Curiosidades do mundo animal

Quantos tipos de zebras existem

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 3 julho 2024
Quantos tipos de zebras existem

As zebras são mamíferos facilmente reconhecíveis pelo seu padrão de listras pretas, os quais, além disso, são peculiarmente únicos em cada indivíduo. Estes animais estão relacionados com os cavalos e asnos, com quem de fato compartilham o mesmo gênero.

Por outro lado, as zebras são nativas da África e, embora eventualmente possam ser vistas em alguns zoológicos ao redor do mundo, trata-se de um animal que foi muito pouco domesticado. Certamente você já se perguntou se existe apenas uma espécie de zebra ou, pelo contrário, se existem várias. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra quantos tipos de zebras existem.

Também lhe pode interessar: Tipos de borboletas
Índice
  1. Classificação das zebras
  2. Características das zebras
  3. Tipos de zebras

Classificação das zebras

A classificação taxonômica das zebras é estabelecida da seguinte maneira:

  • Reino: Animal;
  • Filo: Cordados;
  • Classe: Mamíferos;
  • Ordem: Perissodáctilos;
  • Família: Equídeos;
  • Gênero: Equus;
  • Espécies: Equus grevyi, E. quagga e E. zebra.

Características das zebras

Como indicamos, as zebras são animais distintos entre os mamíferos e os equinos. Vamos conhecer a seguir suas características particulares:

  • Dependendo da espécie, as zebras podem medir de 2 a 3 metros de comprimento e entre 1 e 1,6 metros de altura;
  • Em relação ao peso, esses equídeos pesam de aproximadamente 175 a 450 kg;
  • Costumam ter corpos robustos com o peito volumoso;
  • Suas caudas têm comprimento médio, cobertas na extremidade por tufos de pelos;
  • Possuem uma crina de pelo mais longo que vai da cabeça e desce pelo pescoço;
  • As pernas são fortes, mas finas em relação ao corpo. As dianteiras são mais longas que as traseiras;
  • Por serem perissodáctilos ou ungulados, as zebras têm dedos ímpares cobertos por cascos. Assim, neste caso, têm um com forma de pá e coberto por um casco, sobre o qual repousa a pata;
  • O rosto é alongado, assim como o pescoço, com um focinho proeminente;
  • Os olhos estão localizados dos lados da cabeça e para cima, característica que facilita a visão enquanto se alimentam;
  • São animais herbívoros;
  • Seus dentes estão adaptados para pastar e consistem em grandes incisivos para cortar a vegetação, pré-molares e molares que trituram e moem o alimento;
  • Possuem orelhas eretas, que facilitam captar os sons ao seu redor;
  • A pelagem é composta por padrões de listras brancas e pretas. Pela barriga desses animais ser branca, estima-se que essa seja a cor base, coberta por listras pretas.
Quantos tipos de zebras existem - Características das zebras

Tipos de zebras

Agora que conhecemos as características gerais das zebras, vamos ver os três tipos de zebras que existem e suas características particulares:

Zebra-de-grevy (Equus grevyi)

É nativa da Etiópia e do Quênia, e foi infelizmente extinta da Somália e do Sudão. Pesa entre 350 e 450 kg, e mede de 1,25 a 1,5 metros. A cabeça é grande, assim como as orelhas, arredondadas. A pelagem é grossa, com listras estreitas que formam um padrão concêntrico e uma faixa dorsal de cor negra.

Uma característica que diferencia este tipo de zebra do resto é o padrão de listras nas pernas, já que nesta espécie elas aparecem mais próximas, fazendo com que as duas cores se misturem e as extremidades pareçam mais densas. O ventre é totalmente branco. Além disso, a zebra-de-grevy tem uma aparência semelhante a um asno devido ao pescoço ser mais grosso do que nos outros tipos de zebras. Os machos são um pouco maiores que as fêmeas.

