Curiosidades do mundo animal

Qual é o habitat das estrelas-do-mar?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 2 julho 2024
Qual é o habitat das estrelas-do-mar?

As estrelas-do-mar pertencem ao filo dos equinodermos e se encontram na classe Asteroidea. São animais peculiares, com um corpo constituído por um disco central, ao qual se conectam os braços, que podem variar de cinco até muitos mais. Dependendo da espécie, as cores são diferentes, podendo ser vermelhas, laranjas, azuis, marrons ou cinzas, entre outras.

Várias espécies desses invertebrados são conhecidas como espécies-chave porque têm um papel particular dentro do ecossistema; também devido ao fato de que algumas podem ter uma alimentação voraz e, ao crescerem desproporcionalmente em número, se tornam predadoras que causam danos à dinâmica dos mares. Existem cerca de 2.000 espécies de asteroideos e, neste artigo do PeritoAnimal, comentamos sobre onde vivem as estrelas-do-mar.

Também lhe pode interessar: Como é a locomoção das estrelas-do-mar?
Índice
  1. Distribuição das estrelas-do-mar
  2. Habitat das estrelas-do-mar
  3. As estrelas-do-mar podem viver fora da água?

Distribuição das estrelas-do-mar

As estrelas-do-mar são um grupo muito diverso, com uma ampla distribuição global, estando presentes em todos os oceanos do mundo. As estrelas-do-mar se distribuem desde as zonas menos profundas, como a intermareal, até grandes profundidades nos fundos marinhos, podendo viver a milhares de metros de profundidade.

Além disso, esse tipo de equinodermo varia sua distribuição em função das temperaturas, estando presentes tanto nas águas quentes dos mares tropicais quanto nas geladas das zonas polares.

Vejamos a seguir alguns exemplos da distribuição das estrelas-do-mar:

  • Estrela-do-mar com bandas (Luidia alternata): possui uma ampla distribuição desde as costas da Carolina do Norte até a Argentina. Pode ser observada em áreas do Mississippi, México, Caribe e ao largo da Flórida.
  • Estrela-do-mar de sete braços (Luidia ciliaris): é comum em muitas costas da Europa, podendo estar em áreas tropicais e sub-boreais. Assim, é encontrada no Mar Mediterrâneo, no Oceano Atlântico, nas ilhas Britânicas e até em Cabo Verde.
  • Estrela-do-mar antártica (Odontaster validus): é nativa da região antártica, comum ao redor do continente e em ilhas da área.
  • Estrela acolchoada (Oreaster reticulatus): estende-se desde a Carolina do Sul até as águas do Caribe. Foi introduzida em Cabo Verde.
  • Estrela morcego (Patiria miniata): desenvolve-se ao longo da costa do Oceano Pacífico, desde o Alasca até o México.
  • Estrela-do-mar coroa-de-espinhos (Acanthaster planci): possui ampla distribuição no Oceano Indo-Pacífico, com presença no Mar Vermelho, África Oriental, Japão, estendendo-se até Panamá e Golfo da Califórnia. Também é comum na Grande Barreira de Coral, na Austrália.
  • Estrela-do-mar do Pacífico Norte (Asterias amurensis): encontra-se em algumas áreas do Pacífico Norte, perto do Japão, Rússia, norte da China e Coreia. No entanto, é uma espécie introduzida no sul da Austrália e na Europa.
  • Estrela-do-mar de Forbes (Asterias forbesi): sua distribuição é mais restrita que outras espécies, localizando-se nas costas norte-americanas desde o Golfo do Maine até o Golfo do México.
  • Estrela-do-mar comum (Asterias Rubens): a estrela-do-mar comum se distribui no Oceano Atlântico, mas é uma espécie boreal, que também está no Ártico. Adicionalmente, tem presença no Mar Branco e nas costas de Senegal
  • Estrela-cojín (Asterina gibbosa): é comum em zonas rochosas da Europa, nos mares do sul e nas ilhas Britânicas.
  • Estrela azul (Linckia laevigata): vive em zonas tropicais dos oceanos Índico e Pacífico.
  • Estrela de sangue (Henricia sanguinolenta): encontra-se tanto no Pacífico quanto no Atlântico Norte. É frequente nas costas oeste da Escócia

Agora que você já sabe onde vivem as estrelas-do-mar, vamos ver qual é o seu habitat. Para saber mais sobre as características das estrelas-do-mar, pode ser interessante dar uma olhada no seguinte post sobre os "Tipos de estrelas-do-mar".

Qual é o habitat das estrelas-do-mar? - Distribuição das estrelas-do-mar

Habitat das estrelas-do-mar

O habitat das estrelas-do-mar é principalmente marinho; apenas algumas espécies estão em zonas de estuários com águas salobras, mas sempre deve ser um ecossistema com certos níveis de salinidade. Como vimos anteriormente, são animais com uma amplíssima distribuição global, tendo presença em todo o mundo.

A seguir, apresentamos os habitats específicos em que as estrelas-do-mar podem se desenvolver:

  • Zonas arenosas.
  • Áreas rochosas.
  • Mares gelados.
  • Recifes de coral.
  • Espaços estuarinos.
  • Zonas de manguezais.
  • Sedimentos lamacentos.
  • Fundos marinhos calcários.
  • Zonas de pradarias marinhas.
  • Áreas costeiras acidentadas.
  • Espaços dominados por algas.
  • Águas tropicais e subtropicais.
  • Áreas de criadouros de ostras, mexilhões e almêijoas.

As estrelas-do-mar podem viver fora da água?

As estrelas-do-mar são animais bastante sensíveis e, embora algumas espécies possam tolerar certas mudanças, aspectos como temperatura, salinidade, profundidade, pH, oxigênio e intensidade luminosa são muito importantes para que se mantenham adequadamente. Assim, por exemplo, algumas não toleram mudanças bruscas ou aumentos de temperatura ou salinidade, restringindo-se a águas onde essas condições sejam mais ou menos estáveis.

Agora, entre essas mudanças que as estrelas-do-mar não toleram, encontramos o fato de viver fora da água. As estrelas-do-mar não podem ficar fora da água porque sua respiração depende da troca de gases que ocorre no meio aquático; ao saírem da água, morrem por não conseguirem respirar. Além disso, a água é fundamental para outros processos fisiológicos desse animal. Aqui você encontra mais informações sobre a "Reprodução da estrela-do mar".

Com base no exposto, nunca devemos tirar uma estrela-do-mar da água para tirar fotografias ou observá-las; isso sempre deve ser feito com o animal dentro da água. Além disso, não devemos perturbá-las em seu habitat, pois, como mencionamos, elas são muito sensíveis a certas mudanças. Assim, da próxima vez que você vir uma estrela-do-mar na praia, limite-se a observá-la sem incomodá-la.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual é o habitat das estrelas-do-mar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Hickman, C.; Roberts, L.; Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
  • Mulcrone, R. (2005). "Asteroidea". Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Asteroidea/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Qual é o habitat das estrelas-do-mar?