Violeta genciana em cachorro: para que serve, doses e efeitos colaterais



Ver fichas de Cachorros
A violeta genciana é um corante com atividade antisséptica muito utilizado em humanos há muitos anos. Caiu em desuso devido ao surgimento de produtos mais modernos e eficientes. No entanto, algumas pessoas ainda mantém o costume de utilizar a violeta genciana para doenças como candidíase, impetigo, infecções superficiais e problemas de pele. O uso da violeta genciana em cachorros também se tornou algo comum na mesma época, principalmente nos animais cujos tutores apreciavam o produto.
Seu uso em humanos já foi bem estudado e documentado. No entanto, em cachorros, sua utilização pode causar alguns problemas, como intoxicações. Considerando que a pele do cachorro é significativamente diferente da pele das pessoas, dá para imaginar que nem todo remédio utilizado por uma espécie poderá ser utilizado pela outra. E é isso que acontece com a violeta genciana quando utilizada em cachorros. Para explicar melhor o assunto, o PeritoAnimal elaborou este artigo com respostas às dúvidas mais comuns dos tutores sobre o uso de violeta genciana em cachorros. Aproveite e fique por dentro do assunto!
Para que serve a violeta genciana em cachorro?
A violeta genciana é um remédio com ação antifúngica, antisséptica e antibacteriana para uso sobre a pele, indicado, em humanos, para o tratamento de feridas, dermatites ou infecções bacterianas ou fúngicas da pele ou mucosas, como candidíase oral, frieira, estomatites ou aftas, aliviando sintomas como coceira, vermelhidão ou sensação de queimação na pele.
Esse medicamento pode ser encontrado em farmácias, drogarias ou lojas de produtos naturais, na forma de solução alcoólica na concentração de 1 a 2%, em frascos de 30 mL, e deve ser usada com orientação médica ou de outro profissional de saúde pois pode causar irritação ou manchas na pele. Nos cachorros, a violeta genciana não é indicada, pois pode causar manchas na pele e intoxicação. Seu uso pode ser tranquilamente substituído pelo uso de outros antissépticos melhores e sem efeitos colaterais.
Como usar a violeta genciana em cachorro?
A violeta genciana não deve ser utilizada em cachorros, exceto com expressa indicação do médico veterinário. Nunca tente medicar seu amigo sozinho, pode ser perigoso para a saúde dele.

Doses da violeta genciana em cachorro
Como a violeta genciana não é indicada para uso em cachorros, não podemos indicar uma dose para o produto. Mas para ajudar o leitor que precisa de um antisséptico seguro e eficiente para o seu amigo peludo, vamos indicar alguns produtos comprovadamente seguros para cães:
- Clorexidine: é um antisséptico químico, antifúngico e bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto gram-negativas. Entretanto, mostra-se menos eficaz com os microrganismos gram-negativos. Também atua como um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias. Pode ser encontrado em farmácia humana com o nome de Merthiolate. Pode ser utilizado com seguranças em cachorros, principalmente para limpeza de feridas na pele.
- Rifocina: é um spray de uso humano, mas com excelentes resultados em cachorros. A Rifocina é composta por rifamicina, sendo um antibiótico de elevado poder contra bactérias, utilizado para tratar infecções de superfície (uso externo), pulverizando a área afetada. Atua particularmente nas infecções que não respondem ao emprego de outros antibióticos e mesmo nas causadas pelos estafilococos penicilino-resistentes. Pode ser utilizada com segurança em cães e gatos.
- Furanil: indicada para cães e gatos na profilaxia das infecções bacterianas e fúngicas da pele e mucosas, órgãos genitais, piodermites, foliculites, pododermatites e micoses. Também está indicada para a assepsia de feridas, cortes, escoriações, abscessos, fístulas e ulcerações de decúbito.
- Tergenvet: é indicado para a higiene e limpeza da pele íntegra e lesionada. Devido a sua capacidade tensoativa, favorece a penetração de outros compostos nos tecidos, auxiliando a higienização do local.
- Sept clean: é um produto de ação antibiótica e anti-inflamatória desenvolvido para tratar gatos e cachorros em: cortes, ferimentos, queimaduras e em pós-operatórios.
- Neodexa: indicado para cães e gatos em lesões que coçam e causem dor. Pode ser encontrado em pomada ou spray.
- Sept clean: é um produto indicado no controle e tratamento de piodermites, antissepsia pré-cirúrgica, limpeza de feridas e regiões contaminadas (abcessos, miíases e feridas por mordeduras).

Efeitos colaterais da violeta genciana em cachorro
A violeta genciana, quando utilizada em cães, pode causar intoxicação, resultando em vômito, diarreia, dor abdominal, apatia, salivação excessiva, tremores e convulsões. A violeta genciana é um medicamento que não foi desenvolvido para uso em animais, por isso, só utilize o produto caso o médico veterinário indique, obedecendo o modo de usar, a dose e a duração do tratamento.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Violeta genciana em cachorro: para que serve, doses e efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.
- Flávia Costa. Violeta genciana: para que serve e como usar. Tua Saúde. Disponível em https://www.tuasaude.com/violeta-de-genciana/. Acesso em 24/03/2025.
- Catozo, R.G. et al. Intoxicação em gatos atendidos em um hospital veterinário universitário da cidade de São Paulo: análise retrospectiva de 2010 a 2021. Revista mv&z, 2022. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/38329-Texto%20do%20artigo-89443-1-10-20220819%20(1).pdf. Acesso em 24/03/2025.