Cuidado dos olhos

Remédio caseiro para lágrima ácida de cachorro

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 18 março 2025
Remédio caseiro para lágrima ácida de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Certamente você já reparou em alguns cães aquela manchinha marrom perto dos olhos, principalmente quando eles possuem a pelagem mais clara. Algumas pessoas falam que a lágrima do peludinho está ácida, por isso está escurecida. Mas será que isso é verdade? Quando pensamos em algo ácido, temos a sensação de que pode queimar a pele e até mesmo prejudicar os olhos, mas nesse caso, isso não acontece.

Na verdade, o termo “lágrima ácida” está um tanto equivocado, pois a lágrima costuma ser básica, ou seja, o contrário de ácida. O acúmulo de secreções também contribui para o escurecimento da região, deixando o cão com uma expressão de cansaço, parecendo que está com olheiras.

E será que isso incomoda ou faz mal ao cachorro? Ou será apenas uma questão estética? Essa mancha pode ser amenizada com algum tratamento ou o cachorro terá sempre os pelos perto dos olhos escurecidos? Se você também tem alguma dessas dúvidas, aproveite este artigo do PeritoAnimal sobre remédio caseiro para "lágrima ácida" de cachorro para ficar por dentro do assunto e ajudar seu amigo peludo a se livrar das manchas amarronzadas perto dos olhos!

Também lhe pode interessar: Como tirar as remelas do cachorro
Índice
  1. O que é a “lágrima ácida”?
  2. Causas da lágrima ácida
  3. Como tratar lágrima ácida de cachorro

O que é a “lágrima ácida”?

Antes de explicarmos o que são as lágrimas ácidas, vamos entender um pouco como funciona a anatomia dos cachorros. O sistema nasolacrimal do cão é composto pelo filme lacrimal e pelo sistema de drenagem nasolacrimal, que apresenta pontos nas porções superior e inferior no canto das pálpebras que ficam perto do nariz. O sistema de drenagem nasolacrimal tem como único objetivo drenar as lágrimas dos olhos para as vias nasais, deixando o nariz do cachorro sempre úmido e hidratado.

Em cães, o ducto nasal é estreito, passa pelo osso lacrimal, entra no osso maxilar e termina no óstio nasal, próximo às narinas externas. Devido à seleção de algumas raças, processo realizado por criadores de animais, muitos cães apresentaram alterações no perfil ósseo frontonasal, desenvolvendo uma maior tortuosidade em relação ao aparato de drenagem.

Sendo assim, muitas raças braquicefálicas e, principalmente, as exoftálmicas (como bulldog, shis tzu, pug, pequinês, lhasa apso e outras), por apresentarem estas alterações anatômicas, desenvolveram processos obstrutivos do ducto de drenagem nasolacrimal. Defeitos no ducto nasolacrimal resultam em cromodacriorreia, também denominada mancha da lágrima, formando manchas escuras e úmidas perto dos olhos dos cães.

A cromodacriorreia é uma anormalidade comum em cães e gatos de pelagem clara. É uma alteração estética, onde são observadas manchas de coloração escura nas margens inferiores dos olhos, que costumam incomodar mais os tutores do que o próprio animal, levando em consideração que não afeta o seu bem-estar.

Causas da lágrima ácida

Quando o olho está lacrimejando mais do que o normal (chamamos de epífora), a mancha também pode aparecer, sendo várias as causas disso: anormalidades congênitas como o ponto lacrimal pequeno, ausência de porções do conduto nasolacrimal ou deslocamento do ponto lacrimal inferior; atresia ou obstrução mecânica de estruturas do conduto nasolacrimal, ectrópio, entrópio, eversão da cartilagem da terceira pálpebra, hipertrofia com prolapso da glândula da terceira pálpebra e triquíase por pregas nasais. Pode ocorrer também por causas adquiridas como um trauma, corpo estranho, lacerações e infecção ocular ou dentaria.

A epífora, portanto, causa umidade na pele e pelos da região periocular, facilitando a proliferação de bactérias não patogênicas, porém capazes de causar odor fétido e produzir substâncias de coloração escura. Adicionalmente, um dos componentes da lágrima é similar à lactoferrina, uma porfirina com ação bacteriostática que, quando acumulada, pode levar a uma coloração escura da pele e pelos. Então, qual seria a conduta correta a ser tomada pelo tutor de um cão que possui as manchas da lágrima? Primeiramente, ele deverá procurar o médico veterinário de sua confiança para examinar os olhos do cachorro e verificar se existe algo anormal que esteja causando lacrimejamento e medir a quantidade de lágrima produzida. Dessa forma, ele conduzirá o tratamento da forma correta e sem riscos ao animal.

Remédio caseiro para lágrima ácida de cachorro - Causas da lágrima ácida

Como tratar lágrima ácida de cachorro

Além dos cuidados prescritos pelo veterinário, outros procedimentos podem ser realizados em casa para ajudar na redução das manchas:

  1. Limpar ao redor dos olhos com algodão e soro duas vezes ao dia, para evitar acúmulo de secreções. Após a limpeza da região, enxugar bem com um pano, algodão ou gaze, para evitar o excesso de umidade, que favorece o crescimento de bactérias,
  2. Diminuir o tamanho dos pelos ao redor dos olhos, para que não fiquem incomodando o animal,
  3. Não utilizar produtos para fins estéticos sem a orientação do veterinário, pois isso poderá causar danos aos olhos do cãozinho,
  4. Fornecer uma dieta equilibrada e de qualidade, para que o animal fique saudável e fortalecido. Ainda não existe comprovação científica, mas alguns pacientes melhoram com a troca da ração. Procure utilizar rações ou dietas naturais que dizem contribuir para o controle da produção da lágrima.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para lágrima ácida de cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidado dos olhos.

Bibliografia
  • Sebold, J.Q. et al. Cromodacriorreia em cães da raça poodle: aspectos semiológicos e lacrimais. Scientific Electronic Archives, 2019. Disponível em file:///C:/Users/carla/Downloads/berber,+Vol+12+(2)+p+83+a+87.pdf. Acesso em 30/01/2025.
  • Jesus, A.C. Cromodacriorréia em golden retriever – relato de caso. Brazilian Journal of Development, 2021. Disponível em file:///C:/Users/carla/Downloads/admin,+BJD+468.pdf. Acesso em 30/01/2025.
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Remédio caseiro para lágrima ácida de cachorro