Por que os gatos ronronam quando fazemos carinho?
Ver fichas de Gatos
O gato doméstico sempre esteve presente na história da humanidade, nas mais diversas civilizações, sendo alvo de amor e curiosidade devido ao seu comportamento intenso, herdado de sua espécie precursora, Felis lybica. Suas reações ao convívio com as pessoas atualmente são adaptativas, com atitudes aprendidas e instintos selvagens, dando ao gato um comportamento singular. Ainda não há consenso se o gato doméstico atual é domesticado ou não. Talvez o termo correto seja semidoméstico ou em processo de domesticação.
Os gatos possuem muitas peculiaridades, como o ronronar. Também conhecido com “ronrom” dos gatos, o barulho que eles emitem. O som é agradável, e geralmente está associado a bons momentos entre os bichanos e entre eles e seus tutores.
Mas afinal, por que os gatos ronronam quando fazemos carinho? Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto não perca o artigo que o PeritoAnimal elaborou especialmente para você! Aproveite e fique por dentro do assunto! Boa leitura!
Por que os gatos ronronam?
Geralmente, os gatos ronronam em situações de relaxamento e bem-estar, quando se sentem seguros. O ronronar é bem comum quando os gatinhos filhotes estão mamando na mãe, podendo reproduzir esse comportamento até quando recebem a alimentação pela mamadeira.
Algumas situações de medo, estresse e dor podem fazer com que o animal comece a ronronar. Alguns estudiosos no assunto acreditam que ele faz isso para tentar se acalmar, como se o som relembrasse momentos bons e o deixasse mais confortável.
Mas de onde vem esse barulho tão gostoso dos gatos? O barulho emitido pelo bichano vem de sua garganta, resultando da ação de contração e relaxamento da glote, na região da laringe. Esse movimento produz uma liberação de ar, emitindo o som característico do ronronar. Ainda, o diafragma vibra, permitindo que o ronrom seja sentido ao se tocar o pescoço e o tórax do gato.
Por que o gato ronrona quando recebe carinho?
Desde muito cedo, com cerca de dois dias de vida, o gato já é capaz de ronronar. Estudos indicam que o barulho facilita a localização do filhote pela mãe quando está amamentando a ninhada. Sendo assim, o gato associa o carinho que recebe dos humanos a esses momentos de aconchego e, por isso, ronrona nessas situações.
O ronronar também é uma forma de se comunicar com outros animais e com as pessoas. Os gatos sabem que o ambiente é seguro e agradável quando escutam outros gatos ronronarem. É como se um dissesse para o outro: pode ficar tranquilo, aqui é seguro!
Quais os benefícios do ronronar do gato?
O maior benefício do ronronar dos gatos é mantê-los mais calmos. Em situações estressantes, o barulho emitido pelo gato faz com ele se sinta melhor. É como se fosse uma pessoa em uma situação de medo e estresse tentando se acalmar, cantando uma música ou até mesmo controlando sua respiração. O barulho do ronronar ativa lugares no cérebro que liberam substâncias responsáveis pelo prazer, fazendo com que o gato em situação de estresse ou dor se sinta melhor.
Além disso, acredita-se que o ronronar ajuda a curar doenças, cicatrizar feridas e recuperar o equilíbrio do corpo do gato. Com a liberação de substâncias que causam prazer e bem-estar, o animal se recupera mais rápido, além de mostrar para outros animais e para seu tutor que está se sentindo melhor.
Como forma de comunicação, o ronronar tem o grande benefício de possibilitar que o filhote recém-nascido, ainda com os olhos e ouvidos fechados, consiga se comunicar com a mãe, que emite o som para que seus gatinhos a localize. E acreditem: com apenas dois dias de vida, o gatinho já consegue se comunicar com a mãe por meio do seu ronronar!
Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos ronronam quando fazemos carinho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Scholten, A.D. Particularidades Comportamentais do Gato Doméstico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/170364/001050568.pdf?sequence=1. Acesso em 18/06/2024.
- Costa, T.V. Estudo da vocalização de gatos de abrigo: influência da adoção e da separação do cuidador humano. Universidade Federal Rural da Amazônia, 2023. Disponível em https://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3196/1/COSTA%2C%20Thiago%20Vieira%20%282023%29%20-%20ESTUDO%20DA%20VOCALIZA%C3%87%C3%83O%20DE%20GATOS%20DE%20ABRIGO%20%20INFLU%C3%8ANCIA%20DA%20ADO%C3%87%C3%83O%20E%20DA%20SEPARA%C3%87%C3%83O%20DO%20CUIDADOR%20HUMANO.pdf. Acesso em 18/06/2024.
- Porque é que os gatos ronronam? Purina. Disponível em https://www.purina.pt/artigos/gatos/comportamento/porque-gatos-ronronam#:~:text=Sabia%20que%E2%80%A6%3F&text=A%20baixa%20frequ%C3%Aancia%20do%20ronronar,forma%20de%20al%C3%Advio%20da%20dor. Acesso em 19/06/2024.