Medicamentos

Trissulfin - Para que serve, como usar e efeitos colaterais

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 10 setembro 2024
Trissulfin - Para que serve, como usar e efeitos colaterais

Os animais também estão sujeitos a infecções por bactérias que causam doenças e para tratá-las, podemos utilizar os antimicrobianos, drogas capazes de tratar e prevenir doenças bacterianas ou infecciosas. Esses medicamentos são considerados ferramentas essenciais para a saúde e bem-estar dos animais. No entanto, o uso indiscriminado desses produtos pode gerar resistência no organismo, afetando diretamente a variabilidade na suscetibilidade a diferentes drogas antimicrobianas, além de afetar a saúde do seu pet.

O Trissulfin é uma combinação de antibióticos muito utilizada em animais, havendo a associação de ormetoprim e sulafdimetoxina. A medicação é bastante utilizada em casos de diarreias bacterianas, infecções na pele, otites e infecções respiratórias. Apesar de ser uma medicação muito eficiente, seu uso sem indicação do médico veterinário pode ser prejudicial ao pet, colocando sua vida em risco.

Ficou interessado no assunto? Então não deixe de acompanhar este artigo do PeritoAnimal sobre o uso de Trissulfin em cães e gatos. Boa leitura!

Índice
  1. Para que serve o Trissulfin?
  2. Qual a dose recomendada de Trissulfin para pets?
  3. Como usar o Trissulfin?
  4. Efeitos colaterais do Trissulfin

Para que serve o Trissulfin?

O Trissulfin é uma combinação de antibióticos utilizada para eliminar bactérias patogênicas do corpo. Sua formulação é indicada para o tratamento de infecções bacterianas que acometem cães e gatos, causadas pelos agentes Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis, Proteus vulgaris, Staphylococcus aureus, Staphylococcus intermedius, Streptococcus pyogenes, Streptococcus zooepidermicus e Pasteurella multocida, e para o tratamento de isosporoses em cães, causadas pelos agentes Cystoisospora canis e Cystoisospora ohioensis.

Trissulfin SID é uma associação entre ormetoprim e sulfadimetoxina; dois antimicrobianos de associação sinérgica, com potencialização da ação da sulfadimetoxina em decorrência da associação ao ormetoprim. O medicamento é utilizado em doenças como:

  • Pneumonia bacteriana;
  • Infecções do trato urinário;
  • Pielonefrite (infecção no rim);
  • Enterocolite (infecção no intestino);
  • Prostatite bacteriana (infecção na próstata);
  • Otite média e interna (infeção no ouvido médio e interno);
  • Piodermite (infeção na pele, com formação de pus);
  • Isosporose.

A isosporose é caracterizada principalmente por diarreia, causada por protozoários do gênero Isospora e acomete principalmente filhotes, sendo comum em abrigos com grande densidade de cães. O parasita invade a mucosa intestinal e destroi o seu epitélio, causando diarreia aquosa e às vezes com sangue.

Qual a dose recomendada de Trissulfin para pets?

O Trissulfin pode ser administrado em duas dosagens diferentes a depender do caso:

  • Infecções bacterianas: Administrar o produto por via oral, com intervalos de 24 horas, em uma dose inicial de 160 mg/kg de peso corporal (dose de ataque) no primeiro dia de tratamento. Para os dias subsequentes, administrar a dose de 80 mg/kg de peso corporal.
  • Isosporoses: Administrar o produto por via oral, com intervalos de 24 horas, na dose de 200 mg/kg de peso corporal.

A escolha do antimicrobiano dependerá de sua eficácia em relação ao agente causador da doença, ou seja, da sensibilidade do microrganismo aos princípios ativos que compõe o produto e do atendimento adequado às recomendações do médico-veterinário que prescreveu o medicamento, como dose, intervalo de administração e tempo de tratamento. A interrupção do tratamento antes do momento adequado pode resultar em resistência microbiana, agravando o quadro do animal.

Como usar o Trissulfin?

O Trissulfin é utilizado por via oral, devendo ser administrado uma vez ao dia, pelo tempo determinado pelo médico veterinário. Dependendo da doença a ser tratada, o protocolo poderá ser alterado. Mas não se esqueça: não administre qualquer medicamento sem a orientação do profissional. Doses excessivas podem causar efeitos colaterais graves prejudicando ainda mais o pet.

Trissulfin - Para que serve, como usar e efeitos colaterais - Como usar o Trissulfin?

Efeitos colaterais do Trissulfin

A combinação sulfadimetoxina-ormetoprim pode acarretar, em cães, reações adversas como ceratoconjuntivite seca (que pode ser reversível), hepatite aguda com icterícia, vômito, anorexia, diarreia, febre, anemia hemolítica, urticária, poliartrite, poliúria, polidipsia e colestase.

Reações de hipersensibilidade aguda podem se manifestar como reações do tipo I ou do tipo II. As reações de hipersensibilidade parecem ser mais comuns em cães de grande porte; a raça Doberman parece ser mais suscetível que outras.

No caso da ceratoconjuntivite seca, a interrupção do uso do Trissulfin pode causar uma reversão na doença. Essa patologia é o ressecamento dos olhos, causado pela baixa produção de lágrimas pelas glândulas lacrimais. Esse ressecamento pode resultar em irritação nos olhos e lesões na córnea, como úlceras, além de ferimentos nas pálpebras, devido à secreção ressecada. A doença causa muito desconforto nos animais, sendo necessário um tratamento prolongado e oneroso.

Efeitos adversos adicionais, raramente relatados, incluem alguns casos de desenvolvimento de necrose hepática em poucos dias, e consequentemente, morte ou eutanásia, e hipotireoidismo associado com terapia de longa duração. Trissulfin SID é seguro nas dosagens indicadas em bula, para cães e gatos, adultos e filhotes, quando administrado segundo as recomendações do fabricante.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Trissulfin - Para que serve, como usar e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Chicuti, M.M., Paier, G.G.S., Senhorello, I.L.S. Avaliação do uso de antimicrobianos e suas interações medicamentosas em cães e gatos hospitalizados. ARS VETERINÁRIA, Jaboticabal, SP, v.38, n.3, 139-148, 2022. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/marcobelo,+Journal+manager,+11-1473.pdf. Acesso em 19/08/2024.
  • Bula do Trissulfin SID Ouro Fino. Disponível em https://www.ourofinopet.com/produtos/medicamentos/trissulfin-sid/. Acesso em 20/08/2024.
  • Trissulfin SID. Disponível em https://www.ourofinopet.com/produtos/medicamentos/trissulfin-sid/. Acesso em 20/08/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Trissulfin - Para que serve, como usar e efeitos colaterais