
Os gatos são criaturas espetaculares que, por mais que os anos passem, parece que beberam da fonte da eterna juventude. Mas, embora eles pareçam sempre jovens e reluzentes, como todas as criaturas no mundo, também envelhecem.
Embora não nos demos conta, a velhice nos gatos é um processo que ocorre mais rapidamente que em outros animais, de fato, um gato é considerado adulto quando alcança a idade de 7 anos. Tal como acontece com os seres humanos, uma vez que um gato atinge esta etapa, a sua saúde começa a decair e a mostrar sinais de envelhecimento.
Como companheiros humanos dos nossos pets, é importante conhecer quando começa essa fase para tomar as medidas adequadas e proporcionar-lhe o estilo de vida mais ideal. Convidamos você a ler o nosso artigo do PeritoAnimal poderá descobrir quais são os sintomas de velhice em gatos.
Cabelos grisalhos
Não espere que o seu gato passe de preto a branco, mas deve saber que os gatos também ficam com cabelos grisalhos. Este é um sinal de que a sua pele está envelhecendo e embora o seu pelo não mude completamente, poderá ver os cabelos brancos no seu gato na região da boca e perto das sobrancelhas e nariz. Também começam a aparecer cabelos brancos nas patas, lombo e eventualmente podem se espalhar um pouco mais.

Perda dos sentidos
A perda da audição não acontece em todos os felinos mas é muito comum. Assim sendo, se chamar o seu felino várias vezes e ele não responder com a mesma rapidez, é porque o seu ouvido não está tão jovem como antes. Existem diversos níveis de gravidade, enquanto que em alguns casos por vezes não é tão perceptível, em outros, o gato acaba totalmente surdo.
Se reparar em alguma mudança importante será necessário que vá ao veterinário para descartar a presença de algum outro problema de saúde. O mesmo acontece com a perda de visão e o olfato. A degeneração dos sentidos do seu animal de estimação trará um déficit de atenção e o gato poderá começar a apresentar um certo desconforto nos seus movimentos, tal como manifestar alterações no seu humor, pelo que poderá estar um pouco irascível.

Alterações nos hábitos alimentares, sobrepeso ou magreza
Quando o seu gato estiver envelhecendo verá que comerá mais devagar que antes e inclusivamente comerá menos. Já não será tão devorador de comida como era antes, quando era mais jovem. Isto acontece porque o seu sistema digestivo trabalhará mais lentamente e isso poderia trazer problemas de prisão de ventre. A velocidade irá baixar e a digestão será mais difícil, assim sendo, o gato poderá começar a perder peso. Deve mudar as porções da sua dieta e reestruturar a sua vida alimentar. Por outro lado, devido ao fato de a atividade física dos gatos mais velhos diminuir, muitos deles têm tendência a engordar.
As mudanças físicas são muito relativas. A situação poderá complicar quando não reparamos nestes sinais, uma vez que também é possível que sejam manifestações da diabetes. Se, por exemplo, o seu gato come muito e está todo o dia procurando beber água e ainda assim continua perdendo peso, deverá levá-lo ao veterinário porque é possível que tenha esta doença.

Lentidão de movimentos
O seu gato já não é tão saltitão e ativo como antes? Isso é porque está envelhecendo. Os gatos quando envelhecem tornam-se mais preguiçosos, preferem dormir todo o dia em vez de perseguir um ratinho. Também lhes custará mais para se movimentarem e realizarem esses movimentos contorcionistas que faziam antes e que captava toda a sua atenção.
Continuará brincando mas com menor intensidade e fica entediado mais rapidamente. Caminhará mais tenso e com menor fluidez, isto pode indicar que tem algum problema de articulações ou muscular, especialmente, na zona dos quadris e patas traseiras, sendo estes, sinais típicos da idade.

Problemas nos dentes
Os gatos velhos ficam com sua dentição mais enfraquecida com o passar da idade. Podem estar mais sensíveis e se tiverem tendência para tártaro, podem acelerar problemas de gengivites, estomatites (inflamação geral das gengivas e os seus suportes).
Tal como os seres humanos, alguns gatos, podem perder peças dentais, o que dificultará o processo de comer. Para ajudar o seu gato e para que isto não represente demasiados desconfortos, deverá substituir a sua ração habitual por uma mais natural e considerar realizar uma higiene bucal.

Lembre-se que os gatos de idade avançada precisam de mais cuidados que um gato adulto assim como um especial interesse na sua alimentação e estado de saúde. Por esse motivo não duvide em visitar o nosso guia completo de cuidados para gatos idosos.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de velhice em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros problemas de saúde.