Comparações

Raças de gatos com pelo cacheado

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 24 setembro 2024
Raças de gatos com pelo cacheado
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O tipo e a cor do pelo de um gato dependem fundamentalmente da sua herança genética. Dado que os genes dominantes determinam um pelo liso na grande maioria das raças de felinos, os gatos com pelo encaracolado são raros e extremamente chamativos. Neles, o pelo ondulado ou encaracolado geralmente deriva de mutações naturais, ou anomalias genéticas, que se manifestam por meio de alterações na estrutura e na composição dos fios de pelo.

Gostaria de saber mais sobre as raças de gatos com pelo encaracolado? Então, continue lendo este artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Raças de gatos sem pelo
Índice
  1. Rex alemão
  2. Cornish rex
  3. Devon rex
  4. Selkirk rex
  5. Ural rex
  6. LaPerm
  7. Skookum
  8. American wirehair
  9. Tennessee rex

Rex alemão

É a mais antiga das raças de gatos com pelo encaracolado que se conhece atualmente. Suas origens remontam à cidade de Königsberg – atual Kaliningrado –, que foi a capital da Prússia Oriental até 1945. Os primeiros filhotes teriam nascido de um cruzamento entre um gato azul russo e um gato angorá durante os anos 1930, e o pelo ondulado era atribuído a uma mutação genética natural. No entanto, seria na Alemanha e durante a década de 1950 que surgiria um interesse pontual por esse tipo de pelo. E com o propósito de perpetuá-lo, cruzou-se uma gata nativa de pelo encaracolado com um macho da raça Cornish rex (da qual falaremos a seguir). Esse seria o início da criação sistemática da raça de gatos que hoje conhecemos como rex alemão. No entanto, sabe-se que os gatos com pelo encaracolado já estavam presentes na Alemanha, na Rússia e em outros países europeus pelo menos duas décadas antes.

Antes de prosseguirmos, vale a pena fazer uma breve explicação. Você perceberá que várias raças de gatos com pelo encaracolado têm o termo “rex” em sua nomenclatura oficial. Isso não é uma coincidência, mas uma referência ao tipo de pelo que distingue esses felinos. No entanto, isso não significa que todos estão relacionados, já que o mesmo termo é usado, por exemplo, para denominar raças de coelhos com pelo encaracolado.

Raças de gatos com pelo cacheado - Rex alemão

Cornish rex

Originária do condado da Cornualha (Inglaterra), esta raça felina surgiu espontaneamente em meados da década de 1950. De tamanho pequeno a médio, o gato cornish rex se destaca por ter um pelo curto, ondulado e bastante denso, mas macio ao toque, uma vez que não possui uma subcamada de pelo.

Devido ao seu temperamento enérgico e brincalhão, esses felinos geralmente se dão muito bem com crianças. Além disso, estão entre as raças de gatos que soltam menos pelo, o que também pode ser benéfico para pessoas que sofrem de alergias ou problemas respiratórios.

Raças de gatos com pelo cacheado - Cornish rex

Devon rex

Esta raça de gatos com pelo encaracolado se originou espontaneamente no condado de Devon (Inglaterra), durante a década de 1960. Seu característico pelo ondulado ou encaracolado é o resultado de mutações naturais, e todas as tonalidades e padrões de cores são permitidos.

Quanto ao seu caráter, o gato devon rex aprecia muito a companhia de seus familiares, com quem se mostrará extremamente afetuoso e, eventualmente, exigente. De fato, ele não tolera muito bem a solidão e pode desenvolver problemas de comportamento, como destrutividade e ansiedade de separação, se passar muito tempo sozinho.

Raças de gatos com pelo cacheado - Devon rex

Selkirk rex

Popularmente conhecido como "gato ovelha", o selkirk rex se desenvolveu nos Estados Unidos no final da década de 1980. Os primeiros indivíduos desta raça surgiram a partir do cruzamento de uma gata de pelo encaracolado e um gato persa.

Obviamente, sua característica mais marcante é o pelo encaracolado ou ondulado que cobre todo o corpo, inclusive a cabeça e o rosto, onde pode formar um peculiar bigode. Nesse sentido, um dado interessante é que, quando os gatos selkirk rex apresentam uma única cópia de sua variante genética, seu pelo é ondulado, mas quando possuem duas cópias dessa mesma variante, os pelos se tornam tão encaracolados que podem assumir a forma de espiral.

Além disso, são reconhecidas duas variantes dentro desta raça felina em função do comprimento do pelo. São elas:

  • Selkirk rex shorthair ou selkirk rex de pelo curto;
  • Selkirk rex longhair ou selkirk rex de pelo longo, cujo pelo pode formar cachos.

Esses felinos também chamam a atenção por seu tamanho e robustez, chegando a pesar até 7 quilos na idade adulta.

Raças de gatos com pelo cacheado - Selkirk rex

Ural rex

Lembra que dissemos que as raças rex não estão necessariamente relacionadas geneticamente? Este é o caso do gato ural rex, que, segundo estudos genéticos, não está relacionado a nenhum outro gato de pelo encaracolado, e cujo pelo tem um padrão totalmente distinto.

O pelo do gato ural rex é de dupla camada e se caracteriza pela presença de cachos com ondas que se estendem por todo o corpo, desde o rosto até a cauda. Além disso, o desenvolvimento completo do pelo pode levar até dois anos. Também são reconhecidas as seguintes duas variedades em função do comprimento do pelo:

  • Ural rex shorthair ou de pelo curto.
  • Ural rex longhair ou de pelo longo;

Esta raça felina é nativa da Rússia, mais especificamente da região dos Montes Urais, onde sua presença vem sendo registrada desde a década de 1940. No entanto, o primeiro programa de desenvolvimento destinado a esta raça só foi iniciado em 1988.

