Medicamentos

Prediderm para cachorro - Para que serve, como usar e efeitos colaterais

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 3 outubro 2024
Prediderm para cachorro - Para que serve, como usar e efeitos colaterais
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O uso de medicamentos em pets sem a devida orientação veterinária tornou-se quase um hábito em nosso país. No entanto, essa prática pode colocar em risco a vida do animal, além de mascarar sintomas e retardar diagnósticos de doenças que poderiam ser tratadas precocemente.

Um dos anti-inflamatórios mais fáceis de ser encontrado e com baixo custo é a prednisolona, um esteroide utilizado para várias doenças, atuando também como imunossupressor, dependendo da dose utilizada. No entanto, sua dosagem, a duração do tratamento e a resposta à terapia depende muito de cada paciente. O Prediderm é a prednisolona vendida pela Ourofino, sendo facilmente encontrada em lojas de produtos para animais.

Por ser um medicamento muito conhecido, é bastante utilizado sem que os tutores saibam muitas informações. E para ajudar nisso, o PeritoAnimal escreveu este artigo explicando para que serve o Prediderm para cachorro, como usar, dose recomendada e efeitos colaterais. Aproveite para ficar bem informado sobre o assunto! Boa leitura!

Índice
  1. Para que serve o Prediderm?
  2. Qual a dose recomendada de Prediderm para pets?
  3. Como usar o Prediderm?
  4. Efeitos colaterais do Prediderm

Para que serve o Prediderm?

O Prediderm é uma anti-inflamatório esteroidal utilizado em várias doenças nas quais a reação inflamatória precisa ser controlada ou reduzida, como artrite e alergias. Na maioria dos casos, quando o animal adoece, é necessário que seu corpo desenvolva uma reação inflamatória para combater os agentes patogênicos, pois a inflamação serve para recrutar células de defesa e anticorpos para combatê-los.

No entanto, algumas vezes essa reação é muito forte, causando graves danos aos órgãos afetados, sendo necessário o seu controle. Quando isso acontece, podemos utilizar os corticoides, que bloqueiam a liberação de várias substâncias presentes na inflamação, diminuindo a capacidade de defesa do organismo. Devido a esse efeito, o fármaco também pode ser utilizado como imunossupressor em casos onde se necessita desse efeito, como em doenças autoimunes.

Além disso, o Prediderm pode ser utilizado para combater alergias. Vamos entender melhor isso: quando o corpo detecta uma substância estranha, como um alérgeno (poeira, ácaro, alguma proteína), ele responde produzindo histamina e outros compostos inflamatórios. Essas substâncias causam sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão. E é neste contexto que o corticoide vai atuar, ajudando a reduzir a inflamação e a aliviar os sintomas das alergias.

Qual a dose recomendada de Prediderm para pets?

A dosagem vai depender do efeito desejado e do que será tratado. A dose utilizada pode variar bastante, devendo ser prescrita pelo médico veterinário, para que não ocorram intoxicações e efeitos colaterais indesejáveis.

Cada animal possui uma resposta individual ao medicamento, sendo necessário observar a evolução do tratamento para que o tempo de uso seja previsto de forma correta. A administração de Prediderm deve ser calculada com o objetivo de se obter a menor dosagem possível que resulte no máximo efeito terapêutico desejado, com mínimos efeitos colaterais.

A terapia com Prediderm deve ser iniciada com uma dose mais alta que é mantida até que se consiga a resposta terapêutica desejada, o que normalmente ocorre num período de 2 a 7 dias na maioria das patologias. Tão logo uma resposta clínica satisfatória tenha sido obtida, a dose diária deve ser reduzida gradualmente para a finalização do tratamento, nos casos de doenças agudas.

Nos casos de doenças crônicas, reduz-se gradativamente a dose inicial até uma mínima dose efetiva de manutenção. Recomenda-se, nestes casos, a administração de Prediderm em dias alternados, pois este regime de administração permite a recuperação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, minimizando o aparecimento de efeitos colaterais.

A dose recomendada para efeitos anti-inflamatórios e antialérgico são de 0,5 a 1,0 mg por quilo de peso corporal, em um intervalo de 12 a 24 horas. Lembrado que essa dose poderá sofrer ajustes de acordo com a gravidade da doença e com a prescrição do médico veterinário.

Prediderm para cachorro - Para que serve, como usar e efeitos colaterais - Qual a dose recomendada de Prediderm para pets?

Como usar o Prediderm?

Prediderm vem em comprimidos, podendo ser administrado diretamente na boca do cachorro ou colocado dentro de algum alimento de sua preferência. A administração pode ser realizada a cada 12 horas ou uma vez ao dia, dependendo da prescrição do profissional responsável.

A dose recomendada não deve ser excedida e os animais submetidos à terapia com Prediderm devem estar sob constante supervisão veterinária. A suspensão da terapia com corticosteroides, dependendo da dose utilizada e duração do tratamento, pode causar uma supressão na produção de esteroides endógenos.

Consequentemente, animais que tenham terminado a terapia recentemente, podem necessitar da administração de corticosteroides de ação rápida quando submetidos a situações de estresse como cirurgias, traumas ou infecções severas.

Efeitos colaterais do Prediderm

O uso crônico de prednisolona pode causar problemas como a Síndrome de Cushing, aumento do açúcar no sangue, diabetes e diminuição dos níveis de potássio no corpo. Geralmente o cachorro engorda, bebe mais água e urina com maior frequência. Em alguns casos, o pet pode desenvolver gastrite, com episódios de náuseas e vômito.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Prediderm para cachorro - Para que serve, como usar e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Corticoides e seu papel no tratamento das alergias. Alergoclínica, 2023. Disponível em https://alergoclinica.med.br/corticoides-e-seu-papel-no-tratamento-das-alergias/. Acesso em 16/09/2024.
  • Prediderm Comprimidos, Ourofino Saúde Animal. Disponível em https://www.ourofinopet.com/produtos/medicamentos/prediderm/. Acesso em 16/09/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Prediderm para cachorro - Para que serve, como usar e efeitos colaterais