Outros problemas de saúde

Tipos de otite canina - Conheça todos os tipos e tratamentos

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 8 outubro 2024
Tipos de otite canina - Conheça todos os tipos e tratamentos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Sabe aquela dorzinha no ouvido que parece uma agulhada? Os cães também podem sofrer desse mal e sentirem muita dor, semelhante ao que acontece com as pessoas. Apesar de ter o conduto auditivo com algumas diferenças, os cães também padecem de problemas nos ouvidos, como inflamações e infecções, sendo necessário um tratamento rápido e efetivo para aliviar o sofrimento dos peludos.

A dor de ouvido ou otite é uma das principais causas de consultas ao médico veterinário, pois causa muita dor e incômodo nos cachorros. Alterações como mau cheiro, secreção escura nos ouvidos, balançar a cabeça e até mesmo chorar são comuns, devido ao grande desconforto. As causas são diversas, podendo ser bactérias, fungos, ácaros, traumas, corpo estranho e falta de limpeza periódica. Alguns cães podem apresentar o problema mais vezes devido à conformação de suas orelhas e rotina de banhos ou natação.

Caso o seu amigo apresente alguma alteração de comportamento, como coçar as orelhas mais vezes que de costume ou sacudir a cabeça, procurar a orientação do médico veterinário é o melhor a se fazer. Neste artigo, o PeritoAnimal vai esclarecer várias dúvidas sobre os tipos de otite canina. Aproveite e fiquei por dentro do assunto! Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Otite externa canina - sintomas e tratamento
Índice
  1. Tipos de otites em cachorros
  2. Otite causada por parasitas
  3. Otite causada por traumas
  4. Otite causada por alergia
  5. Otite causada por corpo estranho
  6. Otite causada por bactérias

Tipos de otites em cachorros

A otite é uma doença que consiste na inflamação da orelha externa, acometendo o pavilhão auricular até a parede externa da membrana timpânica. A orelha do cachorro é constituída por três regiões: orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha externa compreende o pavilhão auricular, aurícula, ou pina e o meato acústico externo, ou canal auditivo externo, que se estende desde a entrada do canal vertical até a membrana timpânica.

O meato acústico externo é recoberto por folículos pilosos, glândulas sebáceas e ceruminosas. O cerúmen é produzido pela associação dessas duas glândulas, e possui algumas funções, entre elas, proteger o epitélio de revestimento do canal auditivo e a membrana timpânica contra detritos, parasitas e microrganismos, contribuir para a imunidade local passiva, uma vez que contém imunoglobulinas (IgG, IgA e IgM) e manter o tímpano úmido e maleável, protegendo a sua membrana.

Existem várias causas de otite externa. Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre essas causas para que você fique de olho no seu amigo peludo em casos de alterações nos ouvidos.

Otite causada por parasitas

Este tipo de otite pode ser causada por vários parasitas, mas o mais comum é o Otodectes cynotis. Esse ácaro altera a secreção das glândulas do ouvido, que passa a produzir um exsudato de coloração marrom escuro, parecendo borra de café.

Bactérias e fungos podem se aproveitar da infecção e piorarem o quadro. O cachorro sente muita coceira, balançando a cabeça e coçando as orelhas com as patas, ferindo a parte externa do pavilhão auditivo. O tratamento é realizado com limpezas e medicamentos acaricidas tópicos e sistêmicos, como ivermectina e selamectina.

Tipos de otite canina - Conheça todos os tipos e tratamentos - Otite causada por parasitas

Otite causada por traumas

“Otite” significa inflamação, ou seja, qualquer tipo de trauma pode causar uma inflamação no canal auditivo. Mas como esses traumas acontecem? Podem acontecer quando a pessoa tenta limpar o ouvido do cachorro com cotonetes ou outro objeto qualquer.

Além disso, arrancar os pelos do ouvido também pode resultar em um processo inflamatório, causando muita dor ao animal. O tratamento é evitar novos traumas e utilizar medicamentos tópicos com anti-inflamatórios. O uso de antibióticos pode ser necessário devido à infecção bacteriana secundária.

Otite causada por alergia

o tecido que recobre o ouvido é uma continuação da pele, o que explica as otites em casos de alergia e em outras doenças de pele generalizadas. Esse tipo de otite acomete os dois ouvidos e é persistente. Doenças alérgicas que comumente apresentam otite como um de seus sintomas é a atopia e a alergia alimentar.

As orelhas ficam vermelhas e o cão sacode a cabeça e se coça muito. Os traumas causados pelas patas na tentativa de coçar os ouvidos podem resultar em otohematoma, que é o acúmulo de líquido seroso e sangue entre a epiderme do ouvido externo e a cartilagem, por lesão na artéria auricular ou fratura da cartilagem.

O tratamento da alergia é um pouco mais complexo e exige uma boa investigação dos possíveis agentes causadores. No caso da atopia, o animal tem alergia a vários fatores, não sendo possível excluir todos. Nesses casos, os alérgenos conhecidos devem ser retirados e a alergia controlada com antialérgicos, corticoides e imunoterápicos.

Otite causada por corpo estranho

Neste caso, a inflamação tem início agudo, sendo bastante dolorosa e ocorre em apenas um ouvido. À medida que o corpo estranho se movimenta para dentro do canal, pode ocorre ulceração com presença de exsudato mucopurulento e proliferação bacteriana secundária.

O corpo estranho mais comum de ser encontrado em ouvidos de cães é a haste de grama, mas também podem ser encontrados pequenos sedimentos, areias, cerúmen endurecido e restos de medicamentos e produtos para limpeza. O tratamento consiste em retirar o corpo estranho e tratar a inflamação e infecção secundária com medicamentos tópicos.

Tipos de otite canina - Conheça todos os tipos e tratamentos - Otite causada por corpo estranho

Otite causada por bactérias

Você deve estar se perguntando sobre a otite causada por bactérias, certo? No entanto, bactérias geralmente não são a causa primária da doença. Em casos onde a causa primária da otite é ignorada ou o tratamento administrado tenha sido errado, causando alterações nas bactérias presentes no ouvido, esses microrganismos comensais e patogênicos colonizam rapidamente o interior do canal auditivo, aumentando e perpetuando a inflamação. A maioria dos tratamentos de otite incluem algum tipo de antibiótico para combater a infecção secundária das bactérias.

Agora que você já sabe mais sobre as principais causas de dor de ouvido no cachorro, pode ficar atento para evitar muitas delas, sendo necessário levar o seu amigo ao médico veterinário sempre que achar que ele não se sente bem, para amenizar de forma rápida e correta o seu desconforto.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de otite canina - Conheça todos os tipos e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Custódio, C.S. Otite externa em cães: Revisão de Literatura. Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Medicina Veterinária, 2019. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/203064/OTITE%20EXTERNA%20CANINA%20REVIS%C3%83O%20DE%20LITERATURA%20REPOSIT%C3%93RIO%20%281%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 23/09/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tipos de otite canina - Conheça todos os tipos e tratamentos