Comparações

Tipos de bulldog francês

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 20 junho 2024
Tipos de bulldog francês
Bulldog Inglês

Ficha do animal: Bulldog Inglês

Apesar de ter séculos de história, o buldogue francês registrou um aumento significativo de popularidade nas últimas décadas. Tanto é assim que, atualmente, esses peludos rechonchudos lideram a lista de cachorros mais populares em vários países.

Esse boom de popularidade fez com que muitos criadores começassem a realizar cruzamentos seletivos com o objetivo de diversificar as características e cores do buldogue francês. E muitas pessoas interessadas em adotar um desses cães franceses hoje se perguntam se existem diferentes tipos de buldogue francês e quais são as características de cada um. A seguir, no PeritoAnimal, contamos quais são as variações aceitas. Dê uma olhada!

Índice
  1. Existem várias raças de buldogue francês?
  2. Tipos de buldogue francês segundo a estrutura corporal
  3. Tipos de buldogue francês segundo a cor ou padrão de pelagem
  4. Buldogue francês tigrado
  5. Buldogue francês
  6. Buldogue francês cor creme
  7. Buldogue francês bege
  8. Buldogue francês branco
  9. Buldogue francês bicolor ou tricolor
  10. Buldogue francês preto
  11. Buldogue francês merle
  12. Buldogue francês cinza ou azul
Ver mais >>

Existem várias raças de buldogue francês?

Se você compartilha dessa dúvida, a primeira coisa que precisa saber é que o buldogue francês é uma raça única e bem estabelecida, oficialmente reconhecida por todas as federações caninas internacionais. Portanto, não existem raças diferentes de buldogue francês, mas sim diferentes variações ou tipos de buldogue francês que pertencem à mesma raça de cães franceses.

A diversidade estética que observamos hoje no buldogue francês, principalmente em relação à cor de sua pelagem, está relacionada com a linhagem, e não com a raça. Como mencionado anteriormente, os criadores realizaram cruzamentos entre indivíduos previamente selecionados com o objetivo de destacar certas características ou obter uma maior variedade de padrões e cores do buldogue francês. Como resultado, podemos falar de diferentes tipos de buldogue francês com base em duas grandes categorias: a estrutura corporal e a cor ou padrão da pelagem.

Tipos de buldogue francês segundo a estrutura corporal

Aqui nos deparamos com dois tipos de buldogue francês:

  • Buldogue francês tipo dogo: destaca a estrutura física e as características típicas dos cães molossoides, como o boxeador e os demais tipos de bulldog, mas em tamanho pequeno.
  • Buldogue francês de montanha: caracteriza-se por ter pernas mais longas e, consequentemente, uma altura maior na cernelha do que o buldogue francês tipo dogo.

Da mesma forma, é importante não confundir esses dois tipos de buldogue francês com outras raças caninas que podem parecer semelhantes à primeira vista, como é o caso do boston terrier ou, inclusive, do pug ou carlino. Apesar das semelhanças aparentes, são raças de cães diferentes, com origens e características físicas e comportamentais distintas.

Tipos de buldogue francês segundo a cor ou padrão de pelagem

Nesta categoria, nos deparamos com um número muito maior de tipos de buldogue francês. Isso ocorre porque, atualmente, existe uma ampla gama de cores e padrões que podem ser observados no pelo desta raça de cachorros franceses. Na verdade, não há consenso entre as federações caninas internacionais sobre as cores do buldogue francês consideradas "aceitáveis" ou "desejáveis".

Por exemplo, a Federação Cinológica Internacional (FCI) e o Kennel Club do Reino Unido apenas mencionam a cor fulvo ou fulvo tigrado. Por sua vez, o AKC aceita a cor branca, creme e bege, bem como qualquer combinação entre elas. E, por outro lado, a World Animal Foundation (WAF) fala de 15 tipos de buldogue francês com base na cor de seu pelo.

