Medicamentos

Posso dar antialérgico humano para cachorro?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 25 junho 2024
Posso dar antialérgico humano para cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Alergias não são um problema apenas de pessoas. Muitos animais sofrem desse mal, principalmente os cães. As causas são diversas e muitas vezes até desconhecidas. No entanto, nem sempre o tratamento utilizado por nós pode ser efetivo nos cães, sendo necessária a orientação do veterinário nesse momento.

Mesmo que seja uma emergência, medicar o cachorro sem orientação pode ser um ato perigoso para a vida do seu melhor amigo. Cachorros com alergia na pele precisam de um tratamento adequado, podendo ser utilizados antialérgicos nesses casos.

Apesar de ser usado com frequência em cães, os antialérgicos humanos devem ser prescritos da forma correta, pois seus efeitos podem ser menores ou maiores do que os esperados nas pessoas. Para esclarecer todas as suas dúvidas se pode dar antialérgico humano para cachorro, aproveite as dicas que o PeritoAnimal escreveu para você neste artigo! Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Posso dar anti-inflamatório para gatos?
Índice
  1. Posso dar antialérgico humano para cachorro?
  2. Efeitos colaterais de dar antialérgico humano para cachorro
  3. Qual é o melhor antialérgico para cachorro?
  4. Remédios caseiros para alergia em cachorro

Posso dar antialérgico humano para cachorro?

A resposta é sim! Mas somente com indicação do veterinário. A dose do antialérgico humano utilizada para o cachorro é muito diferente e você pode causar uma intoxicação no seu cachorro.

Além disso, a administração de doses abaixo do indicado não vai melhorar a vida do cachorro alérgico, que continuará com o quadro de alergia, podendo ser perigoso para a vida dele.

Efeitos colaterais de dar antialérgico humano para cachorro

O cachorro pode ter os mesmos efeitos colaterais que as pessoas ao tomar antialérgico, que incluem:

  • Sonolência;
  • Fraqueza;
  • Falta de atenção;
  • Dificuldade para se concentrar.
Posso dar antialérgico humano para cachorro? - Efeitos colaterais de dar antialérgico humano para cachorro

Qual é o melhor antialérgico para cachorro?

Não existe um antialérgico melhor para o cachorro. Cada caso deverá ser analisado pelo veterinário, que prescreverá a melhor opção para cada doença. Alergias agudas precisam de um protocolo de atendimento mais agressivo e rápido, sendo totalmente diferente do tratamento de alergias crônicas. Mas, independentemente da causa, o antialérgico pode ser sim uma opção válida e muito útil para o cachorro alérgico, devendo ser utilizado o medicamento adequado para cada tipo de alergia, com a dose correta.

Como tratar alergias em cachorro?

Primeiramente, vamos entender como funciona o mecanismo causador da alergia nos cães, que não difere das outras espécies. A alergia é uma reação de hipersensibilidade iniciada por mecanismos imunológicos, podendo ser mediada por células ou por anticorpos. Na maioria dos casos, o anticorpo responsável pela reação alérgica pertence ao isotipo IgE. No entanto, nem toda reação alérgica está associada à IgE, podendo o anticorpo pertencer ao isotipo IgG.

O tratamento do cachorro com alergia envolve várias etapas, desde a tentativa de eliminar o agente causador da alergia até o uso de imunoterapêuticos. Quando a causa da alergia não pode ser descoberta ou eliminada, ou mesmo quando o cachorro possui alergia a várias substâncias, o uso de medicamentos será necessário por um longo tempo, às vezes até pela vida toda do animal. Nesses casos, existem algumas opções: antialérgicos, corticoides e imunoterapêuticos.

Em qualquer situação, o animal deverá ser examinado e tratado pelo veterinário, que saberá indicar o melhor programa de tratamento para o seu amigo. Além disso, o tratamento deverá ter um acompanhamento periódico, muita disciplina e dedicação do tutor.

Remédios caseiros para alergia em cachorro

Coçar-se um pouquinho é um comportamento normal do cachorro. Mas quando fica excessivo, pode causar ferimentos graves na pele com dentes e unhas, além da queda de pelos. Existem alguns cuidados que podem ser feitos em casa que ajudam a aliviar a coceira dos cães:

  1. Evite muitos banhos. Os xampus retiram a oleosidade da pele do cachorro e, quando usados em excesso, deixam a pele seca, causando coceiras. O ideal é dar um banho por mês no cachorro;
  2. Use xampus neutros, formulados especialmente para cachorros;
  3. Utilize formulações com camomila e babosa, além de outros hidratantes naturais;
  4. Evite passar perfumes. Os cães possuem o olfato muito mais eficiente do que o nosso, o que deixa os perfumes utilizados muito fortes e irritantes, causando alergias;
  5. Alguns cães possuem alergia alimentar, sendo a proteína de frango a mais alergênica. Utilize rações hipoalergênicas, com proteína de soja ou de ovelha. Caso não seja possível, evite rações e dietas com frango na composição;
  6. Esteja sempre atento à presença de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos. Além da coceira causada pelo parasita ao caminhar sobre a pele do animal, eles liberam substância que causam alergia na pele do cachorro enquanto se alimentam de seu sangue. O uso de produtos antipulgas e contra carrapatos pode evitar a dermatite alérgica à picada de ectoparasitas.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar antialérgico humano para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Fernandes, M.E. Alergia alimentar em cães. Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, 2005. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-17022007-094556/publico/alergia.pdf. Acesso em 13/05/2024.
  • Criado, P.R, Maruta, C.W, Criado, R.F.J., Machado Filho, C.A. Histamina, receptores de histamina e anti-histamínicos: novos conceitos. Anais Brasileiros de Dermatologia, 2010. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/abd/a/r4BhwWR3fDgZSLPpKV8N3rg/?format=pdf. Acesso em 13/05/2024.
  • Cytopoint® Imunoterapêutico para dermatite atópica canina. Zoetis. Bula disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.zoetis.com.br/produtos-e-servicos/animais-de-companhia/cytopoint/assets/cytopoint-bula.pdf. Acesso em 13/05/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Posso dar antialérgico humano para cachorro?