esses comportamentos ou reduzir a frequência com que ocorrem, que consiste em castrar seu coelho. Vale ressaltar que a castração também é extremamente útil para prevenir ninhadas não planejadas e doenças com alta taxa de letalidade em machos e fêmeas, além de ajudar seu coelho a ter um comportamento mais dócil e propenso ao adestramento.

Por todas essas razões, recomendamos que você consulte um veterinário de confiança sobre o melhor momento para castrar seus coelhos. Além disso, no PeritoAnimal, respondemos a todas as suas dúvidas sobre "Castração de coelhos - Valor, quando fazer e benefícios" para a saúde e o comportamento dos coelhos, bem como sobre os cuidados pré e pós-operatórios.

Falando sobre o comportamento dos coelhos, pode ser que você se interesse pelo seguinte artigo: "Como saber se meu coelho gosta de mim?".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o nariz do coelho fica mexendo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que o nariz do coelho fica mexendo?