
Algumas pessoas costumam dizer que gatos vomitam sempre, mesmo quando saudáveis. Na verdade, o gato possui maior facilidade para vomitar que o cachorro, mas isso não quer dizer que é algo normal para o gato. Algo não está bem no seu corpo e ele quer colocar para fora o mais rápido possível, por isso o vômito.
Além disso, existe nos gatos o problema da grande ingestão de pelos, pois eles fazem sua higienização por meio de lambidas. Tal comportamento resulta no acúmulo de pelos no estômago, causando vômitos no bichano. Na maioria das vezes, o vômito deverá ter sua causa investigada e tratada, evitando que o gato fique desidratado.
Várias medicações podem ser utilizadas para reduzir ou parar o vômito, devendo ser prescritas pelo médico veterinário. Mas será que existe algum remédio caseiro para fazer o gato parar de vomitar? Se você ficou com essa dúvida e quer saber mais sobre o assunto, aproveite este artigo que o PeritoAnimal elaborou sobre remédio caseiro para gato vomitando. Boa leitura!
Causas de vômitos em gato
O vômito é uma das reclamações mais frequentes dos tutores de gatos, motivo também comum de consultas ao médico veterinário. Na verdade, o vômito é um mecanismo de defesa do corpo, que tenta expulsar substâncias nocivas que foram ingeridas pelo bichano. Algumas pessoas acreditam que o gato vomita porque comeu grama, mas, na verdade, o gato come a grama para induzir o vômito, pois já estava passando mal.
O grande problema é que o vômito pode ser um sintoma de vários distúrbios gastrintestinais, metabólicos, neurológicos e até mesmo intoxicação por algum medicamento. Além disso, o vômito pode ser útil até certo momento, mas pode causar desidratação quando muito intenso ou prolongado. O uso de medicamentos por via oral fica dificultado no animal vomitando, sendo perigoso tentar tratá-lo em casa sem a orientação do médico veterinário.
Remédios caseiros podem ser úteis em casos leves e autolimitantes. No entanto, quando o vômito está associado a doenças a condições debilitantes, podem surgir consequências muito graves para o gato, como desidratação, perda de eletrólitos, pneumonia por aspiração, problemas no esôfago e, a longo prazo, desnutrição.
Nos casos leves, além do uso dos remédios caseiros, é indicada a escovação do gato, para que sejam retirados pelos soltos, evitando sua ingestão e posterior eliminação pelo vômito. Escovar o bichano diariamente é uma rotina que poderá livrá-lo de episódios de vômito e mal estar. Vamos agora falar sobre alguns remédios caseiros que podem auxiliar no controle do vômito no gato.
Chá de camomila
A camomila pode ajudar a aliviar a sensação de enjoo e o vômito causado por problemas digestivos, gastrite, úlceras e dor de estômago. Aqui vale usar o chá em saquinho ou comprar a camomila desidratada. Coloque a camomila em meio copo de água morna e deixe descansar por alguns minutos. Administre o chá com a ajuda de uma seringa, oferecendo cerca de 3 ml para o gato. Mas cuidado! Não dê muito chá de uma vez só, pois isso pode deixar o estômago dele cheio demais e estimular o vômito.

Chá de hortelã-pimenta
É preparado com a planta medicinal Mentha piperita, rica em mentol e mentona, com propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, calmantes e analgésicas, ajudando a aliviar a dor de estômago, enjoos e vômitos. O chá de hortelã-pimenta pode ser preparado da mesma forma que o chá de camomila. Oferecer em pequenas quantidades para o gato, sem forçar a ingestão de grande volume.
Chá de gengibre
O gengibre possui ação antiemética natural, podendo ser usado em casos de azia e má digestão. Pode ser feito um chá colocando um pequeno pedaço de gengibre em meia xícara de água morna. Deixar descansar por cerca de uma hora e oferecer 2 ml para o gato.

Chá de funcho
O chá de funcho possui anetol, estragol e alcânfora na sua composição, substâncias com ação antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva, que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, diminuir a sensação de queimação e aumentar o esvaziamento gástrico, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para diminuir o enjoo ou vômitos, especialmente em casos de má digestão ou refluxo. O chá pode ser preparado com o uso de uma colher de chá de sementes de funcho e meia xícara de água morna. Deixar descansar por uma hora e depois peneirar bem.
Açafrão em pó
Caso o gato ainda esteja comendo, você pode polvilhar açafrão na ração seca dele. Caso ele não aceite, tente colocar um pouco de açafrão em uma dieta úmida, como um sachê para gatos, por exemplo.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para gato vomitando, recomendamos que entre na nossa categoria de Remédios caseiros.
- Oliveira, V.S. Principais causas de vômito em gatos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2019. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/249488. Acesso em 21/03/2025.
- 11 Remédios caseiros para enjoo e vômito (e como preparar). Tua Saúde. Disponível em https://www.tuasaude.com/remedio-natural-para-enjoo/. Acesso em 21/03/2025.