Nesta espécie não há uma estrutura social rígida nem uma hierarquia, já que os grupos mudam constantemente de membros porque entram e saem regularmente. Habita áreas de pastagem arbustivas áridas ou semiáridas, mas com presença de água permanente. Está classificada como em perigo de extinção devido à perturbação de seu habitat, caça direta e hibridação.

Zebra comum (Equus quagga)

Este tipo de zebra é nativo de Angola, Botsuana, Congo, Etiópia, Quênia, Moçambique, Ruanda, África do Sul e Zimbábue, entre outros. Está extinta no Burundi e Lesoto, e estima-se que o mesmo ocorra na Somália. Esta espécie mede entre 2,15 e 2,5 metros de comprimento, enquanto a altura tem uma faixa de 1,10 a 1,45 metros e o peso varia de 175 a 385 kg.

Tem o padrão de cor branca com listras pretas, mas bastante diferente do mostrado pela espécie anterior. Existem variações no tamanho e forma das listras dependendo da área onde a espécie está localizada, no entanto, as faixas pretas nas extremidades costumam ser mais finas e espaçadas do que nas outras espécies. Além disso, o ventre é coberto por listras.

Foram distinguidas várias subespécies com base em diferenças morfológicas nas populações, no entanto, a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) afirma que essa classificação, de acordo com estudos realizados, pode ser um pouco arbitrária, embora útil do ponto de vista da gestão das populações. As subespécies nomeadas são:

  • Zebra de Crawshay (E. q. crawshaii);
  • E. q. borensis;
  • Zebra de Grant (E. q. boehmi);
  • E. q. chapmani;
  • Zebra-de-burchell (E. q. burchellii);
  • Quaga (E. q. quagga): extinta.

A espécie habita diversos ecossistemas africanos, desde o nível do mar até uma elevação de cerca de 4.300 metros acima do nível do mar. No entanto, não está presente em florestas tropicais e áreas desérticas. Está classificada como quase ameaçada devido à caça direta.

Zebra-da-montanha (Equus zebra)

A espécie é nativa de Angola, Namíbia e África do Sul, incluindo tanto o Cabo Oriental quanto o Ocidental. Mede de 2,10 a 2,60 metros de comprimento, enquanto a altura varia de 1,10 a 1,45 metros e o peso de 200 a cerca de 430 kg. A crina é mais quadrada do que nas espécies de zebras anteriores. Suas listras pretas têm uma largura intermediária em relação aos outros tipos de zebras, mas se distinguem porque as extremidades geralmente têm listras pretas mais largas do que brancas. Além disso, o ventre é branco com uma faixa preta no centro.

Dentro da espécie E. zebra, encontramos duas subespécies, que são E. z. zebra e E. z. hartmannae. Alguns cientistas propuseram que essas subespécies fossem consideradas espécies distintas, no entanto, tanto os especialistas da UICN quanto a classificação apresentada pelas espécies de mamíferos do mundo, tratam a espécie com as duas subespécies indicadas.

O habitat consiste em áreas montanhosas ou íngremes, com presença de diversidade de gramíneas e água permanente. A zebra-da-montanha é classificada como vulnerável devido a ameaças como secas intensas, mudanças no habitat devido à agricultura e endogamia.

Como você pode ver, os tipos de zebras também não estão isentos da atividade humana, portanto, é tão importante estar ciente do impacto que nossas ações têm no planeta e trabalhar para evitar que espécies como essas sejam extintas. Descubra neste outro artigo quais são os animais em perigo de extinção.

Quantos tipos de zebras existem - Tipos de zebras

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos tipos de zebras existem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Wilson, E.; Reeder, D. (editores). (2005). Especies de mamíferos del mundo. Una referencia taxonómica y geográfica (3.ª ed.). Disponible en: https://www.departments.bucknell.edu/biology/resources/msw3/browse.asp?s=y&id=14100003
Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponible en: https://animaldiversity.org/
  • IUCN (2022). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-1. Disponible en: https://www.iucnredlist.org
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quantos tipos de zebras existem