Resumindo todas essas informações, a seguir, propomos descobrir os 10 tipos de buldogue francês mais populares:

Buldogue francês fulvo

A cor fulvo, com ou sem manchas brancas, e com ou sem máscara negra, é aceita por todas as federações caninas internacionais que reconhecem o buldogue francês, inclusive pela FCI. Esta última esclarece que, nos buldogues franceses chamados "fulvo e branco", é desejável que as manchas brancas estejam distribuídas por todo o corpo do cão.

Além disso, o nariz deve ser de cor preta em todos os buldogues franceses de cor fulvo, com ou sem manchas brancas.

Buldogue francês tigrado

Buldogue francês tigrado

De acordo com a FCI, este tipo de buldogue francês é caracterizado pela cor fulvo combinada com listras transversais moderadas de cor escura, criando um efeito de "marcas de tigre" em seu pelo. No entanto, a cor de fundo fulvo nunca deve ser obscurecida por uma predominância excessiva da cor mais escura.

Alguns buldogues franceses tigrados mostram uma máscara negra na região facial e podem ter manchas brancas moderadas em seu pelo.

Buldogue francês

Buldogue francês “pied”

O padrão "pied" no pelo dos cães, também conhecido como "vaquinha" em alguns países de língua espanhola, é caracterizado pelo predomínio da cor branca com manchas de outra cor mais escura. No caso do buldogue francês e de acordo com a FCI e o Kennel Club do Reino Unido, esse padrão pode ocorrer tanto em indivíduos com pelagem tigrada quanto na cor fulvo.

Buldogue francês cor creme

Buldogue francês de cor creme

Esta cor do buldogue francês não é aceita pelas duas federações mencionadas anteriormente, mas é aceita pelo American Kennel Club (AKC). Trata-se de uma pelagem majoritariamente pálida, cuja tonalidade pode variar de um marfim esbranquiçado a um creme quase areia. Sua origem está associada à manifestação de um gene recessivo da típica cor fulva.

O nariz, os lábios, as almofadas e as bordas dos olhos são pretos.

Buldogue francês bege

Buldogue francês bege

O AKC determina que a cor característica deste tipo de buldogue francês pode variar de bege claro a begeavermelhado (ou bege vermelho). Manchas brancas e máscara preta podem estar presentes nesses indivíduos, independentemente da intensidade da cor de sua pelagem.

Buldogue francês branco

Buldogue francês branco

Indivíduos completamente brancos ("all-white") são considerados admissíveis pela FCI e pelo AKC, mas sua reprodução é desaconselhada devido ao risco de surdez. Deve-se lembrar que nem todos os cães brancos são ou serão surdos, mas existe uma alta prevalência de surdez em cães que, ao contrário da maioria dos indivíduos de sua raça, têm uma pelagem totalmente ou predominantemente branca devido à falta de pigmentação.

Os buldogues franceses brancos devem ter nariz, lábios e almofadas de cor preta. Os olhos também devem ser de cor escura (geralmente castanhos ou levemente alaranjados), mas nunca verdes ou azuis.

Buldogue francês bicolor ou tricolor

Buldogue francês bicolor ou tricolor

Como vimos, o AKC admite combinações entre duas ou mais cores sólidas na pelagem do buldogue francês. Portanto, teoricamente, seu padrão racial deveria aceitar indivíduos bicolores e tricolores nos quais o manto manifeste a cor branca, creme e/ou bege (de claro a avermelhado). No entanto, a mesma federação esclarece que não são consideradas aceitáveis as combinações que incluem a cor preta sólida, vermelho fogo, marrom avermelhado e azul ou cinza.

Por outro lado, o Kennel Club da Argentina reconhece uma gama mais ampla de cores sólidas na pelagem do buldogue francês, incluindo preto (sólido ou ferrugem), marrom e cinza. Consequentemente, também são aceitas combinações entre duas ou três dessas cores, com ou sem manchas brancas.

