Curiosidades do mundo animal

Qual é a lenda do peixe-remo?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 18 março 2025
Qual é a lenda do peixe-remo?
Peixes-remo

Ver fichas de  Peixes-remo

O peixe-remo (Regalecus glesne) é um animal marinho enigmático e fascinante dos oceanos. Seu corpo alongado, com aspecto semelhante a uma serpente, e sua nadadeira dorsal de um chamativo tom vermelho alimentaram mitos e lendas ao longo da história. A cor do corpo é prateada e pálida, e seu tamanho geralmente é em torno de 2 metros, embora possa ultrapassar essa medida, tendo sido especulado sobre tamanhos bem maiores. Com uma distribuição global em águas temperadas e tropicais, esse peixe habita profundidades entre a zona epipelágica e mesopelágica, onde se desloca com um movimento ondulante característico.

Sua morfologia, sem escamas e com uma linha lateral pronunciada, são outras de suas características, além do fato de poder sobreviver mesmo perdendo parte de seu corpo. Apesar de sua raridade, sua aparição nas costas gerou especulações sobre sua relação com fenômenos sísmicos, razão pela qual, neste artigo do PeritoAnimal, contamos mais informações sobre a lenda japonesa do peixe-remo e seu significado.

Também lhe pode interessar: Os maiores peixes do mundo
Índice
  1. Origem da lenda do peixe-remo
  2. Qual é a lenda japonesa do peixe-remo?
  3. Apareceu um peixe-remo no México, o que significa?

Origem da lenda do peixe-remo

O peixe-remo tem sido fonte de mitos e superstições durante séculos devido à sua aparência incomum e à sua aparição esporádica nas costas. Como mencionamos, ele possui características peculiares, e seu corpo longo e ondulante, juntamente com sua coloração prateada e sua distinta nadadeira dorsal vermelha, levaram muitas culturas a associá-lo a criaturas lendárias, especialmente às serpentes marinhas descritas nos relatos de marinheiros desde a antiguidade.

Um dos fatores que alimentou o que diz a lenda do peixe-remo é sua aparição antes de eventos sísmicos, como ocorreu no terremoto e tsunami de 2011 em Tohoku, que também impactou o reator nuclear da cidade de Fukushima, onde esse animal foi avistado previamente.

Por isso, no Japão, por exemplo, acredita-se que a aparição de peixes-remo encalhados nas praias seja um presságio de terremotos e tsunamis, uma crença baseada na tradição folclórica conhecida como Namazu-e, que associa os peixes a catástrofes naturais. No entanto, estudos científicos descartaram uma relação causal entre esses avistamentos e a atividade sísmica.

Nesse sentido, ao longo da história, sua raridade e a dificuldade de estudá-lo em seu habitat natural mantiveram viva a fascinação por esse peixe, consolidando seu lugar na mitologia marinha e na cultura popular.

Nos mares do norte também existem mitos sobre essa espécie. Lá, ele é normalmente conhecido como o rei dos arenques, já que os pescadores dessas regiões associam a aparição dessa espécie à chegada de cardumes de arenques. Da mesma forma, os grupos antigos da Noruega relatavam que, se se causasse dano a um peixe-remo, isso afetaria a pesca do momento.

Talvez te interesse dar uma olhada no seguinte artigo sobre "Animais marinhos - Características, exemplos e curiosidades".

Qual é a lenda do peixe-remo? - Origem da lenda do peixe-remo

Qual é a lenda japonesa do peixe-remo?

A lenda do peixe-remo está fundamentada na ideia de que os animais podem prever ou advertir sobre os desastres causados por eventos naturais, devido ao comportamento que, em alguns casos, demonstram antes de que ocorram. Dessa forma, na cultura popular japonesa, como o peixe-remo habita águas marítimas muito profundas, acredita-se que ele detecta mudanças no fundo marinho, como terremotos, os quais podem originar tsunamis. Por isso, ele emerge à superfície nesses casos, tornando-se assim um presságio de desastres.

Essa crença foi sendo reforçada e expandida ao longo do tempo, por encontros com peixes remo nas costas, e, em alguns casos, coincidindo com algum evento sísmico. No entanto, os estudos científicos não encontraram relação entre a ocorrência de eventos sísmicos submarinos e a saída à superfície de peixes-remo. Mas, apesar disso, a lenda japonesa do peixe-remo continua viva, e cada aparição de um peixe-remo ou rei dos arenques gera inquietação.

Apareceu um peixe-remo no México, o que significa?

O que acontece quando um peixe-remo aparece? No dia 9 de fevereiro de 2025, um peixe-remo chegou à praia El Quemado, na Baja California Sur. Esse evento gerou alarme devido à suposta relação da espécie com desastres naturais, algo que sabemos que não está comprovado.

No entanto, o aparecimento do peixe-remo na superfície naturalmente desperta curiosidade, pois ele vive em grandes profundidades. Esse fenômeno pode estar relacionado a:

  • Debilitação.
  • Doenças.
  • Lesões do animal.

Essas condições podem impedir que o peixe-remo se desloque normalmente, fazendo com que ele acabe arrastado ou desorientado até a superfície.

Além disso, fenômenos como o El Niño, que altera as correntes oceânicas, também podem impactar espécies como o peixe-remo. Adicionalmente, atividades humanas em grandes profundidades, como exploração de petróleo, pesca em alta intensidade ou presença de submarinos, podem ser outras causas da desorientação do peixe-remo, forçando-o a emergir de forma incomum para a superfície.

Apesar das investigações científicas, o peixe-remo continua envolto em uma aura de mistério. Sua vida nas profundezas do oceano dificulta o conhecimento sobre seus hábitos, o que ainda precisa ser mais esclarecido. O que é certo é que, se você se perguntava o que o peixe-remo tem a ver com o fim do mundo, a resposta é: nada. Seu aparecimento na superfície não é um anúncio apocalíptico.

Qual é a lenda do peixe-remo? - Apareceu um peixe-remo no México, o que significa?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a lenda do peixe-remo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Cisneros, V. (2025). ¿Por qué el pez remo es considerado un presagio del Apocalipsis y qué pasa cuando aparece? Disponible en: https://www.infobae.com/mexico/2025/02/19/por-que-el-pez-remo-es-considerado-un-presagio-del-apocalipsis-y-que-pasa-cuando-aparece/
  • National Geographic. (2024). Pez remo o “pez del fin del mundo”: Las 5 curiosidades sobre este animal vinculado al mito del apocalipsis. Disponible en: https://www.nationalgeographicla.com/animales/2024/06/pez-remo-o-pez-del-fin-del-mundo-las-5-curiosidades-sobre-este-animal-vinculado-al-mito-del-apocalipsis
  • Smith-Vaniz, WF. 2015. Regalecus glesne (versión de erratas publicada en 2017). Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2015: e.T190378A115316206. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-4.RLTS.T190378A21911480.en
  • Trujillo, O. (2019). Desmitificando mitos: El pez remo como predictor de terremotos. Disponible en: https://resonanciacientifica.coscyt.mx/ciencia/ciencias-naturales/desmitificando-mitos-el-pez-remo-como-predictor-de-terremotos/
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Qual é a lenda do peixe-remo?