
Em comparação com os cães, as raças felinas são bastante mais limitadas, pois atualmente existem pouco mais de cinquenta padrões raciais publicados e reconhecidos internacionalmente. Muitas das raças de gatos mais famosas existentes são de origem asiática, como o gato persa ou o siamês, devido à tradição cultural e à criação seletiva que tem sido realizada historicamente por muitos países do continente. Por outro lado, se falarmos de variabilidade genética e "sofisticação" racial, a América do Norte tem sido muito importante na criação de uma grande quantidade de raças e padrões raciais modernos.
Nesse sentido, o número de raças felinas europeias é um pouco menor. Se nos concentrarmos exclusivamente na Alemanha como país de origem, encontramos apenas duas raças de gatos alemães: o german rex e o gato alemão de pelo longo, embora também existam, é claro, gatos mestiços procedentes do país.
Se você sente curiosidade e gostaria de conhecer mais sobre essas duas fascinantes raças de gatos alemães, neste artigo do PeritoAnimal nós as apresentamos. Não perca!
German rex
O german rex é o único gato de origem alemã reconhecido atualmente pela Federação Felina Internacional (FIFe), o órgão responsável pela criação do padrão oficial das diferentes raças felinas.
Além do german rex, existem outras raças de gatos com o apelido "rex", entre as quais se destacam o devon rex e o cornish rex como as mais populares. Isso ocorre porque o termo "rex" faz referência ao tipo de pelagem desses felinos, que é fina, geralmente muito curta e mais ou menos encaracolada, dependendo da raça específica. No caso do german rex, ele possui uma pelagem muito suave e ondulada que pode se apresentar em uma grande variedade de cores, sendo as mais frequentes as combinações entre branco, canela, castanho, marrom e preto.
Em relação às suas proporções, trata-se de um gato de tamanho médio que geralmente não ultrapassa os cinco quilos de peso. Suas patas são longas e fortes, o que lhe permite dar grandes saltos, e sua cauda é fina e de comprimento considerável. Ele tem os bigodes levemente ondulados, assim como o pelo, as orelhas triangulares e grandes olhos arredondados.
O german rex é um gato afetuoso e caseiro, que adora passar tempo com sua família, embora também seja muito ativo e brincalhão. Por isso, o ideal é contar com estruturas para que ele possa pular e escalar, além de proporcionar brinquedos adequados para gatos. Além disso, se for garantida uma boa socialização precoce, ele geralmente não apresenta problemas para conviver com crianças pequenas ou com outros animais, independentemente da espécie.

Gato alemão de pelo longo
O gato alemão de pelo longo não é uma raça reconhecida atualmente pela Federação Felina Internacional (FIFe), mas sim pela associação de criadores World Cat Federation (WCF), que a registrou pela primeira vez em 2012, após vários criadores alemães decidirem promover a criação de exemplares em um momento em que a raça estava prestes a desaparecer na Europa.
Trata-se de uma raça que é muito semelhante ao gato comum europeu, mas que se destaca por sua pelagem longa, sedosa e brilhante, que pode se apresentar em várias cores, sendo os tons cinza e alaranjados os mais representativos nesses gatos alemães. Esse pelo é especialmente longo e denso na região do pescoço, das patas e da cauda e requer escovação frequente para se manter em bom estado e permitir ao animal uma termorregulação adequada. Como consequência dessa pelagem, os gatos alemães de pelo longo preferem viver em áreas com climas entre temperados e frios, já que o excesso de calor pode afetá-los gravemente.
Assim como o gato comum europeu, o gato alemão de pelo longo é de tamanho médio, e seu peso adulto varia entre quatro e seis quilos, dependendo do sexo. São animais esbeltos, fortes e incrivelmente ágeis, que podem pular e escalar com facilidade impressionante. Por isso, são capazes de escapar de jardins e pátios cercados se não houver cuidado.
Quanto ao seu temperamento, estamos diante de um felino amigável, brincalhão, muito vivaz, que aprecia tanto o carinho de sua família quanto passar tempo sozinho descansando. Ele é muito curioso e aventureiro, especialmente os indivíduos mais jovens, e não pensará duas vezes antes de explorar tudo o que chamar sua atenção. Por isso, precisa de uma boa estimulação ambiental, principalmente se vive em um apartamento ou casa sem acesso ao exterior.
Falamos sobre "Enriquecimento ambiental para gatos" aqui.

Outros gatos alemães
Embora haja apenas duas raças de gatos reconhecidas como alemãs pelos diferentes organismos internacionais, é evidente que também existem cruzamentos dessas raças que dão origem a gatos mestiços cuja origem é igualmente alemã.
Por outro lado, se observarmos as estatísticas atuais, a raça de gato mais frequente como animal de companhia na Alemanha não é o german rex nem o gato alemão de pelo longo, mas sim o gato comum europeu. Esse felino, também conhecido como european shorthair, poderia ser considerado uma versão de pelo curto do gato alemão de pelo longo, mas que, ao contrário deste último, se espalhou de maneira excepcional por toda a Europa, constituindo a raça felina mais abundante de todo o continente e a preferida por muitas famílias de diferentes nacionalidades.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Raças de gatos alemães, recomendamos que entre na nossa categoria de O que precisa saber.
- About us - WCF en. (2021). Wcf En -; wcf en. Disponible en: https://wcf.de/en/
- Bydlinski, P., & Schwartz, B. (s/f). Breed standards. Fifeweb.org. Disponible en: http://fifeweb.org/wp/breeds/breeds_prf_stn.php