Raças de gatos com pelo cacheado - Ural rex

LaPerm

Originário dos Estados Unidos, o LaPerm é um dos gatos mais raros do mundo. Os primeiros filhotes nasceram no início dos anos 80, a partir de um cruzamento espontâneo entre um macho e uma fêmea nativos de uma fazenda no estado de Oregon. Seu nome peculiar é uma clara referência ao seu pelo longo e encaracolado, como se esses felinos tivessem feito uma "permanente".

Devido ao seu aspecto chamativo e ao caráter dócil e obediente, os gatos LaPerm rapidamente atraíram a atenção dos tutores americanos. Tanto é assim que, em 1997, a raça já contava com um clube próprio, o LaPerm Society of America (LPSA), e poucos anos depois, seria oficialmente reconhecida pela TICA (The International Cat Association).

Outro dado interessante é que, ao contrário do que ocorre com os gatos “rex”, o pelo encaracolado ou curly do gato LaPerm é o resultado da expressão de um gene dominante. Além disso, são considerados gatos hipoalergênicos.

Raças de gatos com pelo cacheado - LaPerm

Skookum

Seu desenvolvimento iniciou-se nos anos 1990, nos Estados Unidos, a partir de cruzamentos entre o gato munchkin e o LaPerm. Atualmente, o gato skookum é considerado uma raça experimental pela TICA.

Além do pelo encaracolado, que pode ser curto ou médio, esses felinos também se destacam pelo seu tamanho pequeno e patas curtas. Isso se deve ao fato de seus ossos serem menores do que os das demais raças felinas, o que também resulta em uma redução do peso corporal. De fato, um macho adulto da raça skookum dificilmente supera 2,5 kg ou 3 kg.

Apesar de seu tamanho reduzido, esses felinos são muito ativos e, às vezes, um pouco ousados, podendo escalar e saltar com facilidade. Por isso, precisam de um ambiente enriquecido onde possam se exercitar e se entreter sem comprometer seu bem-estar e a integridade do lar. Além disso, os gatos skookum mostram uma excelente predisposição para o adestramento, podendo aprender uma grande variedade de truques, comandos e comportamentos, desde que sejam bem motivados. Se você gostaria de começar a adestrar seu felino em casa, dê uma olhada em nosso guia sobre “Como educar um gato desde filhote?”.

Raças de gatos com pelo cacheado - Skookum

American wirehair

A história do gato americano de pelo áspero ou american wirehair começa de forma muito semelhante à do gato LaPerm. O primeiro filhote nasceu de um cruzamento espontâneo entre gatos que viviam em uma fazenda ao norte do estado de Nova York (EUA), e foi o único de sua ninhada a desenvolver um pelo áspero. Conta-se que o proprietário da fazenda entrou em contato com Joan O'Shea, uma conhecida entusiasta local dos gatos com pelo encaracolado, que comprou o chamativo gatinho macho, a quem deu o nome de Adam. Muitos dos filhotes nascidos dos cruzamentos subsequentes entre Adam e gatas fêmeas foram exportados para o Canadá e para o continente europeu (principalmente Alemanha), fazendo com que a raça ganhasse certa notoriedade internacional.

No entanto, apesar de ser reconhecida pela CFA (Cat Fanciers’ Association) há vários anos, o american wirehair continua sendo uma raça pouco comum, até mesmo em sua terra natal. De fato, no início dos anos 2000, registravam-se pouco mais de 20 novos indivíduos.

Também é importante mencionar que o pelo áspero desta raça americana é geneticamente dominante.

Raças de gatos com pelo cacheado - American wirehair

Tennessee rex

É uma das mais recentes raças de gatos com pelo encaracolado, da qual só começamos a ter notícia a partir de meados dos anos 2000. Seu descobrimento costuma ser atribuído a Franklin Whittenburg, um residente do estado do Tennessee (EUA) e amante dos gatos que adotou uma gata de rua grávida em 2004. Essa gata tinha um pelo extremamente brilhante e deu à luz dois filhotes com pelo encaracolado e acetinado. Embora não tivesse conhecimentos profissionais em criação e genética felina, Franklin percebeu que esse tipo de pelo era muito incomum e decidiu contatar alguns especialistas. Após vários testes genéticos, descobriu-se que esses felinos não apenas possuíam o gene recessivo das raças rex, mas também uma mutação única e até então desconhecida, mas muito desejada no mundo felino, que determina o efeito acetinado.

Essa mutação natural já havia sido observada em alguns roedores, mas nunca entre os gatos. Hoje em dia, sabe-se que sua manifestação no gato tennessee rex resulta na presença de bolsas de ar em cada fio de seu pelo, as quais refratam a luz e produzem o peculiar efeito perolado ou acetinado.

Quanto ao caráter, os gatos tennessee rex são gentis, brincalhões e costumam formar um vínculo muito próximo com seus tutores, de quem exigem carinho e atenção com bastante frequência. Por isso, não é recomendado para quem busca um companheiro mais independente.

Raças de gatos com pelo cacheado - Tennessee rex
Imagem: vetlexicon.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de gatos com pelo cacheado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vetlexicon.com
1 de 10
Raças de gatos com pelo cacheado