Outros problemas de saúde

Por que o penis do cachorro fica para fora?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 20 junho 2024
Por que o penis do cachorro fica para fora?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Aos nossos cães pode ocorrer a protrusão do pênis durante a ereção, o que geralmente se deve à excitação sexual. Alguns cães têm uma libido mais alta do que outros, então alguns podem ficar eretos apenas sendo acariciados, ao passear e ver uma cadela no cio ou não, ou ao encontrar algo que gostem ou um objeto com o qual possam se esfregar.

No entanto, às vezes, a protrusão do pênis de nossos cães pode ocorrer como consequência de alguma patologia, como priapismo, parafimose ou uma infecção. Se você se pergunta "por que o pênis do cachorro fica para fora?" e "o que fazer quando o pênis do cachorro fica para fora?", convidamos você a ler este artigo do PeritoAnimal para conhecer as principais causas que explicam isso e como resolvê-lo.

Índice
  1. Excitação
  2. Infecção
  3. Parafimose
  4. Priapismo

Excitação

A primeira coisa que se pensa quando o pênis de um cachorro sai é na excitação, seja sexual ou não. Embora muitas vezes esteja relacionado com a libido do cachorro, em outras ocasiões, nossos cães podem se estimular quando chega uma visita ou alguém novo em casa, quando seu cuidador retorna, após brincar, ao cheirar algum aroma ou após receber carícias. Isso é algo normal e natural nos cães e não deve ser motivo de preocupação, desde que o pênis não permaneça para fora por um longo período de tempo, voltando ao lugar sem problemas após a excitação.

Portanto, se o pênis do seu cachorro sai quando você o acaricia, é provável que ele esteja se sentindo confortável e que a sessão de carícias esteja sendo prazerosa para ele. Essas carícias não só beneficiam o cachorro, mas também são benéficas para você: "Benefícios de acariciar um cachorro".

O que fazer?

Você se pergunta o que fazer quando o pênis do cachorro sai? Se for por excitação, não há um tratamento para isso, e embora possa parecer desconfortável ou desagradável, é um comportamento natural nos cães machos que não deve ser evitado. No entanto, pode-se tentar controlar não provocando o estado de excitação do cachorro, cumprimentando-o de forma mais tranquila, não acariciando-o de forma tão efusiva ou evitando que as visitas lhe prestem atenção excessiva. Repetimos, isso é normal e não indica nenhum problema de saúde; simplesmente está relacionado com a natureza do cachorro em questão.

Por que o penis do cachorro fica para fora? - Excitação

Infecção

Às vezes, podemos observar que o pênis do nosso cachorro sai, mostrando uma coloração avermelhada e uma evidente inflamação, como resultado de um problema de saúde. Isso poderia indicar que ele sofre de balanopostite, uma inflamação do prepúcio e da glande. Quando um cachorro apresenta essa patologia, ele costuma lamber excessivamente a região, tenta se coçar e emite uma secreção malcheirosa e purulenta.

Este problema é bastante comum em cães machos e geralmente ocorre como resultado da proliferação de bactérias oportunistas que estão naturalmente presentes na região do pênis dos nossos companheiros caninos. Em outro artigo, explicamos mais sobre as causas que podem desenvolver esses sintomas: "Meu cachorro está com o pênis inflamado e vermelho - Por quê?".

O que fazer?

O tratamento da balanopostite canina consiste em administrar um antibiótico eficaz por cerca de 3 a 4 semanas, com base no cultivo bacteriano e no antibiograma. Além disso, é fundamental realizar limpezas ou lavagens com soluções antissépticas diluídas, como a clorexidina, e aplicar posteriormente uma pomada antibiótica de amplo espectro. É importante evitar que o cachorro afetado lamba a área, para o qual é recomendado o uso de um colar elizabetano.

Por que o penis do cachorro fica para fora? - Infecção

Parafimose

A parafimose ocorre quando um cachorro não consegue retrair o pênis para dentro da bainha do prepúcio. Isso ocorre especialmente em cães jovens após a cópula, masturbação ou algum trauma na área. O pênis parece congestionado e levemente descolorido à primeira vista, mas com o tempo, se permanecer exposto, o cachorro começará a lamber e podem ocorrer lesões mais graves e até necrose do pênis.

O que fazer?

O tratamento consiste em medidas para tentar recolocar o pênis no prepúcio, utilizando lubrificantes, terapia fria local ou soluções hiperosmóticas enquanto o prepúcio é empurrado para frente. Se isso falhar, deve-se realizar o alargamento cirúrgico temporário ou permanente do orifício prepucial por meio de um procedimento chamado prepuciotomia. Essa operação é realizada com o cachorro deitado de costas, fazendo uma incisão através da espessura da pele do prepúcio, do tecido subcutâneo e da mucosa prepucial no rafe médio da superfície dorsal do mesmo, e então reintroduzindo o pênis e fechando cuidadosamente a incisão em três camadas..

Priapismo

A última das causas que pode explicar por que o pênis do seu cachorro sai é o priapismo. O priapismo consiste na ereção permanente do pênis de um cachorro não associada à excitação sexual, o que dificulta a micção e predispõe o pênis a danos permanentes por dessecação e necrose isquêmica. Nas fases iniciais, o pênis pode ser reintroduzido manualmente no prepúcio, diferenciando-se assim da parafimose, na qual a reintrodução do pênis não é conseguida.

Nesses casos, os cães sentirão dores e estarão desconfortáveis devido ao tempo prolongado de ereção e à restrição do fluxo sanguíneo. As causas são variadas, podendo aparecer como resultado de lesões na cauda equina, doenças virais, uso de tranquilizantes, metástases de alguns tumores, traumas perineais ou da bexiga, ou qualquer lesão na medula espinhal que cursa com uma estimulação parassimpática do nervo pélvico. Aqui contamos todos os detalhes: "Priapismo em cães - Causas e tratamento".

O que fazer?

A terapia do priapismo em cães deve ser urgente, pois a vascularização do pênis pode estar comprometida, causando dor intensa nos cães e colocando em risco a integridade do membro. Além de limpar e desinfetar o pênis, deve-se tentar corrigir o problema por meio de punção para evacuar os corpos cavernosos ou injeções de agonistas adrenérgicos. Se isso não funcionar ou se o dano for irreparável, a única solução é realizar uma amputação do pênis e uma uretrostomia perineal.

Agora que você conhece as causas que justificam por que o pênis do seu cachorro sai e o que fazer em cada caso, não hesite em visitar o centro veterinário se o motivo não for excitação.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o penis do cachorro fica para fora?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • García, L. (2024). Priapismo en perros, causas y tratamiento. Disponible en: https://www.expertoanimal.com/priapismo-en-perros-causas-y-tratamiento-26863.html
  • Cuadrado, N.; García, E.; González, S. Anomalías del aparato reproductor del perro. Disponible en: https://www.uco.es/organiza/departamentos/anatomia-y-anat-patologica/peques/curso01_05/ap_reproduc2004.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que o penis do cachorro fica para fora?