Como socializar um cachorro adulto



Ver fichas de Cachorros
Socializar um cachorro adulto é um processo muito mais complicado do que socializar um cão filhote. Antes de começar é fundamental que se informe adequadamente e sempre com um profissional pois muitos casos precisam de um atenção especializada.
É importante saber que socializar um cão adulto apenas para aproximá-lo de outro cachorro, porque é agressivo, para se relacionar com um filhote, gato ou bebê não é a melhor opção. Um cão adulto deve ser socializado de forma genérica com tudo aquilo que o rodeia, o meio, pessoas, pets e objetos. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e saiba como socializar um cachorro adulto.
Cada caso de socialização é único
Na internet você encontrará uma infinidade de tutoriais e páginas de informação repletas de conselhos mais ou menos eficientes sobre como socializar um cachorro, seja para aproximar dois cachorros ou fazer com que ele conviva melhor com outros pets e pessoas. Mas a verdade é que cada caso é único e cada cão reage de uma forma diferente. Por este motivo podemos afirmar que nem todos os conselhos que você encontrar são válidos para o seu cachorro.
Os cachorros devem ser socializados quando são filhotes, uma vez que nesta etapa da sua vida não têm ainda uma personalidade definida e não têm medos nem lembranças que os façam recusar ou aceitar certas situações.
Entendemos como socialização o processo no qual o cachorro se relaciona como o meio que o rodeia (que pode ser muito diverso). Para que o processo esteja completo deve aceitar e relacionar positivamente:
- cidade
- campo
- floresta
- cachorros
- ônibus
- adultos
- barulho
- crianças
- adultos
- idosos
- jovens
- cachorros
- gatos
- brinquedos
- etc

Analisar a situação em particular
A socialização de um cachorro adulto costuma ser mais difícil uma vez que o cão adulto tem lembranças que o fazem reagir de certa forma. Por isso, é fundamental que analise os aspetos que deve trabalhar com ele antes de começar:
- Pets
- Pessoas
- Meio
Uma vez analisado o problema em particular, devemos nos perguntar porque o nosso cachorro age dessa forma, seja agressividade ou timidez. Se o cachorro for adotado é provável que nunca chegue a descobrir o fator que desencadeou esse comportamento.
Para tratar o problema deve elaborar uma lista com todos os comportamentos que lhe inquietam e que provocam estresse no cachorro. É fundamental conhecer o seu pet e observar o que faz para resolver isso.

O especialista, a verdadeira fórmula do êxito
Depois de fazer a lista, deve consultar um etólogo ou educador canino pois são as únicas pessoas que podem resolver esta situação.
Estas pessoas têm conhecimentos avançados e formação real no comportamento dos cachorros e, é por esta ração que o que nós podemos interpretar como agressividade seja talvez medo ou ansiedade, depende de cada caso.
Além de resolver a situação, o educador canino ou o etólogo responderá às suas dúvidas e irá orientá-lo de forma individualizada. Embora isto signifique um custo, o benefício no futuro será muito maior.

Como socializar um cachorro adulto
No PeritoAnimal conhecemos o comportamento de alguns cachorros e as dificuldades que representa a convivência com este tipo de problema. Por este motivo não nos cansamos de repetir que é importante consultar o especialista, tal como faria consigo se tivesse um problema.
Durante este processo você deve prestar atenção a alguns aspetos para que o cachorro note um benefício real no seu dia a dia e aceite este processo de forma adequada.
Alguns conselhos que irão melhorar a qualidade deste processo se você quer saber como socializar um cachorro adulto, são:
- Cumprir as cinco liberdades do bem-estar animal com: alimentação adequada e de qualidade, conforto no seu dia a dia, consultar o veterinário quando for preciso, deixar se expressar com naturalidade e evitar a tudo o custo medos ou estresse.
- Passear de duas a três vezes por dia: É fundamental que o seu cachorro tenha as suas doses diárias e adequadas de passeio pois não o fazer repercute diretamente no processo de socialização, tornando-se um cachorro que vive isolado, com medo e nervoso.
- Fazer exercício com o seu pet: É uma excelente opção para cães nervosos e com grandes doses de energia, além disso, socializar um cachorro depois de fazer exercício é muito mais eficiente uma vez que o cachorro se encontra relaxado e costuma aceitar melhor novas situações.
- Usar o reforço positivo como única ferramenta na sua educação: É fundamental que utilize este processo se estiver socializando um cachorro adulto. Conseguirá resultados muito mais eficazes e rápidos.
- Não bater ou dar bronca sob qualquer circunstância: Levar a cabo este tipo de ações apenas irá piorar o processo de socialização e criará no seu pet inseguranças e mal-estar. Deixe de ficar irritado por aquilo que faz mal e elogie o que fizer bem.
- Antecipar a atitude do cão: É importante conhecer o seu pet e antecipar-se a situações nas quais o cachorro possa sentir estresse.
- Praticar sempre com pessoas ou pets calmos e que tenham uma atitude positivo para o seu cachorro sentir confiança.
- Ter paciência: Nem todos os cães superam um medo ou uma carência, outros demoram anos e outros simplesmente duas ou três semanas. É algo que dependerá do caso em concreto e que apenas um especialista pode determinar, por este motivo se o seu cachorro tem medo e não quer se relacionar com outros cães não o force, é preferível esperar que ele dê o primeiro passo.
- Não exponha o seu pet a uma situação se o especialista não tiver recomendado, pois pode ter um encontro desagradável.
- Aceitar o seu cachorro tal como é, é o melhor conselho que lhe podemos dar, pois se não conseguir resolver o problema terá de aprender a conviver com ele e torná-lo o mais leve possível para toda a família.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como socializar um cachorro adulto, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação avançada.