Buldogue francês preto

Buldogue francês preto

O preto sólido na pelagem do buldogue francês é o resultado de uma rara manifestação de um gene recessivo. Portanto, existem muito poucos indivíduos completamente pretos ("pure black") nesta raça de cães franceses e eles não são reconhecidos pela FCI, AKC e Kennel Club do Reino Unido. De fato, tais federações consideram que o preto sólido (ou seja, sem traços de tigrado) deve ser considerado uma falta grave ou desqualificadora.

No entanto, existem outras instituições, como o mencionado Kennel Club Argentino, que incluem o preto sólido entre as cores do bulldog francês aceitas.

Buldogue francês merle

Buldogue francês merle

O padrão conhecido como "merle" ou "mirlo" está associado à manifestação do alelo dominante do gene M, que atua sobre a eumelanina, causando uma diluição dos pigmentos "originais". Por exemplo, a cor preta sólida poderia se tornar azul merle, enquanto o marrom se tornaria vermelho merle. Portanto, o "merle" ou "mirlo" não é uma cor em si mesma, mas um padrão que se manifesta como consequência de uma mutação ou alteração genética.

Em algumas raças caninas, como o border collie, esse padrão é aceito, embora cruzamentos entre indivíduos merle ou mirlo sejam desencorajados, principalmente devido aos efeitos negativos que tais alterações genéticas podem ter na saúde dos filhotes e suas futuras gerações.

No entanto, no caso do buldogue francês, o padrão merle ou mirlo está diretamente excluído do padrão racial das principais federações caninas. Embora, infelizmente, haja instituições e criadores que defendam a "naturalização" desse padrão e desconsiderem os efeitos colaterai

Buldogue francês cinza ou azul

Buldogue francês cinza ou azul

O buldogue francês cinza ou azul, assim como o padrão merle ou mirlo, é considerado uma falta grave ou desqualificadora de acordo com os padrões raciais das principais federações caninas. Novamente, essa rejeição ocorre porque essa tonalidade azul acinzentada é o resultado de uma mutação genética que dilui o pigmento preto no manto desses cães franceses.

Apesar dos alertas dessas federações sobre os riscos de perpetuar esse tipo de alterações genéticas, o chamado "blue french bulldog" é muito valorizado hoje em dia, assim como o "merle bulldog francés". Nesse sentido, gostaríamos de destacar que, no PeritoAnimal, não promovemos a compra e venda de animais, porque, entre outras repercussões negativas, essa prática promove cruzamentos seletivos e manipulações genéticas por razões estéticas e comerciais, colocando o bem-estar dos animais em segundo plano. Além disso, ao adotar um buldogue francês em um abrigo, o mais importante não é sua estética, mas sim poder suprir todas as suas necessidades.

Por último, embora não faça parte dos tipos de acordo com a cor do manto, encontramos outro tipo de buldogue francês que tem se desenvolvido recentemente, o buldogue francês peludo. Trata-se de uma variedade que se destaca por apresentar um manto mais longo, macio e fofo devido a uma mutação genética. Falamos sobre isso aqui: "Características del bulldog francés fluffy".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de bulldog francês, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • AKC. French Bulldog Breed Information and Stadard. Disponible para consulta (en inglés): https://www.akc.org/dog-breeds/french-bulldog/
  • FCI. Estándar nº101: Bouledogue Français/French Bulldog. Disponible para consulta (en inglés o francés): https://www.fci.be/es/nomenclature/BULLDOG-FRANCES-101.html
  • Kennel Club Argentino. Estándar oficial del bulldog francés. Disponible para consulta: https://kennelclubargentino.org.ar/estandar-oficial-de-bulldog-frances/
  • The Kennel Club. Frech Bulldog. Disponible para consulta (en inglés): https://www.thekennelclub.org.uk/breed-standards/utility/french-bulldog/
  • WAF – World Animal Foundation. 15 Different Types Of French Bulldogs: A Colorful Guide. Disponible para consulta (en inglés): https://worldanimalfoundation.org/dogs/types-of-french-bulldogs/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Tipos de bulldog francês